Salvador, 20 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Orquestra Afrosinfônica
Segunda-feira 18 Dezembro 2017, 17:00 - 19:00

Acessos : 1412

Sobre a Orquestra Afrosinfônica

Criada em 2009 pelo maestro Ubiratan Marques, após suas viagens à África, a Afrosinfônica mistura o popular ao erudito e faz um retorno às origens da música ancestral, sem perder o viés clássico. A partir de pesquisas sonoras e de conceitos intimamente ligados à música afrobrasileira, os 25 integrantes da sua formação trocam conhecimentos e aprendizados com o maestro, e apresentam um conjunto onde a diversidade de estilos é a principal virtude. O projeto “universidade musical” foi estratégico para que as composições eruditas se tornassem mais acessíveis ao público e o naipe de vozes deu à Afrosinfônica um singelo diferencial.

Seu primeiro CD, Branco, lançado em 2014, tem sido muito elogiado pelo público e imprensa especializada. Recentemente, a Afrosinfônica participou do projeto Música e Direitos Humanos 2015, realizado pela CESE e produzido pela Aláfia Produções, onde apresentou show com repertório especial para a ocasião, com algumas músicas escolhidas por Maria Bethânia e rearranjadas pelo maestro Ubiratan. Este evento aconteceu no último dia 12 de dezembro, no Teatro Castro Alves, em Salvador, teve lotação esgotada e muitos elogios registrados nas redes sociais.

 

Mais sobre o Popelô - Salvador, 1ª Capital do Brasil, é conhecida como uma cidade multifacetada e, desde o século XIX, tem apresentado ao mundo suas diversas características e pluralidade cultural. Fazendo um recorte temporal, na década de 50, foram criados os Seminários de Música (hoje, Escola de Música da UFBA) e o Carnaval recebia a “Fobica e o Pau Elétrico”, 1ª versão do que hoje conhecemos como Trio Elétrico e Guitarra Baiana. Desde então, diversas manifestações culturais e movimentos musicais, tais como: Samba Junino (oriundos do Terreiro de Candomblé); Conjunto de Música Nova (criado na UFBA); Jovem Guarda; Rock; Tropicalismo; Blocos Afros; Axé Music e a Música de Concerto têm acontecido e se misturado dentro do mesmo caldeirão musical que é “a nossa capital” e também “o nosso capital”.

O diálogo estético entre tais expressões musicais sempre foi um diferencial da cultura soteropolitana e, ao passar dos anos, tais manifestações artísticas – a “música da academia” e a “música de rua” – ficaram famosas internacionalmente, colocando Salvador no centro das atenções devido a essa riqueza musical. Um dos fatos mais recentes que comprovam tal história é o título de “Cidade da Música”, dado pela UNESCO, em 1° de junho de 2016, reconhecendo Salvador como um ambiente musical extremamente expressivo, tanto para o soteropolitano (que se reconhece nele), quanto para os que tomam contato e admiram sua consistente pluralid ade musical.

É nesse cenário maravilhosamente diverso que o POPELÔ – Polo de Orquestras do Pelourinho – atua, lançando luz sobre grupos orquestrais já existentes na cidade, divulgando as atividades musicais no Centro Histórico, no qual fomentará a música orquestral feita em Salvador, com suas influências históricas e novas tendências estéticas! Para tanto, as quatro orquestras participantes terão uma agenda regular de ensaios abertos e concertos gratuitos, em Igrejas e outros espaços do Pelourinho. Essa ação possui um caráter de Residência Artística, na qual cada orquestra desenvolverá seus trabalhos individuais e també m em conjunto com as outras orquestras participantes, apresentando ao público processos e resultados dessa pesquisa sobre o trabalho orquestral feito hoje em nossa capital. Os grupos participantes são:

Ø  Orquestra Afrosinfônica – sob a direção do M° Bira Marques, dedica-se a um repertório autoral afro-brasileiro com uma arquitetura sinfônica, sob influência de Moacyr Santos e Abigail Moura, além de reconhecidos compositores do século XX, a exemplo de Gershwin, Debussy, Stravinsky, etc.

Ø  Orquestra de Câmara de Salvador – sob a direção do M° Angelo Rafael, está voltada à música de concerto, interpretando obras de grandes mestres da música, tais como: Vivaldi, Bach, Mozart, Villa-Lobos, Mignone, Guerra-Peixe, bem como ao precioso repertório da MPB, com arranjos para composições de Caetano Veloso, Gerônimo, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, dentre out ros.

Ø  Orquestra São Salvador do M° Fred Dantas – sob a direção do M° Fred Dantas, dedica-se ao desenvolvimento de um repertório brasileiro em três vertentes: pesquisa histórica (com obras de Carlos Gomes, Nerpomuceno, etc.); pesquisa etnográfica (chulas, cantos de trabalho, etc.) e desenvolvimento da música de vanguarda com obras atonais e polirrítmicas do próprio maestro Dantas.

Ø  Sanbone Pagode Orquestra – sob a direção do M° Hugo Sanbone, está voltada para um repertório autoral, tendo como ponto de partida os padrões rítmicos do pagode baiano, utilizando técnicas contemporâneas de composição e também o conceito da criação espontânea do jazz, abrindo espaço para a improvisação musical.

Considerando que Salvador possui o DNA das principais influências musicais da cultura brasileira – o que legou a ela a já citada diversidade musical – o POPELÔ fomentará um processo de residência artística cuja troca de saberes e conteúdos técnicos, musicais, artísticos e humanos dão a linha mestra desse potente intercâmbio cultural, beneficiando diretamente o mercado de trabalho, o turismo, a economia e, acima de tudo, a comunidade soteropolitana!

 

Valor Grátis

Sob a direção do M° Bira Marques, dedica-se a um repertório autoral afro-brasileiro com uma arquitetura sinfônica, sob influência de Moacyr Santos e Abigail Moura, além de reconhecidos compositores do século XX, a exemplo de Gershwin, Debus

Localização  Igreja do Boqueirão - Santo Antonio
Largo do Boqueirão, Santo Antonio Além do Carmo
Brasil/Bahia/Salvador
40055-000

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-141Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-025Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-094Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-179Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-268Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-333Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0866Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1136Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1275Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1517Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: