Salvador, 17 de January de 2022
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
“Memórias Contemporâneas” discute “Fake News” com Mídia NINJA e Alexander Busch
Sábado 23 Março 2019, 19:00

Acessos : 108

O projeto “Memórias Contemporâneas”, realização conjunta da Fundação Pedro Calmon (FPC), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e do Goethe-Institut Salvador-Bahia, inicia sua temporada 2019, em que, em oito edições mensais, vai apresentar temas de reflexão a partir de experiências globais, perpassando as relações de poder na contemporaneidade na discussão de pautas urgentes. No dia 1º de abril, o “Dia da Mentira”, as “Fake News”, problemático fenômeno mundial e brasileiro, serão discutidas por membros da Mídia NINJA e pelo jornalista alemão Alexander Busch, mediados pela jornalista e professora Malu Fontes. O evento se realiza às 19h no Pátio do Goethe-Institut, com entrada franca. A classificação indicativa é livre.

A Mídia NINJA, fundada em 2013, é uma rede de comunicação livre que busca novas formas de produção e distribuição de informação a partir das novas tecnologias e de uma lógica colaborativa de trabalho. Entende a comunicação democrática como um direito humano e defende o interesse público, a diversidade cultural e o direito à informação, visibilizando pautas de comunicação, causas identitárias, cultura, meio ambiente, juventude e outras que dialogam com os desafios do século XXI. Apresentando pontos de vista invisíveis na mídia tradicional, a Mídia NINJA possui um amplo diálogo com midiativistas e grupos de mídias cidadãs em todo o mundo. Tem mais de 2 milhões de curtidores no Facebook e se aproxima de 1 milhão de seguidores no Instagram, além de engajar mais de 2 milhões de apoiadores e cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas com o suporte de casas coletivas pelo Brasil.

Nascido na Alemanha, criado na Venezuela e atualmente vivendo entre Salvador e São Paulo, Alexander Busch trabalha há 26 anos como jornalista sediado no Brasil, escrevendo sobre a América Latina. É correspondente para os mais importantes jornais e revistas econômicas da Alemanha e da Suíça, como a “Wirtschaftswoche”, o “Handelsblatt” e a “Neue Zürcher Zeitung”. Publica a coluna “Tropiconomia”, em português, na Deutsche Welle (DW). Formou-se em Jornalismo em Köln (Alemanha) e estudou Economia e Política em Köln e Buenos Aires (Argentina). Escreveu vários livros sobre o Brasil, incluindo “Brasil, País do Presente – O Poder Econômico do ‘Gigante Verde’” (Cultrix, 2010), com edições em alemão, inglês e mandarim.

Malu Fontes é jornalista, com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PósCom da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutoramento em Fake News pela UBI-Portugal. É professora de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA e articulista/comentarista da rádio Metrópole FM e do jornal Correio*.

Instituído pelo Centro de Memória da Bahia da FPC, o “Memórias Contemporâneas” é um projeto nas áreas de história e memória que objetiva a constituição de um banco de dados audiovisual acerca da cultura e seus agentes, a partir da década de 1950. Os encontros, que se atentam à relação de organizações e movimentos sociais com o campo da cultura e o protagonismo das linguagens artísticas nas disputas identitárias, são registrados em vídeo. Pondo em diálogo agentes convidados e o público, o pensamento calcado na memória é difundido, gerando, assim, outra fonte de conhecimento que não apenas os documentos escritos.

Memórias Contemporâneas: “Fake News”

Com: Mídia NINJA e Alexander Busch

Mediação: Malu Fontes

Quando: 1º de abril de 2019 (segunda-feira), 19h

Onde: Pátio do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Entrada franca

Classificação indicativa: Livre

 

Valor Gratuito

Quando: 1º de abril de 2019 (segunda-feira), 19h. Projeto inicia temporada 2019 reunindo a maior rede de comunicação livre do Brasil e o jornalista alemão que escreve sobre a América Latina

Localização  Goethe-Institut Salvador - Vitória
Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória
Brasil/Bahia/Salvador
40.080-002

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.413Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.360Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.147Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.014Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.175Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.110Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: