Salvador, 20 de September de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Festival Transatlântico de Fotografia
Quarta-feira 20 Março 2019, 10:00 - 18:00

Acessos : 942

O Festival Transatlântico de Fotografia é a primeira atividade do Instituto Mario Cravo Neto (IMCN) voltada para o público, desde a sua fundação em 2017, na cidade de Salvador. O evento – que conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Saltur, e da Caixa – reunirá entre os dias 21 e 24 de março, na Casa de Castro Alves (Rua do Passo, 52), uma exposição com fotografias dos artistas Claudia Andujar, Mario Cravo Neto e Miguel Rio Branco, além de imagens do século XIX, dos fotógrafos Marc Ferrez e Alberto Henschel, que integram o acervo do Instituto Moreira Salles.

Na abertura do evento, às 19h do dia 21, também será lançado o I Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia que vai dar incentivo a um fotógrafo brasileiro, ou naturalizado, para realizar um projeto fotográfico que será apresentado ao IMCN. “O Festival Transatlântico e o Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia são os primeiros passos para recolocar Salvador na cena nacional como o centro das artes visuais”, afirma o gestor do IMCN, Christian Cravo.

Além da exposição, que poderá ser visitada diariamente das 10h às 18h, haverá um ciclo de palestras na Igreja do Passo com a participação de nomes da cena contemporânea da fotografia, propondo um diálogo sobre o homem transatlântico. Ainda como parte do evento, na escadaria da Igreja será montada uma exposição de retratos colorizados do Nordeste, ampliadas para o formato 2m x 3m, que integram o acervo do colecionador Titus Riedl.

As palestras terão como foco, da fotografia do cinema à etnografia. Dentre os convidados estão os cineastas Sergio Machado e Marco Del Fiol; a curadora geral do Festival de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil, Solange Farkas; Raquel Rezende, do Instituto Moreira Salles; Silvio Frota, diretor do Museu da Fotografia de Fortaleza; Titus Riedl, dono da maior coleção do Brasil de retratos pintados do Nordeste; Lázaro Roberto, do Zumvi – arquivo fotográfico que reúne a memória do povo negro da Bahia; Walmyra Albuquerque, professora do Departamento de História da UFBA; João Machado, fotógrafo que registra as tradições do sertão baiano, e Rodrigo Rossoni, professor da Facom e criador do  projeto LAB/Foto.

“O Festival nasce com o objetivo de fortalecer nossa plataforma de eventos, diversificando as atividades voltadas para a economia criativa da cidade. Acreditamos na fotografia como plataforma de transformação e uma área especial da arte. O incentivo é essencial para o desenvolvimento dessa plataforma, assim como para inspirar os novos talentos”, diz o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Programação de palestras na Igreja do Passo

21/3 - Quinta-feira

19h - Abertura do festival com coquetel e lançamento do I Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia

22/3 – Sexta-feira

10h30 - Palestra com Christian Cravo e Solange Farkas – ‘O acervo do Instituto Mario Cravo Neto’

14h - Palestra com o cineasta Sérgio Machado – ‘A identidade visual dos filmes de Sergio Machado calcados na cultura baiana’

15h30 - Mesa redonda com Raquel Rezende (IMS), Lázaro Roberto (Zumvi) e Walmyra Albuquerque (UFBA) –‘O acervo do Instituto Moreira Salles e a parceria com o IMCN’

23/3 - Sábado

10h30 -Palestra com o fotógrafo João Machado – ‘Registro fotográfico das tradições do sertão’

14h -Palestra com Silvio Frota - ‘O trabalho do Museu da Fotografia de Fortaleza’

15h30 - Palestra com Marco Del Fiol, diretor do documentário Cravos

24/3 - Domingo

10h30 - Palestra com Rodrigo Rossoni - Apresentação do projeto LAB/FOTO da Faculdade de Comunicação da UFBA

14h - Palestra com Titus Riedl - ‘Tradição dos retratos pintados do Nordeste’

15h30 - Palestra com o fotógrafo Pedro Vasquez - ‘A obra de Miguel Rio Branco’

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O acesso às palestras está limitado a capacidade do local que sediará os encontros.

 

Valor Aberto ao público

O Festival vai reunir obras de Mario Cravo Neto, Claudia Andujar, Miguel Rio Branco e Marc Ferrez na Casa de Castro Alves, de 21 a 24 de março, das 10 h às 18 h. Abertura do evento: às 19h do dia 21.

Localização  Casa de Castro Alves
Rua do Passo, 52 - Santo Antônio, Salvador
Brasil/Bahia/Salvador
40301-408

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.105Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.196Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.043Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.196-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.254Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.152Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: