Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
O big brother invertido. Por Mário Rosa
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Comportamento
Ter, 21 de Novembro de 2017 05:15

Mario-RosaO que a comemoração de aniversário da esposa do ex-ministro José Dirceu tem a ver com a entrada ao vivo do apresentador William Waack? Ambas provocaram polêmicas, reações furiosas e inclementes. Uma pessoa, mesmo condenada, como Dirceu, não pode dançar para homenagear a esposa num ambiente de privacidade?

Se essa imagem vaza, a alternativa é o ódio? Um jornalista consagrado produz uma frase infeliz e inaudível e tudo o que se reserva a ele é ódio, opróbrio, humilhação? Esse tipo de manifestação revela mais os atingidos a nós mesmos?

Para a maioria do público, o Big Brother é uma atração de homens e mulheres jovens confinados e na iminência de cenas tórridas e barracos bafônicos. Uma diversão do horário nobre. Mas, na origem, foi uma maldição prevista no livro 1984 de George Orwell: uma máquina que individualmente controlaria o pensamento de todos os seres humanos.

Essa ideia de que a tecnologia iria servir para que um artefato desumanizasse e controlasse a distancia todos os indivíduos era considerada uma visão apocalíptica do avanço tecnológico. Agora que vivemos esses tempos da revolução tecnológica, chega a ser desconcertante constatar: Orwell, na verdade, foi um otimista em sua antevisão catastrofista. Essa é a dura realidade.

O Big Brother está aí, em plena operação, mas a realidade superou todos os limites do terror da ficção. Ao invés de um dominando o pensamento de todos, com as redes sociais flertamos com o risco de um Big Brother invertido: todos dominando o pensamento de um.

Então é nisso que nos transformamos? Nas teletelas de Orwell que espionavam e tutelavam o pensamento do indivíduo? A detestável máquina de controle social, que simbolizava a tirania, o controle do pensamento, então essa máquina é cada um de nós? Nem Orwell foi capaz de imaginar tamanha barbaridade em seu desencanto com o futuro. Ele colocava os humanos como vítimas e não como algozes da liberdade do pensamento. Foi, na verdade, um otimista perto do que podemos estar nos transformando, no Big Brother invertido das redes sociais.

Certa vez, numa entrevista, Orwell preconizou:

– Viveremos uma era em que a liberdade de pensamento será de início um pecado mortal e mais tarde uma abstração sem sentido.

Em seu livro –otimista– a máquina criaria a “novilíngua”, um idioma totalitário que transmutava todas as palavras desagradáveis ao regime. E havia também as sessões de ódio, quando o grande inimigo era exposto numa tela gigante para que todos descarregassem sua fúria.

Não é mais ou menos isso que acontece hoje tantas vezes nessas epidemias virais de comentários nas redes sociais? Mas, ao invés do tirano e da máquina, não somos nós que exercemos o papel que Orwell previu para o Grande Irmão, com seu alerta “o grande irmão está observando você”? Não era esse o papel mais detestável, repugnante e assustador de todos? O do censor que a tudo e a todos olhava e tolhia? Esse não era o grande espantalho do livro? A máquina fria e castradora?

Pois então, pelo menos ali, era uma máquina… não havia consciência, livre arbítrio, empatia, humanidade. Era só uma programação. Fosse ela programada para ser liberal, inclusiva e tolerante e seria totalmente diferente. É nesse ponto que a realidade corre o risco de ter superado a ficção –para pior.

Dia desses fiz um artigo aqui neste mesmo site indagando se o linchamento digital de que foi vítima o apresentador e jornalista William Waack era a única e a melhor forma de se julgar alguém. Uma vida inteira pode ser julgada por apenas três segundos de uma frase que sequer foi ouvida? Perguntava aos meus semelhantes: você gostaria ou se sentiria julgado justamente dessa forma? Podemos dar uma sentença de uma vida inteira numa tuitada? 140 toques resumem uma vida? E pergunto agora para ser apedrejado: um homem que foi preso e passou tudo que passou, como Dirceu, na intimidade de sua privacidade, não pode confortar sua fiel e firme companheira no dia do aniversário dela, dançando um pouquinho? Se alguém filma isso e essa cena se espalha, a única reação é odiar?

Na versão deste site no Facebook, centenas de comentários me espinafraram como se estivesse na tela gigante de 1984. “Racista defendendo racista”, diziam alguns deles. E por aí vai. Confesso que guardo cada insulto como um precioso troféu. Não sou de levar para o pessoal reações dos habitantes da “Pista de Pouso Número 1”, a terra imaginaria de Orwell, onde a “polícia do pensamento” coibia o pior de todos os delitos, o “crime do pensamento”.

O que me chama atenção é que nesse tipo de reação e não reações que se veem por aí não há propriamente um debate, uma argumentação. Alguém discordando de alguém. Ofende-se a um desconhecido, agride-se, xingo-o, atribui-se a ele atitudes ou defeitos que ele tem ou não. É como se o grande irmão estivesse falando: estou de olho em você!

Como não sou pessimista, o Big Brother reverso também pode trazer uma grande vantagem. No original, seriamos fiscalizados de cima para baixo. No verdadeiro, o de hoje, podemos fiscalizar de baixo para cima. Podemos exercer nosso olhar sobre poderosos, empresas, organizações, e dizer para eles: estamos de olho em vocês. Isso é o contrário da maldição prevista em 1984: não é o indivíduo que estaria mais frágil diante do poder, mas o poder que está mais frágil diante do indivíduo.

Mas aí é que está toda a questão. Seja na ficção, seja na realidade, o poder exige responsabilidade e equilíbrio. O Big Brother sou eu, o Big Brother é você, o Big Brother somos todos nós. Ele é apenas uma máquina. Se vai ser boa ou ruim, depende apenas de cada um de nós. Até agora, infelizmente, acho que estamos exorbitando do nosso poder, assim como os piores cenários de 1984. É um desperdício. Pois isso significa que o ditador do livro, aquele que ninguém via, pode ser cada um de nós. Será que Orwell pensou nisso?

Mario Rosa, 53 anos, é 1 dos mais renomados consultores de crise do Brasil. Pede que em sua biografia seja incluído o fato de ter sido jurado de miss Brasil e ter beijado o manto verde-rosa da Estação Primeira de Mangueira. Foi o autor do prefácio do primeiro plano de gerenciamento de crises do Exército Brasileiro. Atuou como jornalista, consultor e escreveu vários livros. O mais recente, “Entre a Glória e a Vergonha” (pela Geração Editorial), foi lançando também em formato digital pelo Poder360 e pelo UOL.

Como não sou pessimista, o Big Brother reverso também pode trazer uma grande vantagem: podemos exercer nosso olhar sobre poderosos

Arltigo publicado originalmente em https://www.poder360.com.br/opiniao/brasil/linchamento-de-waack-e-dirceu-supera-ficcao-de-george-orwell-diz-mario-rosa/

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-108Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-056Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-005Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-154Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-220Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-348Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0868Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1163Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1393Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1572Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?