Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Os ataques incessantes ao PT. Por quê? Por Sérgio Ricardo Silva Rosa
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dando o que Falar
Dom, 07 de Outubro de 2018 08:20

Sergio_RosaO PT já governou centenas de cidades, diversos Estados e o País. Seus governos foram em geral bem avaliados e todos se voltaram prioritariamente para os mais necessitados e para temas fundamentais para a sociedade, como educação, saúde, transporte público, geração de emprego e renda, cultura, etc. Todas as experiências de governo do PT foram 100% DEMOCRÁTICAS.

Além de respeitar as leis e as instituições (básico, mas nem todos fazem), foram criados mecanismos de participação e diálogo com a sociedade: orçamento participativo, conselhos de usuários dos serviços públicos, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, etc.
Os Prefeitos, Governadores e Presidentes do PT receberam, ouviram e trataram todos segmentos da sociedade com respeito.

Em diversos lugares, as políticas públicas do PT foram premiadas, no campo da educação, da mobilidade urbana, no combate à discriminação, no atendimento à saúde, na proteção aos direitos da mulher, etc.

O GOVERNO LULA é considerado, conforme sucessivas pesquisas demonstram, o melhor governo que o país já teve.

O PT ERROU, ERRA E ERRARÁ, como todo partido ou pessoa está sujeito a errar. Mas a sua história é composta de seus erros e acertos, e estes são muitos.

O PT não é o dono da verdade, mas a história recente do Brasil tem mostrado que é a maior e mais sólida organização dos trabalhadores urbanos e rurais, jovens, militantes ambientais, defensores dos direitos humanos, profissionais da cultura, e muitos outros segmentos da sociedade que lutam por direitos e melhores condições de vida para todos.

Desde a década de 80 muitos movimentos democráticos e de luta por direitos confluíram para formar o PT, e isto representa a sua força e o seu DNA.

Eleitoralmente, o PT vem se confirmando como a principal (não a única) força democrática e popular capaz de disputar o poder com o grande capital e as forças conservadoras.

POR ISSO MESMO o PT vem sofrendo ataques e campanhas difamatórias desde o seu nascimento.

No início, diziam que o PT iria INVADIR SUA CASA para dividi-lá com os sem teto. Em vez disso o PT começou O MAIOR PROGRAMA DE CASAS populares já feito no país.

Depois diziam que o PT ia tomar o dinheiro e a poupança das pessoas. Em vez disso, o PT fez o maior programa de crédito para todas as faixas de renda.

Diziam que o PT ia atacar as empresas e perseguir os empresários. E o que os governos fizeram foi incentivar a produção, aprovando A LEI DA MICRO EMPRESA, incentivando a EMPRESA NACIONAL, gerando crescimento e empregos.

As mentiras e as campanhas contra o PT não pararam desde o seu nascimento. Todos os dias os setores conservadores e anti-democráticos da sociedade disseminam novas e novas acusações: que o PT quer transformar as crianças em homossexuais, que vamos implantar o comunismo no Brasil, que vamos criar milicias para perpetuar o poder, que vamos defender bandidos, etc, etc.

POR QUÊ tantos ataques?

O PT erra e merce ser criticado por seus erros. Ou melhor, tudo que o PT faz, numa sociedade democrática, pode ser debatido, elogiado, criticado ou melhorado.

Mas não sejamos ingênuos. A maior parte dos ataques incessantes ao PT vem da parte dos mais ricos, mais conservadores e mais autoritários setores da sociedade.

São os setores que sentem seus privilégios e sua ideologia autoritária ameaçados justamente pela força e representatividade do PT.
OS MAIS RICOS querem manter seus privilégios, não querem um sistema tributário mais justo, não querem redistribuição de renda, não querem seus filhos dividindo bancos de escola com o filho do trabalhador, não querem leis que garantam direitos e justiça para todos.
OS CONSERVADORES E AUTORITÁRIOS querem que suas crenças prevaleçam sobre todos, não aceitam a diversidade, a evolução dos mais jovens, a livre escolha de ideias. Querem censurar livros e manifestações culturais. Querem que sua religião seja a única. Não aceitam debates e se sentem ameaçados pela igualdade de direitos daqueles que são diferentes deles.

A ONDA mais recente, meticulosamente construída, é a ideia de que o PT é o partido mais corrupto do País.

O Brasil sempre foi conhecido pelo elevado nível de corrupção, envolvendo os interesses privados (os donos do capital) e os homens públicos. Seria longa a lista de nomes e casos escandalosos ao longo da história. Fortunas foram feitas e aumentadas, e de certa forma nossa elite é fruto disso.

A cobrança de propinas na Petrobrás é um caso real, e segundo todos os depoimentos, é um sistema que vem de muito antes do governo do PT. O fato de sempre ter existido não isenta o PT de responsabilidade, e um futuro governo vai ter que se esforçar para eliminar esse risco.

Mas dizer que foi o maior escândalo de corrupção do País é uma forçação de barra.

O escândalo das privatizações e da compra de votos para aprovar a reeleição do FHC foi muito maior que isso, e muito mais danoso para o país.

HIPOCRISIA. Quem diz odiar o PT por causa da corrupção, muitos certamente, já votaram no Maluf, no Aécio, no Eliseu Padilha, apoiam o governo Temer, relevam o escândalo das merendas e do Metrô, não ficam indignados com o arquivamento sucessivo das investigações (especialmente) em relação aos tucanos, não se constrangem com a aprovação sucessiva de leis em benefício dos mais ricos, etc.
Atacam violentamente Lula, que após tantas investigações, não teve nenhuma conta ou valores encontrados, nem ele nem sua família.

Você pode não gostar do PT, pode preferir outro partido. Isso é normal numa democracia. Mas o ódio ao PT foi construído e alimentado por campanhas sujas e orientadas, e isto, embora exista de fato, não é normal.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-183Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-057Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-045Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-101Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-284Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-344Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0942Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1227Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1368Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1508Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?