Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Tempero Bahia – Festival de Cultura e Gastronomia ocupará o Passeio Público de Salvador com evento multicultural
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 09 de Agosto de 2019 11:53

Mnica_Anjos2Palco de diversas expressões multiculturais, o Passeio Público de Salvador, localizado no Campo Grande, será ocupado pela terceira edição do Tempero Bahia – Festival de Cultura e Gastronomia, nos dias 17 e 18 de agosto. Além do circuito gastronômico em alguns dos melhores restaurantes da capital baiana, durante o período de 15 a 25 de agosto o festival reserva atrações como música, arte e design, gastronomia, exposições, Cozinha Show, Espaço Portugal, Oficinas, Espaço Infantil e muitas outras opções de lazer para toda a família. Nesta edição do evento – que tem como tema ‘Bahia, África e Portugal, uma mistura de sabores’–, a cenografia e ambientação tem assinatura do artista plástico Gilson Cardoso, que tem uma longa e forte presença na área da sustentabilidade.

Mercado do Passeio

Marcado por uma extensa feira de arte, moda, artesanato e design, o Mercado do Passeio, este ano, conta com a curadoria da estilista e empreendedora, Mônica Anjos, conhecida nacionalmente pela sua “moda com identidade”, que provoca o diálogo entre questões da estética e política social. Para compor o mix, Mônica convidou duas estilistas de fora de Salvador para participar do Mercado: Patrícia Moura, do Recife, com sua linha de biojoias – a partir de resíduos orgânicos, com personalidade e responsabilidade socioambiental –, e Andreia Brasis, do Rio de Janeiro, que trará suas bolsas, com inspiração no sagrado feminino e acessórios ricos em personalidade, compostos por sementes, fibras, conchas, chifres, coco, pedras semipreciosas e outros materiais com DNA tipicamente brasileiro.

Dentre os expositores estão também a curadora Mônica Anjos e sua moda de identidade; Com Arte, brinquedos artesanais; Inartes acessórios, esculturas de orixás em ferro Awô Omi; Menino Rei, com sua moda masculina autoral; Fátima Moraes, com produtos de arte na mesa e bazar; projetos em papel da Cheia de Invenção; as bolsas artesanais de Valéria Monteiro; Cleves Peixoto, com sua art décor; a linha de geleias, molhos e azeites artesanais de Dona Domitilla.

Ainda estarão lá a Boeck, com facas artesanais do Rio Grande do Sul; Flores Sempre Vivas, da região da Chapada Diamantina; esculturas e pinturas de alunos formados pela Fundação Cidade Mãe; chef Murilo Brocchini e seus antepastos e chips; Pé de Mato, com temperos desidratados; Yumpi Lumpi moda infantil; arte em couro, papel e metal de Karla Issa; Blackpim camisetaria; e Neghra Jhô com seus turbantes cheios de estilos.

Espaço Portugal

As Natas de Maria – Com fábricas instaladas na Bahia, na cidade de Feira de Santana, e em São Paulo, As Natas de Maria, comercializará seus deliciosos pasteis de nata, um dos mais tradicionais doces portugueses, feitos artesanalmente pelo português António Ribeiro, que distribui o produto para os mais nobres revendedores do mundo.

Espaço Portugal - Nesse espaço temático, não vão faltar novidades de Portugal. Por lá, estarão presentes, a importadora Espaço Portugal – que coincidentemente tem o mesmo nome da área destinada ao universo lusitano –, comandada há seis anos pelo sommelier português Rui Simões, que disponibiliza um mix de produtos de além-mar, como vinhos, azeites e azeitonas, entre outros.

Fumeiro do Portuga – Sob a batuta do português Vitor Bastos, chef titular do Restaurante Portogaia, o Fumeiro do Portuga venderá sua linha premium de embutidos artesanais, produzidos pelo próprio chef e proprietário da empresa, que está localizada em Valença, na Bahia.

InvestMundi Portugal – A empresa que tem o compromisso de atender à grande demanda de brasileiros que redescobriram Portugal como o melhor destino de turismo, seja para morar, viajar, estudar ou investir, será a grande responsável pela organização do Espaço Portugal, onde vai divulgar junto à BTA Operadora de Turismo e Travel Quality de Portugal, o Réveillon 2019/ 2020 em Lisboa.

Paulo Paradela – Com mais de três décadas de carreira, o cantor lusitano Paulo Paradela reside em Salvador e se apresenta em eventos diversos na Câmara Portuguesa, Gabinete Português de Leitura, além de fazer shows no Restaurante Portogaia. No Espaço Portugal, o cantor soltará sua voz, num pocket show, com repertório de fado.

Comidinhas

Um dos espaços mais gostosos do Passeio Público, o Comidinhas, terá a presença de grandes chefs, que oferecerão o melhor da gastronomia brasileira, para o público. A chef Tereza Paim, do Restaurante Casa de Tereza, levará para a bancada, os icônicos Bolinho de Feijoada, Maniçoba e Sarapatel. O Restaurante Paraíso Tropical, do chef Beto Pimentel, servirá Moqueca de Camarão e Tarioba, Casquinha de Aratu e Moqueca Vegana. No Buteco do Piri, o Camarão Crocante, o Pastel de Siri, o Sarapatel de Frutos do Mar e a Casquinha de Lagosta prometem fisgar o paladar. A chef Andrea Nascimento, do Restaurante Solar, colocará seu Escondidinho de Camarão, Feijoada de Frutos do Mar, Crepes franceses e quiches à venda. Já o chef Murilo Brocchini (Milo), preparará Arroz de Hauçá à Moda Milo, sanduíches wrap e tortilhas mexicanas com recheios especiais. Leo Cintra entra em cena com sua linha de hambúrgueres artesanais com vários sabores e estilos.

Espaço Infantil

Outra atração que tem tudo para cair no gosto da criançada, é o Espaço Infantil. Nessa área, as crianças serão presenteadas com atividades lúdicas, cheias de criatividade e diversão, comandadas pelo Coletivo Rozê – grupo de mulheres empreendedoras que promovem ações conectadas às realidades maternas, femininas e sociocriativas – que levará para o evento o Projeto Rozê Infância Livre, valorizando a ocupação da criançada em espaços abertos, na presença dos adultos, estimulando o contato com a cultura, artes e sustentabilidade. Dentre as atividades gratuitas, jogos coletivos gigantes da Com Arte, contação de história com a Amora Humanizada e atividade da Amora Bonecas, no sábado, 17. Já no domingo, 18, haverá a vivência brincante gratuita com a Infância Currupião, e a oficina de bonecas abayomi, conduzida pelo autor e facilitador Adilson Passos, com valor de R$10 por criança.

O 3º Tempero Bahia - Festival de Cultura e Gastronomia é uma realização do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura e Turismo, com patrocínio da Cielo e do Governo do Estado da Bahia, e apoio do Senac, Sebrae, IPAC e Wish Hotel da Bahia, hotel oficial do evento.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-153Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-030Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-041Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-137Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-228Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-317Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0916Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1173Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1284Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1460Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?