Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Surpreendente documentário ‘Diante fos Meus Olhos’, de André Félix, estreia nesta quinta
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 05 de Dezembro de 2019 04:36

Diante_de_meus_olhosDIANTE DOS MEUS OLHOS, um filme Aurora Gordon dirigido por André Félix, estreia nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro nas cidades de Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro e São Luis.

Com uma mistura de jazz, rock e irreverência, na esteira dos  movimentos de contracultura da década de 60, o trio Os Mamíferos marcou época na cena musical capixaba, agregando compositores, cantores e artistas da vanguarda cultural daquele momento. Mas 50 anos após a formação do grupo, pouco se conhece sobre a banda e aquela cena cultural que culminou com o famigerado Guarapastock, ou Guaraparistock, o maior festival de música do Brasil até então, realizado em Guarapari (ES) em 1971, no auge da repressão da Ditadura Militar, e que terminou de forma tumultuada. 

O cineasta André Félix toma essas histórias como o ponto de partida de seu primeiro longa, DIANTE DOS MEUS OLHOS, após ser exibido no Festival Internacional do Uruguai, no Festival Internacional de Curitiba (Olhar de Cinema), Pirenópolis Doc, forumdoc.bh, Festival de Cinema de Vitória e Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul. 

Para contar essa história a partir de um olhar não saudosista, André documentou os encontros com Afonso Abreu, Mario Ruy e Marco Antônio Grijó, os integrantes “oficiais” do grupo. Como a banda teve apenas quatro anos de duração, entre 66 e 70, e nunca lançou um álbum ou fez qualquer registro fonográfico oficial, o documentário se vale dos depoimentos dos músicos, imagens de arquivo, registros caseiros de ensaios e shows da época, além da criatividade do diretor. 

“O que mais me chamou atenção na história não era o que a tornava grandiosa, mas a questão do fracasso deles. Eu acho que esse é o elemento político, exatamente no momento em que nos permitimos documentar o nosso fracasso. E mexer na história da música brasileira, que é, em todos os sentidos, nosso maior bem, falar da geração dos anos 60 e 70, me encantava. Eu acredito que, quando existe uma falha, é muito mais interessante documentar do que quando tem um sucesso”, revela o diretor. 

Em uma abordagem autoral, o filme apresenta os personagens, seus corpos já idosos, aparentemente em rotinas diárias e banais, criando um jogo entre a ilusão da imagem e aquilo que vemos, o que estaria diante dos nossos olhos. Questiona, assim, também a mitologia que se criou ao redor da banda com o passar dos anos e o aparente anonimato. 

“A potência do filme pra mim não está em se a história foi ou não foi; se o Ney Matogrosso pintou a cara por influência deles ou não, por exemplo. Mas o que esse lance todo fez no corpo desses caras. E é por isso que o filme é “Diante dos meus olhos”, porque essa frase é talvez uma das mais conhecidas frases do Godard, que está no Salve-se quem puder (a vida): ‘Eu ainda não posso morrer, porque o filme da minha vida não passou diante dos meus olhos’”, reflete o diretor. 

Fãs do poeta Allen Ginsberg e do movimento beat americano, do escritor Aldous Huxley e do intelectual Marshall McLuhan, Os Mamíferos levavam aos palcos uma performance insana, psicodélica, com rostos pintados e maquiagem carregada. “Em suas várias e diversas manifestações, em diferentes linguagens, atividades e setores da vida, a contracultura chegou aos holofotes em 1968, com seus ‘maios’ e suas ‘primaveras’, mas o fato é que suas bases já vinham sendo fomentadas desde muito antes. Em 1966, Os Mamíferos já estavam bem atentos a todo este “zeitgeist”. Como eles, toda uma rede de artistas e pensadores capixabas buscavam traduzir em âmbito local as urgências que agitavam as transformações em curso. Eles produziram em alta voltagem um conjunto de canções absolutamente “à altura do presente”, junto com figuras que foram se aproximando em torno do grupo por magnetismo ou afinidade eletiva, caso do cantor Aprígio Lyrio, dos compositores Sérgio Regis e Rogério Coimbra, e do músico e compositor Arlindo Castro, por exemplo”, conta o também músico e um dos produtores do filme, Carlos Dalla.  

