Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
VII Festival de Percussão 2 de Julho
Segunda-feira 17 Julho 2017, 09:00

Acessos : 479

Este ano, na sua VII edição, o Festival será um evento especial, onde o Grupo de Percussão da UFBA irá lançar o seu segundo cd, Pagodão Swingueira Dub. O cd foi gravado por estudantes e ex-alunos da instituição, que se reuniram sob a batuta dos maestro Angelo Rafael, do professor Jorge Sacramento e do percussionista Gilberto Santiago, para registrar composições, em sua maioria, escritas exclusivamente para o grupo. Esse lançamento será na noite de abertura do Festival.

Percussionistas de vários estados brasileiros e outros países foram convidados pelos curadores, o professor Jorge Sacramento, coordenador, e o vice coordenador, o percussionista Aquim Sacramento, para 6 dias de programação intensa que acontecerão em 3 turnos e 3 espaços do centro da cidade.  Pela primeira vez, o Festival vai integrar a música com as artes plásticas, já que em outras edições, já o fez com dança e poesia. Em um dos concertos, haverá a intervenção do artista Menelaw Sete, que pintará, ao vivo, uma tela, inspirado na música que estará sendo executada no momento. Como acontece em todos os anos, Grupos de Percussão de outros Estados participarão de oficinas e apresentarão concertos se juntando aos percussionistas solistas, os duos e trios. A programação prevê atividades para os turnos da manhã, tarde e noite, com o intuito de que o público em geral possa participar nos horários que lhe forem mais conveniente.

As Oficinas estão concentradas no horário matutinos e as apresentação distribuídas durante o dia todo. Toda a movimentação que os instrumentos percussivos permitem através da sua multiplicidade foi transferido em energia que a dinamicidade do Festival traz para esse público específico e para todos os outros que participam. Isso pode ser facilmente percebido através da variedade presente. São músicos e estudantes de Maceió, Pernambuco, Bahia, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Colômbia e Estados Unidos. “Este ano, o festival conta com a maior grade de programação de toda a história dos festivais de Percussão no Brasil, contendo de 3 a 4 concertos e de 2 a 3 oficinas, diariamente”, apontou Aquim Sacramento, jovem talento da percussão baiana que tem circulado pelas principais universidades de dentro e fora do Brasil.  Dentre os convidados está o Grupo Tamborimba da Colômbia, o Grupo de Percussão da UFAL (PercUFAL), a solista paulista Nath calan e os renomados americanos Andy Harnsberger e Scotty Horey.

Ao contrário do que acreditam as pessoas, um festival de música percussiva contemporânea e erudita tem muito do popular também, afinal a cultura de um povo está imersa totalmente nessa representação de marimbas, vibrafone, tambores, pratos, bombos, tamborins, atabaques, alfaias e toda a enorme família.

DUO SACRAMENTO

Formado pelos músicos Jorge Sacramento (pai) e Aquim Sacramento (filho). Jorge Sacramento, músico com bastante experiência, adquirido nos trabalhos realizados ao longo desses últimos 35 anos no cenário baiano e nacional. Hoje, além de professor adjunto de percussão da UFBA, também é mestre e doutor em Educação Musical e percussionista da OSBA. Coordena diversos projetos no Núcleo de Percussão da EMUS, inclusive o Festival de Percussão 2 de Julho, com participação de vários artistas e grupos que trabalham com percussão na cidade de Salvador, no estado da Bahia, no Brasil e fora do Brasil.  Recentemente, dentro do projeto “Sonora Brasil” do Sesc, assumiu a regência do Grupo de Percussão, apresentado-se em 75 cidades de 19 estados do Brasil.

Aquim Sacramento estudou no curso de musicalização da Escola de Música da UFBA e desde os 9 anos é aluno do curso básico de percussão. Também desde os 9 anos é membro do Grupo de Percussão da UFBA, tendo participado de todos os concertos do referido grupo nos últimos 10 anos. Ganhou o prêmio revelação do concurso de jovem solista da Orquestra Sinfônica da Bahia. Participou três vezes do Festival de Música nas Montanhas, na cidade de Poço de Caldas, com o professor Carlos Sacha. Participou dois anos, do Summer Camp, nos U.S.A, com o professor Ney Rosauro. Participou do Festival de Percussão da Paraíba, com o professor Ney Rosauro, e do Festival de Percussão de Pernambuco, com o professor Antônio Barreto. Em 2012, Aquim Passou no vestibular de percussão da UNESP, finalizando seu curso em dezembro de 2015. Durante a sua moradia em São Paulo, Participou da Banda Sinfônica da cidade de São Paulo, da Orquestra Jovem de São Paulo e também foi integrante do Grupo de Percussão da UNESP (PIAP).

O Duo Sacramento nasceu há 10 anos e desde então vem se apresentando em diversos concertos na cena cultural de Salvador. Participou do Festival de Percussão 2 de julho nos de 2009, 2010 e 2011. O concerto que o Duo Sacramento apresentou no Festival de 2012 foi intitulado “Concerto Adaptado”. Esse mesmo concerto foi apresentado recentemente em 4 Universidades americanas, no estado do Tennessee (U.S.A). O Duo Sacramento também  apresentou no Goethe Institut, no dia 2 de maio de 2012, peças tradicionais e peças compostas para o Duo Sacramento dos compositores baianos: Paulo Rios Filho, Paulo Costa Lima, Wellington Gomes, Marcos da Silva Sampaio, Alexandre Espinheira e Mario Ulloa.

Nos últimos anos, participou de todas as versões do Festival de Percussão 2 de julho, realizado e coordenado pelo professor Jorge sacramento da Escola de Música da UFBA.

DUO REPERCUTI

Criado em 2016 no Laboratório de percussão da UFPE, Com o intuito de semear a pesquisa de obras para dois percussionistas; experimentar sonoridades; interpretar, difundir e apresentar repertórios para duo de percussão, proporcionar a pratica da musica de câmara e estimular compositores a compor para esse formato. Resultado de uma longa amizade entre os percussionistas pernambucanos Emerson Coelho e Emerson Rodrigues ambos Bacharelando em percussão erudita pela Universidade Federal de Pernambuco, sobe a orientação do professor: Mestre Antônio José do Rego Barreto Filho. O Duo Repercuti fez sua estreia em uma apresentação no dia 09 de setembro de 2016, no projeto Concerto Percutido dentro da programação dos 481 anos de Igarassu que ocorreu na capela do Convento de Santo Antônio em Igarassu – PE Brasil.

QUIENDA

De uma convergência sonora, geográfica e afetiva improvável vem a ideia de ocupar espaços urbanos com uma formação musical daquelas também não muito corriqueiras: uma flautista, um vibrafonista e um grupo de transeuntes.  Incorporando a imprevisibilidade das ruas à sua proposta musical, o duo Queindá passa a estendê-la também a ambientes menos informais, sem deixar de valorizar, porém, as singularidades de cada experiência e as interações possíveis entre a música e o espaço. Partindo de múltiplas e distintas influências, a produção do grupo resulta diversa e espontânea, em consonância com as características da atmosfera onde foi originalmente concebida.

TAMBORIMBA ENSEMBLE

Quarteto de percussão de Cali, Colômbia, tem como proposta artística o conceito de música do mundo, através da construção de um diálogo permanente entre a música acadêmica, popular e tradicional, usa vários instrumentos de percussão como marimbas, vibrafone e vários tipos de tambores. Graças à sua qualidade artística já se apresentaram em importantes salas de concerto do seu país e fez turnês de sucesso na Argentina, Venezuela, Alemanha, Suíça, Estados Unidos e França. Desde 2010 integrar o portfólio artístico do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia

TRIO ANDURÁ

Em 2016 surge a idéia de se formar um trio de percussionistas com aspiração a expandir o gênero de música de câmara de percussão através da colaboração de execução e criatividade.

Foi então que  Érica Sá, Fernanda Kremer e Marcia Fernandes se juntaram para realizar esse projeto com o  qual  buscam explorar  a música contemporânea de repertório, e principalmente música de compositores brasileiros.

O início de projeto é marcado pela alegria de ter  uma obra dedicada ao trio chamada Andurá, do compositor Carlos dos Santos e também a estréia brasileira da obra A Festa do Bonfim, do compositor Paulo Chagas.

GRUPO TACAP

O Grupo de Percussão da Amazônia TACAP iniciou suas atividades em 2004, em Belém/BR, tendo como objetivo, demonstrar a versatilidade e exploração dos instrumentos de percussão com repertório clássico, contemporâneo, popular e folclórico, realizando trabalho de pesquisa junto a compositores brasileiros e estrangeiros. Dentre as suas apresentações mais importantes, se destacam os concertos realizados no XXII Festival Internacional de Música do Pará, I e II Festa do Ritmo, Festival de Música Brasileira e Festival de Trombonistas. Em vários concertos, TACAP tem contado com a participação de músicos de primeira qualidade, como Evaristo Aguilar, Marcio Jardim, Gelda Silva, Mark Duggan, entre outros. Algumas obras do repertório são originais para instrumentos de percussão, e outras são adaptadas, além de arranjos e composições próprias dos integrantes. No repertório músicas de compositores como John Cage, Camargo Guarnieri, Astor Piazzolla, Carlos Gomes, Wilson Fonseca, Waldemar Henrique, Paul Desenne, Ney Rosauro, Mark Duggan, Erick Satie, e arranjos de músicas folclóricas da região norte do Brasil. Em setembro de 2009, TACAP foi representar o Brasil, no V Festival de Percussão (PERCUSONIDOS), realizado na cidade de TAMPICO , no México.

Participou do VII Encuentro de Percusiones de Lima (Peru), em julho de 2015, III Encontro Percussivo EMESP + TROMP Percussion em São Paulo (Brasil), setembro de 2016.

GRUPO PERCUFAL

O Grupo PercUfal -Grupo de Percussão da ETA/UFAL, iniciou suas atividades em 2014 como parte do Curso Técnico em Percussão da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas.

Com o objetivo de trazer a vivência da música de câmara ao universo da percussão, o PercUfal tem se dedicado à execução de obras de diferentes correntes composicionais e períodos históricos, trazendo em seu repertório desde peças já consagradas, como estreias nacionais e arranjos de música popular, desenvolvendo um trabalho pioneiro no estado de Alagoas.

DUO MASSAYÓ

O Duo Massayó é um grupo de música instrumental brasileira, com base na música tradicional alagoana como o coco de roda, o bumba meu boi (também conhecido simplesmente como “boi”), o galope, a baiana e o baião, e em ritmos populares de outras regiões como o maracatu, ijexá, samba e choro. O Duo é formado por Augusto Moralez ao vibrafone e por Felipe de Burgos Rocha ao violão sete cordas.

QUARTETO FLUXO

Fluxos é um quarteto de percussão cujo trabalho tem o objetivo de divulgar a música de câmara para percussão.

Criado em 2016 na cidade de Belém por Bruna Cabral, Bruno Azevedo, Caio Tarso e Matheus Martins, participou de recitais no segundo semestre do mesmo ano, destacando a comemoração de 20 anos da criação do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes, realizada no Theatro da Paz.

Atualmente conta com a participação de Marcos Matos, percussionista formado pela Universidade Estadual de São Paulo e professor no Instituto Estadual Carlos Gomes.

SCOT HOREY

Conhecido como o "percussionista jovem mais virtuose das cidades gêmeas" pela New Music Box Magazine. O Dr. Scotty Horey é um percussionista, baterista e professor apaixonado e versátil. Ele atua a nível local, nacional e internacional como um artista de percussão solo, percussionista-baterista e é professor de todos os níveis. Ele é atualmente professor adjunto-perito em percussão na Universidade de Minnesota-Morris, principal percussionista da Orquestra Sinfônica de Mankato, e freqüentemente se distingue de outros artistas de sua geração por ser igualmente ativo tanto na percussão de concertos quanto no popular drumset. Ao longo dos últimos anos, ele desenvolveu rapidamente uma reputação em torno dos EUA e da América do Sul, por seus concertos únicos de percussão solo que combinam música clássica, rock progressivo, marimba e bateria e suas clínicas inspiradoras que combinam a percussão contemporânea com a consciência do corpo e mente. Scotty Horey é um artista de pratos SABIAN e um artista de varas VIC FIRTH. www.scottyhorey.com para mais informações.

ANDY HARNSBERGER

Elogiado por Percussive Notes Journal como "Um mestre da nuance musical", ANDY HARNSBERGER goza de uma carreira versátil como intérprete, compositor e educador. Ele atuou na música em toda a América do Norte, América do Sul, Austrália, Japão e Europa e apresenta inúmeros recitais e workshops individuais em todo os Estados Unidos. Foi um artista em destaque no Tamborimba Percussion Festival em Cali, Colômbia e o Patagonia Percussion Festival, assim como no Sulzbach-Rosenberg/ Interharmony Festival Internacional de Música na Alemanha em 2014, 2015 e 2017. Ele foi um artista solo destaque na Convenção Internacional da Sociedade de Artes Percussivas (PASIC), Spoleto Festival USA e Piccolo Spoleto Festival. Ele também apareceu como clínico convidado em vários Percussive Arts Society Days of Percussion. Seu disco compacto, "Vertigo", foi reconhecido pela Percussive Arts Society como "uma compra obrigatória para quem coleciona importantes gravações de marimba ... Seu desempenho deixa claro que ele é um jogador mestre, não só tecnicamente, mas musicalmente também. "O Dr. Harnsberger é procurado como recitalista e ministrante de workshop em todo o país e internacionalmente, apresentando workshops e masterclasses em até 40 universidades por ano. Suas composições foram realizadas no PASIC e em todo o mundo e ele é um destinatário múltiplo do prêmio ASCAP PLUS por suas contribuições para a American Concert Music. Ele se apresentou com a Orquestra Filarmônica de Rochester, a Orquestra Sinfônica de Atlanta, a Orquestra Sinfônica de Nashville, a Orquestra Sinfônica de Alabama, a Orquestra Sinfônica de Charleston, as Orquestras Richmond Symphony e Richmond Ballet, a Orquestra Sinfônica Key West, a Orquestra Sinfônica Harrisburg, a Orquestra Sinfônica Chattanooga, a Orquestra Sinfônica Lancaster, a Macon Orquestra Sinfônica, Orquestra Sinfônica de Lynchburg, Sinfônica Hilton Head, Sinfônica Long Bay, Sinfônica Gainesville e Orquestra Sinfônica Carroll, bem como o conjunto de música contemporânea "Correntes", e fez uma turnê extensa como solista percussionista e xilofone com The Silver Daniel Cornet Band do Jack Daniel. Ele também fez várias aparições convidadas na Rádio Pública Nacional, tanto em entrevistas como em performances ao vivo para levar a consciência pública à marimba como um instrumento solo. Andy Harnsberger é professor associado de coordenador de música e percussão da Lee University em Cleveland, Tennessee. Ele obteve seu Doutorado em Artes Musicais em Performance e Literatura na Eastman School of Music em Rochester, Nova York, onde também recebeu o Certificado de Artista de prestígio. Andy é um artista e clínico de interpretação para Malletech Instruments e Mallets, Remo Drum Heads, Sabian Cymbals, Ltd. e Grover Pro Percussion.
 

MENELAW SETE – Artista plástico baiano, com 30 anos de arte, tem levado suas obras para inúmeros países, como França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, Dinamarca, Inglaterra e Estados Unidos, totalizando mais de 50 Mostras Internacionais. Possui obras expostas no Consulado Brasileiro em Atlanta, no Museu de Antropologia de Frankfurt, na Alemanha, e na Casa das Américas, em Bruxelas.

O evento promove uma participação de mais de 40 percussionistas, com 8 oficinas, 21 concertos e um público esperado de mais de 1.500 pessoas.

“Coordeno esse festival há muitos anos e sem dúvida o desse ano tem um sabor especial por dois motivos: o lançamento do segundo CD do grupo de Percussão da UFBA e a passagem da coordenação do evento para meu filho Aquim Sacramento.” Conclui o professor e idealizador do Festival 2 de Julho.

 

Valor Não Informado

Local – Teatro ICBA, Escola de Música da UFBA, MAB (Museu de Arte da Bahia. Horário – manhã, tarde e noite

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-090Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-063Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-024Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-184Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-286Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-340Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1004Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1138Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1242Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1462Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: