Salvador, 28 de September de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Literatura
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Lançamento Virtual do livro Histórias e histórias da Bahia
Sexta-feira 21 Maio 2021, 19:00

Acessos : 580

Quem não gostaria de viajar pelo tempo? Voltar ao passado e conhecer pessoas importantes para nossa história é um desejo que só a ficção pode realizar. A editora Caramurê lança no próximo dia 25, no canal do YouTube Tv Caramurê, às 19:30h, o livro Histórias e histórias da Bahia, que proporciona ao leitor viagens pelos anos de 1800.

A publicação é um livro de contos que tem como cenário a Bahia do século XIX. Seus personagens, de modo geral, não são tão conhecidos do grande público, mas nem por isso deixam de ter sua marca reconhecida nos cenários artístico, econômico, político e social da época.

Para o professor e escritor Daniel Rebouças a obra “é uma convocação para prazerosas idas e vindas no tempo”, já para Fernando Oberlaender editor e organizador da obra : “trata-se de um livro que percorre o frágil limite entre ficção e realidade proporcionando ao leitor experiências inesquecíveis”.

O livro é composto por oito contos, cada um tem relação com um personagem da Bahia. Em o Olhar distante, Marcus Vinicius Rodrigues se debruça sobre uma fotografia, assinada por Gaensly e Lindemann para contar a visão deste último fotógrafo sobre a Salvador da época.

No conto, Um certo João Ramos de Queiroz, de Carlos Ribeiro, o escritor transita entre o passado e o presente em busca de conhecer os caminhos daquele que foi um dos pioneiros no negócio de transportes urbanos de Salvador. Agnese Trinci Murri, último amor do poeta Castro Alves, é inspiração de Mirella Márcia Longo em Uma mulher como tantas.

Saulo Dourado reescreve fatos que remetem a infância do médico Juliano Moreira em Todas as Luzes numa história emocionante. Um dos maiores empreendedores do século XIX, Antônio de Lacerda, é o protagonista do conto O homem do elevador, de Suênio Campos de Lucena.

Também o mais conhecido crime passional da história da Bahia, que teve como vítima a donzela Júlia Fetal, dá inspiração para o lirismo de Clarissa Macedo em O ouro da ira. A luta do jurista Luiz Gama, filho da negra Malê Luiza Mahin, pela libertação dos escravos, é a inspiração para Wesley Correia em Libertário. Por fim, em Viva o Conselheiro, o escritor Aleilton Fonseca traz outra visão de um jornalista da época sobre a Guerra de Canudos.

Com a proposta de trazer a narrativa ficcional de inspiração histórica, Histórias e Histórias da Bahia remete o leitor a um passeio pelo tempo dos bondes de burro, dos lampiões a gás e de óleo de baleia.

O evento virtual acontecerá no dia 25 de maio às 19:30h no canal no YouTube da TV Caramurê e contará com a presença do organizador Fernando Oberlaender, do historiador Daniel Rebouças e dos autores Aleilton Fonseca, Carlos Ribeiro, Clarissa Macedo, Marcus Vinícius Rodrigues, Mirella Márcia Longo, Saulo Dourado, Suênio Campos de Lucena e Wesley Correia O encontro promete render ainda mais histórias para contar.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Agenda

https://www.youtube.com/channel/UCFAs6VAfw13zL0hXR68ZwVQ


Redes Sociais

https://caramure.com.br/

Contato  Transmissão: Tv Caramurê no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCFAs6VAfw13zL0hXR68ZwVQ

Valor Não Informado

Quanto: 25 de maio, às 19h. O livro é composto por oito contos, cada um tem relação com um personagem da Bahia. “Trata-se de um livro que percorre o frágil limite entre ficção e realidade proporcionando ao leitor experiências inesquecíveis”

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.420Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.295Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.147Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.041Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.198Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.108Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: