Salvador, 19 de agosto de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Literatura
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Lançamentos dos números 6 e 7 da Revista Organismo
Quinta-feira 13 Junho 2019, 18:00 - 22:00

Acessos : 481

Diferentes propostas ético-estéticas que constroem a cena contemporânea da literatura brasileira são a aposta da revista Organismo, que lançará novos números na quinta-feira, dia 13, às 18h, no Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, no Largo Dois de Julho, em Salvador.  O lançamento será aberto ao público e contará com um bate-papo com Ana Carla Portela, Rita Santana e Nelson Maca e distribuição gratuita da revista.

Além de permitir a circulação dos escritos de diversos poetas brasileiros, a revista traz um conteúdo que busca repensar e propor novas bases para a compreensão de textos negros, periféricos, feministas, marginais e também os canônicos. Nesse caminho, serão lançados os números 6 e 7, sendo o primeiro com organização das poetas Marília Garcia e Rita Santana, e o segundo sob curadoria dos poetas Nelson Maca e Berimba de Jesus.

“A revista Organismo ambiciona cartografar as diversas cenas que compõe o contemporâneo da literatura brasileira”, explica o coordenador geral do projeto, poeta e editor, Jorge Augusto. Para isso, a revista, que estreou em 2015, tem uma curadoria diferente a cada número, o que permite que dois poetas e ou críticos de literatura, organizem a publicação de cada edição. Essa diversidade de agentes possibilita uma vista mais ampla e diversa da poesia contemporânea no Brasil.

A revista é estruturada de forma que todas as páginas sejam destacáveis. Assim, cada leitor pode, à sua vontade, reeditar os números ou a coleção inteira. Esse gesto, de reedição pelo leitor, visa estimular e popularizar a compreensão do leitor como crítico, atualizando de forma radical a edição da revista com as discussões sobre releituras do cânone, promovendo uma formação leitora.

Estudantes, professores, amantes da literatura e demais interessados poderão adquirir exemplares desta que é a única revista brasileira impressa sobre literatura. Após o lançamento, os interessados poderão comprá-la por R$ 30, via site da Amazon ou pelo Facebook.com/organismoeditora/

revista Organismo tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) , através do edital Setorial de Literatura 2016-18/2016, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). A publicação ainda lançará novos números em 2019, sob a organização de nomes de destaque da literatura contemporânea, como Conceição Evaristo, Lívia Natália, Ricardo Aleixo, Evanilton Gonçalves.

 

SOBRE OS ORGANIZADORES

Marília Garcia – É tradutora e publicou, entre outros, os livros Engano geográfico (7letras, 2012) e Câmera lenta (Companhia das letras, 2017), pelo qual recebeu o Prêmio Oceanos de Literatura.

Rita Santana - Atriz, escritora e professora de Língua Portuguesa.  Premiadas no Braskem de Cultura e Arte para autores inéditos com o livro de contos Tramela. Publicou,também, Tratado das Veias e Alforrias (poesia). Em 2019, lançou Cortesanias, pela Caramurê.

Nelson Maca - Poeta e professor de Literatura da Universidade Católica de Salvador, nasceu no Paraná, mas mora em Salvador desde 1989. É fundador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que realiza o Sarau Bem Black, o SlamLonan e outras ações artísticas e de formação sócio-racial através das linguagens da cultura hip hop e afins há quase 20 anos. Criou e coordenou o evento infantil Sarau Bem Legal, que aconteceu durante cinco anos e meio na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Salvador. Há mais de 30 anos promove e participa de eventos da negritude - seminários, workshops, cursos, shows - na Bahia e no Brasil. Publicou os livros afro-rismas, com Pablo Dinda (2014) e Gramática da Ira (2015).

Berimba de Jesus - É poeta, articulador cultural, editor, membro e fundador do Coletivo Poesia Maloqueirista (2002). Morou a primeira infância e parte da adolescência no sudoeste da Bahia, nas Fazendas Goiabeira e Lagoa da Pedra, distritos da cidade de Boa Nova, onde escreveu seus primeiros versos, influenciado pelas ladainhas produzidas pelo seu pai de criação, Aurelino F. Costa, para a Folia de Santo Reis. Publicou o livro “Encarna” (2008), além de muitos livretos, falou poesia em bares, palcos, praças, teatros, segue publicando jovens autores nos quais acredita, com o selo Edições Maloqueiristas. Junto com Marina Caires, idealizou a Confraria NossaCasa, um espaço de cultura provisória onde acontecem festas, shows, work shops, peças de teatros, saraus, entre outras atividades.

SERVIÇO

Lançamentos dos números 6 e 7 da Revista Organismo
Quando: Quinta-feira, 13 de junho de 2019, às 18h.
Onde: Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO/UFBA

Entrada: Gratuita
Exemplares: Distribuição gratuita no evento de lançamento | Vendida por R$ 30 no site Amazon ou pelo Facebook.com/organismoeditora/

 

Valor Gratuito

Quando: Dia 13, quinta, às 18h. O lançamento será aberto ao público e contará com um bate-papo com Ana Carla Portela, Rita Santana e Nelson Maca e distribuição gratuita da revista.

Localização  CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais
Praça Inocêncio Galvão, 42 – Largo 2 de Julho
Brasil/Bahia/Salvador
40060-055

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.102Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.242Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.007Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.199-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.227Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.175Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Lava Jato_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: