Salvador, 18 de novembro de 2017
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Japa System no Palco Digital
Quarta-feira 09 Agosto 2017, 19:00 - 20:00

Acessos : 515

Calendário utilizado nos dias atuais. Medicina aplicada no processo de mumificação. Origem da moderna neurociência. São exemplos de descobertas inovadoras desenvolvidas no continente africano, mais precisamente no Egito.  Apesar de toda a história de desenvolvimento em múltiplas áreas do conhecimento, negros e negras em pleno século XXI ainda são invisibilizados. No campo da Ciência, Tecnologia e Inovação não é diferente. Impera a falsa ideia de que as influências do povo negro está unicamente ligadas ao mundo musical e esportista. Todo o resto, ainda é retratado, majoritariamente, pela ótica europeia.

NUBAS – Núcleo Baiano de Animação em Stop Motion. FOTO: Diane Luz

É nesse contexto que para romper com esse imaginário equivocado – sem perder a conexão ancestral com o passado – que a Estação da Lapa, em Salvador, será palco da Ocupação Afro Futurista, de 08 a 11 deste mês.

A Ocupação levará para dentro de um dos mais movimentados terminais da cidade temas como Cultura Digital e Inovação, tendo por diferencial, o recorte de gênero e raça. A iniciativa é fruto da parceria entre a Aceleradora Vale do DendêInstituto Mídia Étnica (IME), com patrocínio da organização Seja Digital.

Entre os nomes confirmados, destaque para o astrofísico Antonio Copete – pesquisador na Universidade Harvard e integrante da NASA; o coletivo Fa.Vela (BH) – aceleradora de negócios com foco no desenvolvimento pleno dos moradores de comunidades de baixa renda; o PretaLab (RJ) – projeto de inclusão das mulheres negras e indígenas nos campos da inovação e tecnologia; da jornalista Maíra Azevedo (Tia Má), empreendedor Paulo Rogério, e da fotógrafa Helemozão.

Com ampla programação para os quatro dias, a Ocupação Afro Futurista surge em meio a um processo de fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade. “Ao contrário de eventos convencionais de tecnologia e inovação, vamos lançar luzes sobre o trabalho de makers e artistas que atuam nas periferias de grandes cidades, em um local muito importante de Salvador”, destaca Paulo Rogério Nunes, cofundador da Aceleradora Vale do Dendê.

Coletivo Afrobapho

Além da série de diálogos, o evento traz para a cidade o universo dos quadrinhos (comics) representado por integrantes do movimento de cosplay de heróis negros, vídeo mapping com VJ Gabiru, oficina de stop-motion e oficinas de vídeos com dipositivos móveis, além dos shows da BatekooJapa System (Baiana System)Ana DumasAfroBaphoÀttooxxá.

“Essa Ocupação AfroFuturista é de grande importância, pois mostra que a população negra sempre foi protagonista quando se fala em tecnologias, e fazer essa ação, com oficinas, mostra de vídeos, música e performances artísticas na estação da Nova Lapa, nos dar a oportunidade de ter um diálogo direto e participação da população com toda sua diversidade de idade, gênero e raça que transita diariamente por neste local central e acessível”, destaca Rosalvo Neto, um  dos diretores do IME.

Fundada em 7 de novembro de 1982, a Estação da Lapa consolidou-se como um dos pontos de maior?fluxo?de pessoas da cidade de Salvador, tendo diariamente uma média de 450 mil passantes. A escolha da estação para abrigar a Ocupação se deu por ser lá um dos principais equipamentos urbanos locais, contemplando toda a diversidade da capital baiana e, atualmente, em pleno funcionamento pós-reforma.

[PROGRAMAÇÃO*]

09/08 (QUARTA-FEIRA)

Ativação Promocional – Seja Digital (A partir 10h)

Exibição de Filmes – (10h – 14h)

Espaço Mídia Étnica Lab – 14h / 16h

Oficina Afro Multimídias (Como fazer vídeos usando dispositivos móveis?)

Facilitador: Coletivo Tela Preta

Duração: 2h

Vagas: 20

Inspirações Digitais – 17h / 17h30

Palestrante: Apresentação da tecnologia Endless

Duração: 30min

Diálogos Digitais (18h – 19h)

Mesa tema – TV Digital e produtores independentes: Um diálogo possível?

Convidados: Cine Indie (Carla Almeida), TVE (Janaína Rocha), TV Bahia (Susana Lima) e TV Aratu (Pablo Reis). Mediação: TV Correio Nagô (Rosalvo Neto).

Palco Digital (19h – 20h)

Atração: Japa System

*O acesso a cada uma dessas atividades será concedido por ordem de chegada.



 

Valor Grátis

Ocupação Afro Futurismo. Irei abordo na #NaveSystem e farei um Workshow demonstrando performances com instrumentos acústicos e digitais. Quem curte um som criativo apareçam lá.

Localização  Estação de Ônibus da Lapa
Nazaré, Salvador , Bahia
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 12.11.17.067Puxadinho MassaLarica. Ano 1. 12 Nov 2017
  • 10.11.17.041Nobreza Vinil Session 2. Lebowski. 10 Nov 2017
  • 04.11.17.143Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 2. 04 Nov 2017
  • 04.11.17.070Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 1. 04 Nov 2017
  • 03.11.17.011Jazz Na Avenida e Tarcísio Santos Trio. 03 Nov 2017
  • 02.11.17.035Varanda dos Cantadores. V. Teatro Sesi. 02 Nov 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Cocaina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: