Salvador, 15 de dezembro de 2017
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Semana Pensamento Criativo
Quarta-feira 13 Setembro 2017, 14:00

Acessos : 1006

Interessados em participar das palestras da Semana Pensamento Criativo, que acontecerão nas tardes de terça-feira a sexta-feira (12 a 15/9) na Caixa Cultural Salvador, poderão retirar os ingressos a partir desse sábado (9) na bilheteria do local mediante um quilo de alimento não perecível. O evento também realiza no próximo fim de semana (16 e 17/9) Oficina de Auto-publicação, que já está com inscrições abertas no site www.semanapensamentocriativo.com.br até o dia 10 de setembro. Serão 20 selecionados para a oficina, e o resultado final será divulgado no dia 12.

A Semana Pensamento Criativo realiza a sua segunda edição em Salvador, reunindo especialistas de diferentes áreas do conhecimento para debater e refletir a respeito de especificidades do processo de criação em diversos campos do conhecimento. O evento é voltado para profissionais e estudantes que atuam nas cadeias produtivas das Artes Visuais, Filosofia, Antropologia, Design, Fotografia, Cinema, Jornalismo, Arquitetura, Música, Artes Cênicas, Literatura, Produção Cultural, Moda e Publicidade

Além de aproximar o público a especialistas que trazem reflexões acerca do fazer artístico, o evento se propõe a pensar a arte como vetor de resistência e caminho para proposições sociais, políticas e do afeto. Desta edição, participam escritores, artistas, curadores, teóricos da arte, antropólogos, pensadores, psicanalistas e lingüistas. Ao todo, são quatro palestras e uma oficina, conforme programação abaixo:

PROGRAMAÇÃO

DIA 12/9 (terça-feira)

Tema: ARTE E COTIDIANO
O curador Moacir dos Anjos e a artista Bárbara Wagner, ambos radicados no Recife, mantêm um diálogo a partir de trabalhos realizados em parceria ao longo dos últimos anos. Este eixo é dedicado a pensar como a singularidade do contexto político, histórico e cultural de cada criador fazem marca no corpo de sua produção e trajetória.

DIA 13/9 (quarta-feira)

Tema: FICÇÃO E ARTE CONTEMPORÂNEA
A pesquisadora em arte e curadora Marília Panitz e o psicanalista Edson Luiz de Sousa pensam a legitimidade da criação ficcional do ponto de vista do desenvolvimento da nossa personalidade e no processo de criação na arte contemporânea. Para Edson Luiz de Sousa, todo ato de criação é um ato utópico, que pode desenhar um horizonte de sonhos que desperte em nós o desejo de construir novas formas para o pensamento e para a vida.

DIA 14/9 (quinta-feira)

Tema: O PROCESSO CRIATIVO
O artista visual  Antonio Obá conversa sobre o processo de criação de suas obras, que abordam aspectos relativos ao preconceito étnico, à religiosidade, erotismo, memórias familiares, bem como tais fatores sociais constroem e desconstroem o corpo dos indivíduos. A crítica de arte, psicanalista e curadora Suely Rolnik desenvolve uma crítica sobre o próprio conceito de processo criativo. Como reapropriar-se da pulsão de criação contra seu abuso pelo regime colonial-capitalístico que a transforma em "criatividade"?

DIA 15/9 (sexta-feira)

Tema:  CRIAÇÃO COLETIVA

A lingüista e semióloga Cecília Almeida Salles e o designer de luz e diretor do Teatro da Vertigem, Guilherme Bonfanti,  discutem, a partir de suas pesquisas e experiências, as especificidades do processo criativo compartilhado, pensando a beleza da precariedade de formas inacabadas e da complexidade de sua metamorfose.

DIAS 16 E 17/9 (sábado e domingo) 
OFICINA DE AUTO-PUBLICAÇÃO
O quadrinista e artista plástico Lucas Gehre e o designer Neno desenvolvem em uma atividade coletiva um projeto de publicação para ser impresso, montado e distribuído entre os participantes ao final da oficina. Com a discussão compreende-se particularidades de se autopublicar e exercita-se a etapa de produção e reflexão sobre acabamento, viabilidade técnica, noções básicas  de design e  distribuição do material.

Ficha Técnica

Realização Mira Produção e Arte

Produção executiva Bruna Neiva e Virginia Manfrinato

Assistência de produção Gisele Lima

Design Gabriel Menezes

Assessoria de imprensa Viva Comunicação Interativa

Produção local: Giro Produções

Site e mídias sociais: Full Target

Contato  (71) 3421-4200

Valor Grátis

Palestras De 12 a 15 de setembro, das 14h30 às 18h00. Vagas limitadas, sujeitas à lotação da sala. Oficina: 16 e 17 de setembro, das 14h às 19h e 20 vagas

Localização  Caixa Cultural Salvador
Rua Carlos Gomes, 57 - Centro
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 08.12.17.007Cabuloso Trio. Lebowski Pub. )8 Dez 2017
  • 26.11.17.081Ocupação Coro de Rua. 26 Nov 2017
  • 24.11.17.022Bruna e Ricardo Correia. Lebwisky.24 Nov 2017
  • 17.11.17.096Festival Samba de Beco, 17 Nov 2017
  • 17.11.17.042II Noite Cultural. Casa Preta. 17 Nov 2017
  • 12.11.17.065Puxadinho MassaLarica. Ano 1. 12 Nov 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: