Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Mostra Itinerante de Cinema Negro tem segunda edição em Salvador
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 06 de Agosto de 2019 19:28

Mostra_Itinerante_de_CinemaContagem regressiva para a segunda edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (II MIMB), que acontecerá em Salvador, de 14 a 18 de agosto deste ano. Nas 18 sessões previstas, mais de 70 filmes de várias partes do mundo serão exibidos gratuitamente em bairros da cidade. A cerimônia de abertura está prevista para ocorrer às 18h30 do dia 14, no SESC Pelourinho. Em grande estilo, às 21h, Nêssa e Yan Cloud abrem os shows da noite seguidos da banda Afrocidade. A produção também está preparando uma atração surpresa para o show de abertura.

A Mostra tem o objetivo de ampliar as janelas de reprodução dos conteúdos nacionais e internacionais produzidos por realizadores negros. Em sua segunda edição, a MIMB traz apresentações culturais, oficinas, palestras, exposição e circulação de novos conteúdos dos cinemas negros nacionais e internacionais. Serão exibidos longas e curtas-metragens de ficção, documentários, animações e obras experimentais, a fim de dialogar com adultos e crianças de bairros populares e periféricos da cidade de Salvador. A Curadoria de filmes nacionais desse ano foi composta por Dayane Sena, Heraldo De Deus e Rayanne Layssa, coordenados por Julia Morais e Taís Amordivino. Já a Curadoria de filmes internacionais, coordenada por Kinda Rodrigues, foi composta por Janaína Oliveira e Alex França. O  júri é composto por Beatriz Vieirah, Luciana Oliveira e Thales Novaes.

O evento vai circular por sete bairros da cidade, com sessões simultâneas em oito espaços culturais: Ilha de Maré (Comunidade Quilombola de Bananeiras), Quadra Esportiva do Calabar (Calabar), Praça da Revolução (Periperi), no Goethe-Institut (Corredor Vitória), Sesc Pelourinho, Centro Cultural da Barroquinha, Sala Walter da Silveira - Dimas (Barris) e Casa de Angola (Barroquinha).

Serão oferecidas oficinas de produção audiovisual com aparelhos móveis com a participação das oficineiras Ana do Carmo, Fabíola Silva e Ariel Dibernaci; oficina  de crítica de cinema Afrocentrada com Alex França; oficina voltada para o olhar sobre os corpos LGBT nos cinemas com Heitor Augusto; e Master Class: O Cinema e o Espelho: experiências, olhares e registros com Everlane Moraes. Todas terão 30 vagas no valor de 60,00. Entendendo que o processo inclusivo parte da disposição ao acesso, serão disponibilizados 7 bolsas integrais e 8 com 50% de desconto.

A primeira edição, realizada em abril de 2018, passou por seis bairros de Salvador com a exibição de 44 filmes em 14 sessões, para além de atividades simultâneas como oficinas e rodas de conversa sobre questões correlatas a gênero, raça, sexualidade e a produção audiovisual. A mostra leva o nome do professor Mahomed Bamba,  pesquisador fundamental sobre cinema negro e diaspórico, nascido na Costa do Marfim e radicado no Brasil, onde viveu por mais de vinte anos.

Nesta segunda edição, tudo se multiplicou. Foram 230 filmes inscritos no processo de seleção e a programação contará com grandes atividades paralelas, como a Exposição de "Cinemas Angolanos" Sendo representada durante a MIMB pelo ator Miguel Hurst, em cartaz durante todos os dias da Mostra, no Goethe-Institut. No encerramento  haverá premiações com troféus para os filmes divididos em 5 categorias: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia e prêmio Akuaba.

Exposição Cinemas Angolanos

Em parceria com o  Goethe-Institut, a MIMB traz a exposição de “Cinemas Angolanos” apresentada pelo ator Miguel Hurst. A obra Angola Cinemas Uma Ficção da Liberdade é um trabalho documental abrangente, da autoria de Walter Fernandes, que documenta a história arquitetônica das salas de cinema. Ressaltando na obra o modo como estas construções espelhavam a imagem da vida moderna e da construção arquitetônica nos trópicos.

Mulheres negras à frente

A MIMB é uma iniciativa de mulheres negras cineastas, realizadoras, produtoras e ativistas, que vislumbraram a necessidade de fomentar o intercâmbio cultural entre produções cinematográficas negras do Brasil com o mundo, para além de repensar o processo de distribuição destes produtos, atentando para a importância do acesso ao cinema nas periferias, e a relação entre o cinema e a cidade, de modo geral. Trata-se de um projeto que reúne ao mesmo tempo a luta pela afirmação política da população negra e a discussão sobre a produção, distribuição e acesso do audiovisual.

“Entendemos o quão é importante celebrar Os Cinema (s) Negro(s), e que esta pluralidade faz parte da navegação diaspórica que nos conecta em todas pontas do mundo. Em reverência aos estudos do saudoso professor Mahomed Bamba, a MIMB 2019 integra “S” como multiplicidade de construção, soma e pertencimento. Trazer as óticas construídas mundialmente para a Bahia. Deste modo, ampliamos as inscrições para produções negras de cada canto do mundo. Nossas conexões são de navegação, identidade e caminhos” aponta Daiane Rosário, idealizadora da Mostra.

O cinema, assim como quase todas as áreas de conhecimento, atuação profissional e artística, é um ambiente marcado por profundas desigualdades raciais e de gênero. As mulheres ainda são minoria absoluta na direção de filmes e pessoas negras, muito mais. Uma pesquisa divulgada em 2018 pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), com base em dados do IBGE, revelou que os negros não chegam nem a pontuar em funções executivas das grandes produções (como Direção e Roteiro) e as mulheres ficam entre 1% e 3%, considerando as produções mistas. Os homens brancos seguem sendo 75,4% entre diretores e 59,9% entre produtores, seguidos por mulheres brancas. É no sentido de combater essa desigualdade histórica que a MIMB vêm se consolidando no circuito de Festivais e Mostras para circulação da produção negra e feminina no cinema.

A Mostra tem a idealização e coord geral por Daiane Rosário; coord. de curadoria nacional Taís Amordivino e Julia Morais; coord. de curadoria intenacional Kinda Rodrigues; coord de produção Loiá Fernandes; coord executiva Naymare Azevedo.

SERVIÇO

O QUE? II MIMB (Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba)

QUANDO? 14 a 18 de agosto de 2019

ONDE? Ilha de Maré, Calabar, Periperi e nos espaços culturais como Goethe-Institut, Sesc Pelourinho, Centro Cultural da Barroquinha, Sala Walter da Silveira - Dimas e Casa de Angola.

ABERTURA: Dia 14 no SESC Pelourinho, 18h30 com exibições gratuitas, às 21h show de Nêssa, Yan Cloud e Afrocidade com participação surpresa.

Ingressos show: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

APOIO ESTRUTURAL: Fundação Gregório de Mattos (FGM), Goethe-Institut - Salvador.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-097Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-026Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-067Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-097Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-212Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-346Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1006Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1218Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1404Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1576Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?