Salvador, 22 de janeiro de 2018
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Patrimônio É... roda de conversa sobre Patrimônio Cultural com tema Arte urbana: espaços em mutação.
Sexta-feira 21 Abril 2017, 08:00 - 17:00

Acessos : 739

A partir de abril, o Salvador Memória Viva, programa que envolve as ações de Patrimônio Cultural, promoverá, dentro das atividades de proteção e estímulo à preservação do patrimônio cultural da Cidade do Salvador, o Patrimônio É... projeto de educação patrimonial que acontecerá na última terça-feira de cada mês, no Espaço Cultural da Barroquinha, sempre às 18h.

Dia 25/04, acontece a abertura e primeira edição do projeto, trazendo o tema Arte urbana: espaços em mutação, com a participação de Bigod - Grafiteiro, Game Designer e Ilustrador, Vanessa Vieira - jornalista, produtora e sócia da Trevo Produções, Profa. Ana Fernandes - Arquiteta e Urbanista, da arquiteta Maria Elisa Campos Pereira – representando o IPHAN e Fernando Guerreiro, presidente da FGM, como mediador.

 A ação promoverá encontros mensais que tratarão do patrimônio cultural da cidade, em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura, objetivando criar uma pauta fixa para discutir o patrimônio cultural de Salvador; promover a educação patrimonial, através do debate e da reflexão acerca da preservação do patrimônio na cidade; direcionar as ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda; instrumentalizar a política do patrimônio municipal, atuar na valorização da memória histórica da cidade, e assim contribuir para a identificação, pertencimento e preservação do seu patrimônio cultural de Salvador.

 Para Magnair Barbosa, Gerente de Patrimônio Cultural, “Patrimônio É... um convite a pensar, conhecer e viver a cultura da cidade. Essas são atitudes fundamentais para a valorização e a preservação dos bens culturais, que compõem tanto o mundo material (objetos, prédios, monumentos, espaços, etc) quanto imaterial (saberes, ofícios, festas, devoções, expressões lúdicas, etc). Conhecer para cuidar, para agregar pertencimento e valor, tendo em vista que, patrimônios culturais são bens que traduzem a identidade, devendo assim ser preservados como legado para as futuras gerações, como testemunho de uma tradição.”.

 Para Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, “Patrimônio É... Anossa identidade. Através dele nos reconhecemos como parte de uma história, ou de várias histórias, que interligadas montam o fantástico quebra cabeças de nosso pertencimento. Através do Patrimônio reconhecemos o passado, vivemos intensamente o presente e podemos construir um futuro mais digno e humano.”.

 O evento é gratuito e aberto a estudantes, pesquisadores, professores, profissionais da cultura, artistas e demais interessados. Ao todo serão nove encontros em 2017, com emissão de certificado ao final, para quem participar de, pelo menos, 70% das rodas.


 

Valor Grátis

Dia: 25 de abril. ás 18h. Expositores convidados: Bigod - Grafiteiro, Game Designer e Ilustrador, Vanessa Vieira - jornalista, produtora e sócia da Trevo Produções, Profa. Ana Fernandes - Arquiteta e Urbanista e da arquiteta Maria Elisa Cam

Localização  Espaço Cultural da Barroquinha
Praça Castro Alves
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 03.01.18.066III Noite Cultural. Alb 1. Pátio Igreja. 03 Jan 2018
  • 03.01.18.180III Noite Cultural. Alb 2. Pátio Igreja. 03 Jan 2018
  • 31.12.17.172Reveillon do LáLá. 31 Dez 2017
  • 31.12.17.110Reveillon da Lua. Cantina Lua RV. 31 Dez 2017
  • 31.12.17.002Reveillon da Baia. Patio Igreja Barra. 31 Dez 2017
  • 30.12.17.040Samba da Liv. Grupo Pintura de Tela. 30 Dez 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: