Salvador, 02 de July de 2022
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Raimundo Sodré em Girassóis de Van Gogh
Sábado 30 Abril 2016, 20:00

Acessos : 901

Sábado, 30 de abril, será dia de festa para Raymundo Sodré. O autêntico mestre do samba-chula da Bahia vai subir ao palco do Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, para apresentar o show “Girassóis de Van Gogh”, que celebra lançamento de CD homônimo, o sexto da sua carreira. Como convidados da noite, Roberto Mendes e Bule-Bule participam da apresentação, interpretando canções de sua autoria que estão no novo álbum. A entrada será gratuita.

“Girassóis de Van Gogh” é resultado de uma seleção entre composições de Sodré nos últimos seis anos. Não à toa refletem a vivência do artista nesse tempo e trazem temas que são sensíveis aos olhos do compositor, como o desaparecimento das águas, temática das canções Rumo das Águas e Por que?, que teve inspiração, sobretudo, na situação da sua cidade de nascimento, Ipirá.

Três canções do álbum trazem a assinatura de outros compositores, mas, do mesmo modo, carregam uma relação emocional com Sodré. São elas O Ferro de Passar Roupa (Carlos Vilela e Gilton de la Cella), Guerreira Rainha (Roberto Mendes e Jorge Portugal) e Não Brinque Comigo (Bule Bule). “Desde o primeiro dia em que ouvi Guerreira Rainha, em 1981, queria gravá-la, cheguei a incluí-la em shows que fiz na Alemanha em 2007 e sempre foi um sucesso. Agora, enfim, está gravada por mim neste CD”, comemora.

 

Sua filha Saphira, de dois anos, - Sodré tem mais quatro filhos com idades entre 31 e 40 anos - ganha homenagem na faixa que abre e fecha o CD, intitulada “O Beijo de Saphira”, uma cantiga de ninar cantada por vozes de crianças. Já A música que dá nome ao CD, “Girassóis de Van Gogh”, comemora, com uma chula, uma das obras mais famosas do pintor holandês, que mostra doze girassóis numa jarra, hoje uma das telas mais famosas do mundo.

Dói Dói (Fraternité Egalité), a segunda faixa do disco, é uma referência aos 10 anos em que Raimundo Sodré morou na França, de 1990 a 2000, temporada que ele batiza de auto-exílio. Entre as faixas que ele assina em conjunto com seus parceiros musicais, estão Brincar de Querer (Raymundo Sodré, João Sereno, Kaka Bahia), e Ao Recôncavo (Raymundo Sodré e Jorge Franklin Pereira).

O certo é que quem ouve o novo trabalho de Sodré, além de ser fisgado pelas letras que revelam um pouco da personalidade e experiências do artista, faz um passeio delicioso por ritmos tão bem representados por ele, como chula, samba, baião, agueré e ijexá. Assim, “Girassóis de Van Gogh” cumpre a proposta de resgatar e valorizar a cultura nordestina, sem dispensar o olhar para as influências africanas.

Aos 68 anos de idade e 40 anos de carreira, Sodré se mantém jovem no exercício da arte. Fusão de caboclo com negro, de Recôncavo e Sertão, como definiu o santo-amarense Roberto Mendes, “o compositor Raimundo Sodré é uma expressão ímpar da Bahia”.

O CD “Girassóis de Van Gogh” foi produzido através de seleção em edital da Secretaria de Cultura da Bahia, com produção musical do maestro Gerson Silva.

 

Valor Grátis

Raymundo Sodré faz show do novo CD “Girassóis de Van Gogh” dia 30 de abril. Apresentação será aberta ao público e terá como convidados os compositores Roberto Mendes e Bule-Bule.

Localização  Largo Pedro Archanjo - Pelourinho
Pelourinho
Brasil/Bahia/Salvador
4006-240

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.392Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.329Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.231Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.074Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.180Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.120Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: