Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Curta! está com sinal aberto via internet até o fim de fevereiro
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 25 de Janeiro de 2022 01:37

Antonio_Fagundes_Credito_CurtaEm comemoração ao seu 10º ano de operação, o Curta! abriu seu sinal linear na internet até o fim de fevereiro. Assim, o público pode assistir, de graça, a toda sua programação através do site do canal (canalcurta.tv.br/ViaInternet/). Entre os destaques desta semana está a estreia da série inédita "Em Cena - A Arte da Interpretação", na Terça das Artes, 25 de janeiro. Outro ponto alto é a exibição de "A Música Segundo Tom Jobim", em comemoração ao aniversário de Tom Jobim. Se estivesse vivo, o maestro faria 95 anos nesta terça-feira, 25. Neste dia, o filme vai ao ar às 16h15.

Na série inédita e exclusiva “Em Cena – A Arte de Interpretação”, dirigida por Jun Sakuma e produzida pela Bravo Cinematográfica, a história do teatro é contada desde os primórdios, na Grécia antiga, até o Brasil contemporâneo.  Dividida em quatro episódios, a produção conta com depoimentos de grandes nomes das artes cênicas brasileiras: Antônio Fagundes, Lima Duarte, Laura Cardoso, Juca de Oliveira, Caco Ciocler, Beth Goulart, Cassio Scapin, Fúlvio Stefanini, Ligia Cortez e Cacá Carvalho, além da atriz norueguesa Ingvild Deila. A exibição é  às terças-feiras, sempre às 23h. A atração também está no Curta!On – Clube de Documentários, disponível no NOW/Claro e na internet.

Já "A Música Segundo Tom Jobim" celebra um dos maiores nomes da bossa nova. Assim como a máxima do próprio Tom, que dizia que “só a linguagem musical basta”, o longa de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim conta a história do artista a partir de diversas performances de suas composições mais lendárias, sem qualquer tipo de narração, legenda ou depoimentos. Entre as canções, estão clássicos como "Garota de Ipanema", "Chega de Saudade" e "Águas de Março". O registro em vídeo de Tom e Elis Regina, no estúdio, gravando esta última música é uma das preciosidades do documentário.

Também inédito é o episódio desta quinta-feira da série “O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-Americana”, dirigida por Daniel Augusto. O capítulo desta semana tem como protagonista o escritor colombiano William Ospina, que fala de sua trajetória como autor e de sua admiração e relação de amizade com uma referência da literatura mundial: Gabriel García Márquez. A exibição é às 21h30m.

Encerrando a semana, na manhã de domingo, a Maratona “Grandes Mitos Gregos” – dirigida por François Busnel – apresenta três episódios da série que é sucesso de audiência do canal. Ilustrada com animações computadorizadas e imagens de obras de arte, a produção narra a história de mitos que embasaram a cultura clássica e, por consequência, impactaram a arte, a filosofia, a psicologia e a literatura ocidental.  Às 9h, “Apolo - A Sombra e a Luz” conta a trajetória de Apolo, um deus errante que – ao contrário da maioria dos deuses – não cresceu no Monte Olimpo. Às 9h30, “Dioniso - Um Estrangeiro na Cidade" traz a história de Dioniso, o deus do vinho, das festas e do teatro. Já em “Dédalo e Ícaro – Um Sonho Partido”, o último episódio da maratona, às 10h, é a vez da saga de pai e filho em um arriscado plano para escapar do labirinto em que foram aprisionados.

Confira todos os destaques da semana:

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 25/01

16h15 – “A Música Segundo Tom Jobim” - Exibição especial em homenagem aos 95 anos de nascimento de Tom Jobim

Conheça a história do cantor e compositor Tom Jobim, considerado a principal força por trás da Bossa Nova. "A Música Segundo Tom Jobim" é um filme de montagem, que apresenta uma seleção de performances das principais canções de Tom Jobim gravadas em filmes e/ou vídeos, no Brasil e no exterior. Além dos intérpretes famosos do passado e de diversas nacionalidades e línguas, participam do filme jovens intérpretes brasileiros em cujo repertório destaca-se a obra de Tom Jobim. Diretor: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim. Duração: 85 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de janeiro, terça-feira, às 02h15 e às 16h15; 26 de janeiro, quarta-feira, às 10h15; 29 de janeiro, sábado, às 15h25.

https://youtu.be/WeLWxHBZyK0

23h – "Em Cena – A Arte da Interpretação” (Série) – Episódio 1
O primeiro episódio investiga a gênese do teatro ocidental, como diferentes atores podem fazer um mesmo papel de maneiras variadas e os processos de criação de um personagem. Direção: Jun Sakuma. Duração: 41 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de janeiro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 27 de janeiro, quinta-feira, às 11h; 29 de janeiro, sábado; 18h35.

https://youtu.be/hIxzOuB6GJA

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 26/01

22h20 – “O Prólogo” (Documentário)
“O Prólogo" discute o uso da propaganda política no cinema e na televisão na década de 1960, desvendando a cultura dos antigos curtas-metragens que passavam antes das sessões principais de cinema no Brasil. Diretor: Gabriel F. Marinho Duração: 94 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 27 de janeiro, quinta-feira, às 02h20 e às 16h20; 28 de janeiro, sexta-feira, às 10h20; 29 de janeiro, domingo, às 22h10.

https://youtu.be/HzBrO-3A96k

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 27/01

21h30 – “O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-Americana” (Série) – Ep. “William Ospina”

William Ospina soube como ninguém absorver a história e a cultura de seu povo. Nascido nas cordilheiras, passou a infância entre as montanhas dos Andes e a planície do rio Magdalena. Tal convivência despertou um interesse pelas nações indígenas que viveram por ali e um desejo real de compreender como se deu o encontro entre os mundos americano e europeu. Escreveu romances como “Ursúa”, “El país de la canela” e “La serpiente sin ojos”, que narram este choque entre os mundos, a formação do território colombiano e o nascimento do guerreiro conquistador, figura esta que, desde então, nunca deixou de existir na Colômbia. Ospina é também um grande admirador e amigo de García Márquez. Direção: Daniel Augusto. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 28 de janeiro, sexta-feira, às 01h30 e às 15h30; 29 de janeiro, sábado, às 20h10; 30 de janeiro, domingo, às 11h.

https://youtu.be/_Z13fZoY-oA

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 28/01

21h – “Sapiens: O Novo Início” (Minissérie em 2 episódios) - Episódios 1 e 2
O cineasta Olivier Julien levou sua equipe de filmagem ao Marrocos para documentar o sítio arqueológico onde foi achado o fóssil que provocou uma revolução na paleontologia moderna. Encontrado por um mineiro em 1960, o crânio do chamado "homem de Irhoud" foi inicialmente datado em 40 mil anos, pelo método do carbono-14. No entanto, vinte anos depois, novas pesquisas indicaram que sua verdadeira idade girava em torno de 300 mil anos, tornando-o o fóssil mais antigo de um homo sapiens que conhecemos. Isso mudou a teoria de que o homem moderno teria evoluído de ancestrais primitivos do leste da África, há 200 mil anos.  Direção: Olivier Julien. Duração: 45 min cada episódio. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de janeiro, sábado, às 01h; 30 de janeiro, domingo, às 12h30; 31 de janeiro, segunda-feira, às 15.

https://youtu.be/EH55m23lA4g

Sábado – 29/01

19h35 “Incertezas Críticas” (Série) – Episódio “Noam Chomsky”
O linguista e ativista político Noam Chomsky, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), explica como funciona o capitalismo hoje e adverte sobre os perigos que o Brasil corre na nova ordem mundial. Diretor: Daniel Augusto. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de janeiro, domingo, às 08.

https://youtu.be/sh2qVi4FE0M

Domingo – 30/01 - Maratona “Grandes Mitos Gregos”

09h – Episódio: “Apolo - A Sombra e a Luz”
Apolo era um deus errante, que não cresceu no Olimpo. Ele era músico e excelente arqueiro. Delicado e cruel ao mesmo tempo, ele também era muito bonito, mas isso não o impediu de se decepcionar no amor. A serviço do pai, ele criou o primeiro lugar sagrado em Delfos, onde mortais do mundo todo faziam perguntas a Pítia. Mas Apolo também irritou Zeus inúmeras vezes, colocando a si mesmo em perigo, e quase foi parar nas profundezas do Tártaro. Direção: François Busnel. Duração: 26min. Classificação: Livre.

09h30 – Episódio: “Dioniso - Um Estrangeiro na Cidade”
Dioniso foi criado por ninfas. Um dia ele descobriu o vinho e decidiu viajar o mundo ensinando à humanidade a arte de produzi-lo. Ele era um deus errante, frequentemente considerado marginal. Direção: François Busnel. Duração: 26min. Classificação: Livre.

10h – Episódio: “Dédalo e Ícaro – Um Sonho Partido”
Poseidon enfeitiçou a pobre Pasífae. Seguindo ordens, Dédalo encontrou uma solução para a rainha cruzar com um animal. A união deles gerou o Minotauro, um monstro que o rei Minos escondeu em um labirinto construído por Dédalo. Quando o rei Minos soube que Dédalo ajudara o jovem Teseu a sair do labirinto, prendeu lá Dédalo e Ícaro, filho dele. O astuto Dédalo encontrou um jeito de escapar - mas o método colocou em risco a vida do filho. Direção: François Busnel. Duração: 26min. Classificação: Livre.

https://www.youtube.com/watch?v=0fmBNGhzC18

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-168Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-039Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-015Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-196Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-227Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-348Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0838Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1163Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1278Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1641Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?