Mab Cardoso, 27 anos, atualmente estuda no Mestrado em Estudos da Performance na Universidade de Hamburgo/ Alemanha e graduou-se em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou suas experiências artísticas com Ballet Clássico em 1990 e atualmente se interessa por processos colaborativos, criativos, políticos e espaços interdisciplinares. Traz duas de suas performances ao Teatro Gamboa Nova em março, intituladas Odette e Dóris, onde questiona o feminino, as novas possibilidades técnicas, entre outras questões contemporâneas.
Seu trabalho tem sido focado na pesquisa em dança nas áreas da Performance, Instalação, Intervenção Urbana, coreografia, dança e tecnologia. Seu trabalho solo Maria Augusta Bárbara já foi apresentado em diversos palcos como Festival Scratxe Underground – Madrid e Vitória Gastez / Espanha, “Abrio pra Dança” e “De solos e Coletivos” - Bahia /Brasil, PIC – Pieces in Chain no Mês da Performance – Berlin / Alemanha. Mab tem realizado vários projetos em colaboração com artistas visuais, fotógrafos e músicos. Reside na Alemanha desde julho de 2012, onde ela estuda e trabalha como artista independente.
A performance Dóris gera metáforas presentes na relação entre corpo, ambiente e tecnologia. Implantes, próteses, seres portadores de órgãos artificiais ou geneticamente modificados, vacinas, máquinas de guerra cada vez mais avançadas, robôs com melhor visão e reações mais ágeis, estados "artificialmente" induzidos: percepção, imaginação e prazer. Tudo isso faz parte de um fluxo de construção e reconstrução do corpo, em constante interação com o meio ambiente. Doris desafia os limites e potências do corpo contemporâneo, tornando-se um objeto borbulhante atravessado por territórios de diálogos entre ambiente-performer-imagens.
Já Odette tem como ponto de partida a personagem principal do Lago dos Cisnes, um dos símbolos da feminilidade, fragilidade e perfeição no Ballet Clássico. O solo busca questionar a validade de seus clichês: aspectos sensoriais, desejos, valores e comportamento, bem como gerar novos desdobramentos acerca do corpo da mulher contemporânea. Este cisne híbrido traça novos mapeamentos do corpo que dança, através da repetição, vulnerabilidade, técnica e dispositivos artísticos de confrontamento, impacto e território.
Ficha Técnica:
Odette Coreografia e performance: Mab Cardoso Música: Gabriek Santiago e Ian Cardoso Colaboração: Maicira Leão
Dóris Coreografia / Performance: Mab Cardoso Música: Gabriel Santiago Colaboração: Pedro Costa e Giorgia Conceição Produção: Ian Cardoso |