Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Curso “ Documentário para Cinema e TV “ ganha formato online e tem participação Bárbara Paz, Cao Guimarães e Eloá Chouzal
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 24 de Agosto de 2021 00:10

barbara-paz-opengraphEm formato online neste segundo semestre de 2021, o curso Documentário para Cinema e TV, ministrado pela jornalista e documentarista Flavia Guerra e pela produtora de cinema Deborah Osborn, traz um panorama teórico do gênero documental, assim como todas as ferramentas para a produção, formatação e realização de um projeto de documentário em diversos formatos.

 

As aulas ao vivo com interação com as professoras, também irão trazer as questões de mercado, com todas as informações que você precisa saber para realizar um documentário para cinema e TV!

Unindo teoria e prática, mantendo o foco nas novas tendências do documentário para cinema, TV e Web, o curso oferece um panorama abrangente dos diferentes gêneros e estilos documentais por meio da exibição de marcos da história do documentário. Além disso, as aulas também promovem tanto a discussão quanto a reflexão sobre as diversas vertentes e possibilidade de linguagens do cinema documental.

Convidados especiais

Além da carga teórica, as atividades práticas preparam o aluno para o mercado de trabalho e contam com aulas especiais com convidados.  Nesta edição, o curso contará com a participação especial da diretora e atriz Bárbara Paz, do diretor e artista plástico Cao Guimarães e da historiadora e pesquisadora Eloá Chouzal.

Bárbara Paz participa de uma aula especial em que irá tratar de seu método de trabalho, além de contar sobre seus novos projetos e falar da experiência e do processo de realização de “Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, que também representou o Brasil na disputa a uma vaga no Oscar 2021.

Cao Guimarães, que também assina o roteiro do documentário dirigido por Bárbara, também fala de seu método, seus novos projetos e das tendências do documentário que foge aos. Padrões e traz inovações de linguagem, estrutura e propostas narrativas.

Já Eloá Chouzal, que tem vasta experiência na área, irá dar dicas sobre técnicas de pesquisa e sobre a importância das imagens de arquivo para quem quer não só dirigir como se especializar como pesquisador ou pesquisadora de cinema e TV.

Base teórica e analítica

Sob o comando de Flavia e Deborah, as aulas abordarão a história geral do gênero documental, da descrição de diversas tendências, escolas, teorias, linguagens e exibição de trechos dos mais importantes e significativos documentários internacionais e nacionais. Será traçar um rico panorama, que vai desde a abordagem histórica, com as primeiras experiências realizadas pelos irmãos Lumière, passando pelas narrativas experimentais, Cinema Direto e Cinema Verité, e chegando nas vertentes mais recentes do cinema documental contemporâneo, como o mockumentary, o ?documentário-diário? (em primeira pessoa, narrando fato ou situação pessoal), o subjetivo, o de animação, entre outros.

Também serão estudados grandes nomes da cinematografia nacional, como Humberto Mauro, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, Carlos Nader, Kiko Goifman, Helvécio Marins, Pablo Lobato, Gabriel Mascaro, Rodrigo Siqueira e Christiano Burlan.

Módulo Prático – Do pitching à produção

Além das aulas teóricas, o curso conta também com um módulo prático para que os alunos aprendam a formatar projetos a partir de ideias sugeridas pelos próprios alunos. A turma será dividida em grupos, que irão trabalhar online, a fim de incentivar e desenvolver a capacidade de transformar ideias em projetos audiovisuais mercadologicamente viáveis, além de perceber quais as possibilidades de financiamento possíveis e – no futuro – as possibilidades de distribuição e lançamento para o filme, seja para cinema, televisão ou internet.

Sobre os convidados

Bárbara Paz

Bárbara Paz é atriz, diretora e produtora. Brasileira, se formou pela Escola de Teatro Macunaíma e pelo Centro de Pesquisa Teatral CPT de Antunes Filho e do grupo Tapa. No teatro, trabalhou em. mais de 25 peças, protagonizando espetáculos de Oscar Wilde a Tennessee Williams. Em 2013, pela sua trajetória como atriz, recebeu do Ministério da Cultura a Medalha Cavaleiro 2013, Honra ao Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Bárbara, que também é contratada da TV Globo, participou de diversas séries e novelas.
Apresenta o programa A Arte do Encontro, no Canal Brasil, onde conversa com grandes nomes do cenário artístico brasileiro. No cinema, como atriz participou de vários longas e curtas-metragens incluindo Meu Amigo Hindu, último filme de Hector Babenco ao lado de Willem Dafoe. Como diretora, adentrou o universo dos curtas-metragens, produzindo e dirigindo programas e filmes.
Seu primeiro documentário longa-metragem BABENCO – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Veneza 2019, onde ganhou o leão de Melhor Documentário (Venice Classics). Nos Festivais MIFF 2020 (Mumbai, Índia), FICVIÑA 2020 (Viña Del Mar, Chile) e GZDOC (Guangzhou, China) também ganhou o Melhor Documentário. Foi indicado para apresentar o Brasil como melhor filme internacional no Oscar (93rd Academy Awards).

Cao Guimarães

Cao Guimarães é cineasta e artista plástico, nasceu em 1965 em Belo Horizonte, onde vive e trabalha.

Atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, o artista tem suas obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), dentre outras.
Participou de importantes exposições como XXV e XXVII Bienal Internacional de São Paulo, Brasil; Insite Biennial 2005, México; Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil, EUA; Tropicália: The 60s in Brazil, Áustria; Sharjah Biennial 11 Film Programme, Emirados Árabes Unidos e Ver é Uma Fábula, Brasil, uma retrospectiva com grande parte das obras do artista expostas no Itaú Cultural, em São Paulo.

