Salvador, 18 de fevereiro de 2018
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Bloco Ilê Aiyê – “Mandela. A Azânia celebra o centenário de seu Madiba”
Sábado 10 Fevereiro 2018, 20:00

Acessos : 65

Considerado um dos mais importantes heróis dessa geração, Nelson Mandela será homenageado durante o desfile do bloco afro mais antigo do Brasil no Carnaval de Salvador. Com o tema “Mandela. A Azânia celebra o centenário de seu Madiba”, este ano, o Ilê Aiyê lança seu olhar, mais uma vez, para África e direciona seus três dias de desfile para ressaltar a importância e contribuição desta personalidade que é tida com Pai da Nação. “Não se trata de um homem normal. Mandela é uma instituição que merece ser celebrada diariamente”, destaca Antonio Carlos Vovô, presidente do Ilê.

O objetivo do bloco que inicia seu desfile no sábado (10), com a sua tradicional saída no Curuzu, no circuito Mãe Hilda (ladeira do Curuzu ao Plano Inclinado da Liberdade), é contar e cantar a trajetória de luta e resistência desse grande líder africano em sua batalha contra o Apartheid e luta pela unificação do país. “Seu trabalho é de fundamental importância para o Ilê Aiyê que, desde a sua fundação, tem como objetivo narrar histórias do povo negro, para que através da consciência e educação conheçamos a nossa verdadeira história”, conta Vovô.

O tradicional cortejo acontece às 21h, com concentração a partir das 20h, em meio a uma cerimônia religiosa presidida pela mãe de santo Hildelice Benta, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu. ?Logo após a chegada no Plano Inclinado, o bloco segue para o Corredor da Vitória, onde inicia o seu primeiro desfile no circuito Osmar (Campo Grande), às 2h da madrugada do domingo (11), em direção a Praça da Piedade.

Já na segunda (12) e na terça-feira (13) de Carnaval, o Ilê Aiyê leva o seu espetáculo cênico-musical para o circuito Osmar. Comandado pelo som marcante da Band’Aiyê, o bloco sai acompanhado de um cortejo comemorativo ao tema do Carnaval com destaque para a chegada do carro que se transforma em um verdadeiro altar para a recém eleita Deusa do Ébano 2018, Jéssica Nascimento. Este ano, mais uma vez, a Deusa vem acompanhada das princesas. As eleitas foram Milena Sampaio Nascimento (2º lugar) e Lorena Matos dos Santos (3º lugar).

Em seguida quem toma a avenida é a ala de canto do Ilê Aiyê com os seus  quatro vocalistas: Jauncy Ojum Bará, Iracema Kilyanne, Iana Marucha e Juarez, que neste Carnaval convidam Graça Onasilê (ex-vocalista do Ilê) e Dhanda da Hora (ex-dançarina do Ilê). Juntos, eles vão animar e encantar os foliões ao apresentar seu festejado repertório com as canções que celebram a história do Mais Belo dos Belos.  E para fechar o desfile à altura,  o Ilê leva para Avenida 60 músicos que vão compor a ala de percussão da sua luxuosa Band’Aiyê.

 

Valor Arry

Primeiro desfile: Concentração no Curuzu (20h às 21h), seguindo até Plano Inclinado da Liberdade. Segundo desfile: a partir de 2h da madrugada de domingo (11/02), saindo da Vitória em direção a Piedade.

Localização  Curuzu
Curuzu. Liberdade
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 03.01.18.035III Noite Cultural. Alb 1. Pátio Igreja. 03 Jan 2018
  • 03.01.18.143III Noite Cultural. Alb 2. Pátio Igreja. 03 Jan 2018
  • 31.12.17.148Reveillon do LáLá. 31 Dez 2017
  • 31.12.17.068Reveillon da Lua. Cantina Lua RV. 31 Dez 2017
  • 31.12.17.010Reveillon da Baia. Patio Igreja Barra. 31 Dez 2017
  • 30.12.17.017Samba da Liv. Grupo Pintura de Tela. 30 Dez 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Lava Jato_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: