Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Na reta final: Projeto Mulher com a Palavra segue até outubro
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 22 de Setembro de 2021 10:11

Rita_Batista_Monique_Evelle_Preta_Rara_e_Magareth_MenezesMarcado pelo ativismo da mulher negra nas pautas antirracistas e com propósito de transformar as vidas da população feminina por meio da importância conceitual dos encontros, vivências e diversidade, a quinta edição do ‘Mulher Com A Palavra’ segue até outubro deste ano, com mais dois novos episódios, sempre no último domingo de cada mês, às 18h, no canal do YouTube do Projeto e também na TVE. A iniciativa, que conta com realização a partir da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da Novelis e da Avon, o apoio da Bahiagás e da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia e  realização da Maré Produções Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal/Pátria Amada Brasil, terá como convidadas dos novos programas grandes potências intelectuais e protagonistas do feminismo negro.

“Nesta segunda etapa do projeto, levaremos ao palco mulheres que empreendem em suas próprias carreiras e negócios, criando essas possibilidades de transformações no mundo”, afirma  a produtora executiva Fernanda Bezerra, fazendo referência a Carla Akotirene, Sônia Guimarães, Monique Evelle, Margareth Menezes e Preta Rara, nomes que dão vozes à ciência  e ao afrofuturo no país. Ainda de acordo com ela, na primeira fase desta nova temporada  o ‘Mulher com a Palavra’ já impactou mais de 100 mil pessoas com acesso à TV e internet em todo Brasil, e a expectativa é que, até o final da edição, esse número multiplique ainda mais.

No encontro do dia 26 de setembro, o projeto falará sobre ‘Mulheres e Ciência’. Segundo um levantamento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), apenas 30% das vagas de cientista em todo o mundo são ocupadas pelo público feminino. E para dialogar sobre este assunto, o programa receberá como convidadas Carla Akotirene, mestra e doutoranda em estudos feministas, e Sônia Guimarães, a primeira mulher negra brasileira doutora em Física. As personalidades discutirão sobre as importantes contribuições das mulheres no meio científico brasileiro e mundial, a despeito de serem minoria e muitas vezes não reconhecidas.

Já a última exibição da temporada, prevista para ir ao ar no dia 31 de outubro, vai trazer as perspectivas de artistas negras sobre o presente e apontando para o futuro, ultrapassando barreiras espaço-tempo, em 'Afrofuturos'. Marcarão presença no episódio, a fundadora da Inventivos, plataforma de aprendizagem para o futuro do trabalho, Monique Evelle, a cantora Margareth Menezes e a rapper, historiadora, turbanista e escritora Preta Rara. As artistas vão contar como os desdobramentos do conceito de afrofuturismo servem para provocar conversas entre mulheres pretas brasileiras, de diferentes idades e trajetórias, diaspóricas, com identificações. Neste contexto, a estética afrofuturista representa também uma libertação de estigmas e novas ferramentas de expressão e transformação.

Sobre o projeto

Há cinco anos coordenando o projeto, Fernanda Bezerra, diretora geral da Maré Produções Culturais, afirma que o ‘Mulher com a Palavra’ se tornou uma plataforma de amplificação das vozes das Mulheres Brasileiras, sendo um projeto que pode assumir diversos formatos. “Em 2021, estamos investindo em um Programa no formato Audiovisual, em 2022, o Mulher com a Palavra pretende promover um Festival multicultural”, afirma Fernanda. O projeto conta com direção de Dayse Porto, produção executiva de Fernanda Bezerra, roteiro de Marília Moreira e Paula Janay, e apresentação da jornalista Rita Batista.

Serviço:

O que: Projeto Mulher com a Palavra – 5ª edição

Onde: TVE

Quando: Nos domingos 26/9 e 31/10, das 18h às 19h

Quem: Rita Batista e convidadas especiais

Programação

Data

Tema

Convidadas

26 de setembro

Mulheres e Ciência

Sônia Guimarães e Carla Akotirene

31 de outubro

Afrofuturos

Monique Evelle, Margareth Menezes e Preta Rara

Sobre a TVE

A TVE é a televisão pública do estado da Bahia no ar desde 1985. Retrata a pluralidade do povo baiano com uma programação qualificada e diversa que inclui cultura, educação, saúde, esportes e muita informação. Emissora oficial da Década Internacional Afrodescendente da ONU, na Bahia, possui a segunda maior cobertura em sinal digital no estado alcançando 10 milhões de pessoas e mantém parcerias com televisões públicas no Brasil e no exterior.
A TV pública baiana oferece aos cidadãos conteúdos relevantes para informar, educar e entreter prestando um serviço público essencial para a população. Transmite ao vivo shows e festivais de música além de realizar a maior cobertura do Carnaval e do São João. A TVE ainda é a emissora que mais exibe a produção audiovisual independente baiana e brasileira com filmes, séries e documentários. Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia   
twitter.com/tvebahia

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.600 profissionais e alcançou receita da ordem de R$ 9,6 bilhões no FY 21. A fábrica de Pindamonhangaba, principal da empresa, foi inaugurada em 1977 e a unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. A Novelis mantém 13 centros de coleta de sucata espalhados pelo País.

Sobre a AVON

Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação, com cerca de 1,3 milhão de pessoas na força de vendas. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade.

Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes FarAway e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.

Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: MailScanner has detected a possible fraud attempt from "nam05.safelinks.protection.outlook.com" claiming to be www.avon.com.br

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-133Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-062Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-034Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-183Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-252Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-376Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0998Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1204Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1355Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1639Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?