Realizou dez longa-metragens: Espera (2018), O Homem das Multidões (2013), Otto (2012), Elvira Lorelay Alma de Dragón (2012), Ex Isto (2010), Andarilho (2007), Acidente (2006), Alma do Osso (2004), Rua de Mão-Dupla (2002) e o Fim do Sem Fim (2001), que participaram de renomados festivais internacionais como Cannes, Locarno, Sundance, Veneza, Berlim e Rotterdam.
Ganhou retrospectivas de seus filmes no MoMA, em 2011, Itaú Cultural, em 2013, BAFICI (Buenos Aires) e Cinemateca do México em 2014, dentre outros. Em setembro de 2017 inaugurou a maior exposição e retrospectiva acerca de sua obra em território europeu, no Eye Film Museum, em Amsterdã. É representado pela Galeria Nara Roesler, de São Paulo, e Galerie Xippas (Paris e Montevideo).

Eloá Chouzal

Historiadora formada pela FFLCH-USP com pós em cinema-documentário pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha há 30 anos com edição e produção de conteúdo e pesquisa de imagens (filmes, iconografias e fotos) para projetos culturais como museus, exposições, documentários, livros e peças de teatro no Brasil e no exterior. Coordenou a equipe de pesquisa para as séries “Elas por Elas” da HBO direção de Fabrizia Pinto (2018), “Mil dias” para o History Channel direção de Fernando Honesko, “As Protagonistas” de Tata Amaral para o Cine Canal Brasil (2019) e para os longas “Outro Lado do Paraíso” de Andre Ristum (2014) e “Tropicália”, de Marcelo Machado (2012).

Como pesquisadora fez a pesquisa de imagens para o documentário de longa metragem “Dominguinhos”, de Joaquim Castro (2014), “Serra Pelada”, de Heitor Dahlia (2013), e “Mulheres Olímpicas”, de Laís Bodanzky (2013). Destacam-se ainda “Serras da Desordem” de Andrea Tonacci, prêmio de melhor filme no Festival de Gramado 2007 e “Send a Bullet” de Jason Kohn, prêmio Sundance de melhor documentário-2007. No longa-metragem de Hector Babenco, “Carandiru”, realizou a pesquisa de áudios de época para a sound designer Miriam Biderman compor ambientes sonoros para a produção. Na televisão trabalhou durante um ano como pesquisadora da série composta por 40 programas sobre arte da TV Cultura “Oficinas Culturais na TV”, com direção de Sérgio Zeigler. Realizou inúmeros trabalhos de pesquisa de conteúdo e imagens para profissionais de cinema como Fernando Meirelles, Jean-Claude Bernardet, Marcelo Dantas, Carlos Nader, Marcelo Gomes, Aurélio Michiles, Tata Amaral, Lina Chamie, Braulio Mantovani, Ugo Georgetti, Kátia Lund, entre outros.

As professoras

Flavia Guerra

É documentarista e jornalista. Foi bolsista do Chevening Scholarships e tem mestrado em Screen Documentary pela Goldsmiths – University of London.

Em documenta?rios e cinema, ja? roteirizou, narrou, produziu, dirigiu e participou de diversos projetos como "Karl Max Way" (premiado no Festival E? Tudo Verdade 2010), "Marcha da Vida" (dirigido pela indicada ao Oscar Jessica Sanders, sobre sobreviventes do Holocausto, filmado nos Campos de Concentrac?a?o da Polo?nia e em Israel, em cartaz na Amazon Prime); e roteirizou e narrou a se?rie documental "Brasil Visto do Ce?u"(ainda ine?dito no Brasil, coproduc?a?o da Gullane Filmes e da francesa Arte). Também foi pesquisadora e desenvolveu o roteiro do longa “Em Busca da Cerveja Perfeita” ( @cervejadoc ), dirigido por Heitor Dhalia. Atualmente prepara o documentário “Notícias Populares – Muito Além da Verdade” e é co diretora da série “Poemaria”(

E? editora, criadora e apresentadora do podcast Plano Geral (@planogeral_podcast), é colunista de cinema da @radiobandnewsfm e cobre os grandes festivais internacionais de cinema para o Canal Brasil.


Deborah Osborn

É sócia-fundadora da bigBonsai, é responsável pela Produção Criativa dos projetos de entretenimento da produtora, com destaque para o projeto multiplataforma (documentário + websérie) "Dominguinhos", selecionado para importantes festivais como IDFA, Dok Leipzig, Doc Lisboa, SXSW e Moscow IFF. Entre suas produções mais recentes estão as séries documentais "My Life is Circus", para a HBO Latin America, e "Palavras Permanecem", para o canal Curta!. É produtora de “O Livro dos Prazeres”, baseado na obra de Clarice Lispector e dirigido por Marcela Lordi.]

Serviço
Inscrições no site: 
https://barco.art.br/eventos/documentario-para-cinema-e-tv/


Aulas online AO VIVO

De 15 de setembro a 24 de novembro

quartas, das 19h às 21h30

Carga horária total – 11 encontros – 27h30m

Aberto a todos os(as) interessados(as), vagas limitadas

Compartilhe:

Última atualização em Qui, 26 de Agosto de 2021 03:24
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-168Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-042Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-044Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-137Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-248Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-326Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0849Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1119Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1362Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1533Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?