Sinopse 
45 anos após a dissolução da banda Os Mamíferos, Marco Antônio, Afonso e Mario Ruy vivem um cotidiano simples. Em meio as luzes da cidade, recordam suas glórias e fracassos e ajudam a recuperar um fragmento fundamental da música popular brasileira. 

Ficha Técnica
Direção E Roteiro: André Félix 
Produção e Produção Executiva: Carlos Dalla, Murilo Abreu, Vitor Graize e André Félix 
Direção de Fotografia: William Sossai 
Montagem: Luiz Pretti 
Som Direto e Edição de Som: Hugo Reis 
Elenco principal: Afonso Abreu, Marco Antônio Grijó e Mario Ruy 
Empresas produtoras: Clareia, Pique-Bandeira Filmes e Serena 
Distribuição: Pique-Bandeira Filmes 
Duração: 83 minutos 
Gênero: Documentário 
Ano: 2018 
Classificação Indicativa: 12 anos

FESTIVAIS 
·         36° Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay 
·         VII Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba 
·         IV Pirenópolis DOC - Festival de Documentário Brasileiro de Pirenópolis 
·         25° Festival de Cinema de Vitória 
·         22° Festival do Filme Documentário e Etnográfico Fórum de Antropologia e Cinema 
·         II BIS - Bienal Internacional do Cinema Sonoro 
·         12° Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul 
·         III Mostra Sesc de Cinema 

Sobre o Diretor 
André Félix é diretor e roteirista. Diante dos meus olhos é seu primeiro longa-metragem. Anteriormente, foi co-roteirista de Entreturnos, de Edson Ferreira e dirigiu os curtas-metragens A Cor do Fogo e A Cor da Cinza e Valentina. É mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e professor. 

Projeto Aurora Gordon 
Desde 2005, o projeto Aurora Gordon dedica-se a inserir no imaginário contemporâneo a pesquisa que realiza sobre a contracultura capixaba das décadas de 60 e 70. Faz isso a partir de um trabalho de investigação e criação em diferentes meios, envolvendo as linguagens da música, do cinema e da literatura, em suas relações com a dimensão do patrimônio, da antropologia e da arte. A banda “Os Mamíferos” é o eixo de atenção sobre o qual orbitam personagens e histórias que fizeram a vida cultural da cidade de Vitória pulsar em um dos períodos mais importantes e decisivos do século XX. 

Até o momento, o projeto realizou a produção de dois álbuns musicais com releituras de composições inéditas ligadas à referida cena; o livro Os Mamíferos – Crônica Biográfica de uma Banda Insular, de autoria de Francisco Grijó; e o longa-documentário “Diante dos meus olhos”, também ligado à banda. 

Empresas produtoras 
A Clareia Produtora é uma empresa voltada para a realização de projetos autorais e consultoria nas áreas de música, cinema, culturas populares, artes cênicas e visuais. 

A Serena é uma plataforma que opera no mercado da Música desde 2015 oferecendo serviços nas áreas de Produção, Planejamento e Conteúdo. 

A Pique-Bandeira Filmes é uma produtora e distribuidora fundada em 2010 pelos cineastas Igor Pontini, Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize. 

Distribuição 
A Pique-Bandeira Filmes iniciou suas atividades de distribuição em 2016 com o lançamento comercial em cinema do filme Teobaldo Morto, Romeu Exilado. No ano seguinte, distribuiu seu segundo título com o apoio da Spcine: Com os Punhos Cerrados, produzido pela Alumbramento. Em 2018, lançou Arábia, em codistribuição com Embaúba Filmes. Em 2019 lança Diante dos Meus Olhos e já tem programado outros títulos para 2020.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-179Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-034Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-045Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-117Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-269Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-367Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0837Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1056Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1276Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1496Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?