Salvador, 24 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
30 anos da Escola de Dança da FUNCEB
Quinta-feira 23 Outubro 2014, 10:00 - 19:00

Acessos : 1622

O ano de 2014 é muito especial para a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). Fundada em 1984, em Salvador, a primeira escola pública do gênero no Brasil está celebrando 30 anos de atividades. O marco da comemoração acontece no Teatro Castro Alves, no dia 16 de outubro, a partir das 18 horas, com abertura de uma exposição tripla – de fotos, figurinos e vídeos – no foyer, seguida, às 20 horas, do espetáculo Movimento Escarlate, no palco principal, com direção de Elísio Lopes Jr. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

 

"Em aniversário de 30 anos, o que dizer sobre a Escola de Dança? Uma palavra aflora com toda força: emoção. É emocionante ver suas vibrantes apresentações. É emocionante observar os familiares que trazem meninos e meninas de muitos e distantes territórios para suas aulas. É emocionante olhar esperanças e futuros sendo delicadamente tecidos. É emocionante acompanhar o trabalho inovador, criativo e dedicado dos membros da Escola de Dança. É emocionante ter a Escola de Dança", reverencia Albino Rubim, secretário estadual de Cultura.

Participarão das nove cenas que compõem o espetáculo de aniversário alunos e ex-alunos dos quatro grupos de cursos regulares oferecidos pela Escola: Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, para formação de bailarinos profissionais; Cursos de Formação Continuada em Dança, para qualificação de profissionais; Cursos Preparatórios, para a formação da criança e do adolescente durante toda a sua vida escolar; e os Cursos Livres, para adultos que querem praticar a dança. Companhias convidadas também vão estar no elenco. A apresentação será um recorte coreográfico da história da Escola e dos seus criadores, e seguirá a estrutura de um doc-dança, intercalando depoimentos de alunos, ex-alunos e professores sobre suas histórias de vida e suas memórias enquanto dançarinos, com trechos de coreografias novas e antigas. O palco e o figurino serão marcados pela cor vermelha, para representar o sistema nervoso, a circulação sanguínea, a energia do corpo e, principalmente, a paixão pela dança.

Nehle Franke, diretora da FUNCEB, também notabiliza: "Comemorar os 30 anos da Escola de Dança da FUNCEB é dar provas da possibilidade de um projeto político continuado, em permanente evolução, apoiado pela sociedade e pelos agentes das artes – e a eles oferecido", afirma. "A Fundação Cultural do Estado da Bahia, que também em 2014 celebra aniversário de 40 anos, abriga esta unidade com muita honra e tem nela toda a base pedagógica para os investimentos que vêm sendo feitos na área de educação artística", completa Nehle.

Fragmentos desta importante história estarão apresentados na exposição festiva, que será montada em três seções no foyer do TCA: a fotográfica, com curadoria de Célia Aguiar, que contará com 40 fotos das atividades realizadas pela Escola nos últimos oito anos; a de figurinos, que reunirá vestimentas feitas com materiais reciclados, confeccionadas pelo coreógrafo Denny Neves e que apontam a estética da Escola de Dança na atualidade; e a de vídeos, na qual as pessoas poderão assistir às coreografias e apresentações realizadas a partir da década de 1990 pelos alunos da Escola. A mostra seguirá recebendo visitação até 3 de novembro.

Diretora da Escola de Dança da FUNCEB desde 2007, Beth Rangel exalta: "É um prazer e um orgulho estar vivenciando e contribuindo como gestora-artista-educadora com o projeto político-pedagógico da Escola de Dança da FUNCEB. Pude comprovar que a formação em dança prescinde a formação de corpos-sujeitos, sejam de crianças ou jovens, competentes, criativos e críticos. Esta perspectiva projeta a Arte e a Educação como questões sociais e políticas prioritárias, com possibilidade de dar respostas a uma formação emancipatória da nossa sociedade brasileira".

OS 30 ANOS DA ESCOLA DE DANÇA DA FUNCEB – Condutora da criação da Escola de Dança da FUNCEB e primeira diretora da instituição, a professora e coreógrafa Lia Robatto destaca a estratégia utilizada na sua fundação: "Os objetivos, a metodologia, os conteúdos programáticos e os processos de aprendizagem foram definidos a partir do perfil do público-alvo, levando em consideração o aluno como sujeito, imprimindo uma ação formativa continuada com valores que ultrapassassem a própria dança, buscando uma articulação com os projetos de vida dos alunos".

Assumindo então o objetivo de refletir a identidade cultural da Bahia, além de reconhecer, valorizar e disseminar suas origens e diversidade, a Escola de Dança da FUNCEB atende, atualmente, mais de mil alunos por ano, de diferentes faixas etárias, em especial afrodescendentes, oriundos de escolas públicas e moradores de bairros populares. Alinhada às políticas dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), a Escola de Dança é também conveniada à Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Desde 1990 com sede no Pelourinho, integra hoje a estrutura do Centro de Formação em Artes (CFA) da FUNCEB, criado em 2011.

Entre os resultados desta trajetória, a Escola de Dança da FUNCEB já apresentou à sociedade baiana 25 turmas de novos profissionais de dança através do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, que tem duração de dois anos e meio e é reconhecido pelo MEC. Estes alunos formados vêm contribuindo de muitas maneiras para a produtividade das artes cênicas da Bahia. Um exemplo é o atual coordenador de Dança da FUNCEB, Matias Santiago, que fez parte da primeira turma do curso aos 16 anos de idade: "Todo o meu trabalho como bailarino e como agente político dentro da área da dança foi plantado no momento que eu entrei na Escola. Lá você compactua com várias ambiências, não somente a do aprendizado da dança, mas também do mercado e das pessoas que fazem dança na Bahia".

Já os Cursos Preparatórios, para crianças a partir dos cinco anos de idade e compostos por um total de 11 níveis anuais, acompanhando o crescimento de seus alunos até os 17 anos, iniciam jovens na formação em dança, como uma sólida opção educacional, artística e cultural para eles. Realizados no turno vespertino, podem ser considerados como período complementar à escola formal. Este grupo de cursos deu origem, em 2010, à primeira companhia constituída por crianças e adolescentes da Escola de Dança: a já premiada Companhia Infanto-Juvenil de Dança da FUNCEB, coreografada por Denny Neves e integrada por jovens de 13 a 17 anos. Entre diversas experiências dentro e fora da Bahia, estes meninos e meninas mostraram a sua dança ao Brasil na 27ª edição do Criança Esperança, projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO.

Contato  (71) 3535-0600

Valor Gratis

Com exposição de peças da memória da instituição e espetáculo dirigido por Elísio Lopes Jr., primeira escola pública de dança do Brasil celebra suas três décadas

Localização  Teatro Castro Alves - TCA
Praça Dois de Julho, s/n
Brasil/Bahia/Salvador
40080-121

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-117Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-063Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-010Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-125Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-276Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-370Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0796Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1032Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1446Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1577Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: