Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
ChOrOSCoMFuSãO
Terça-feira 23 Outubro 2018, 20:00

Acessos : 309

'ChOrOSCoMFuSãO * Concerto Comentado'- Grupo formado por Juvino Filho (clarinetista, compositor, pesquisador, professor da UFRB), Alexandre Vargas (guitarrista, violonista, bandolinista, compositor, arranjador, diretor musical, pesquisador, professor da Escola de Música do Estado da Bahia, em Salvador) e Alex Mesquita (guitarrista, violonista, bandolinista, compositor, arranjador, diretor musical, pesquisador, professor da UFBA), músicos de experiências plurais que desenvolve trabalhos a partir da diversidade musical brasileira, considerando suas confluências e tendências culturais ao longo de todo o processo de mestiçagem, consolidação e difusão da Cultura Musical Brasileira através das culturas indígena, luso, afro, arábica, e outras que juntas amalgamaram os movimentos das brasilidades. Um dos principais objetivos desse coletivo é estudar, estruturar, experimentar e difundir o manancial cultural-musical existente na Bahia, principalmente aqueles parcial ou totalmente desconhecidos pela sociedade.


Juvino Filho - (clarinetista, compositor, arranjador, diretor musical) Natural de Algodão-Bahia-Brasil, é Clarinetista e Professor Doutor em Música da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Possui Pós-Doutorado em Estudo da Pedagogia Musical Brasileira e Doutorado em Música com concentração em Clarineta pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, tendo Especialização (K.A. KünstlerischeAusbildung) em Clarineta na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Stuttgart-Alemanha. Juvino é Fundador-Coordenador da Banda de Câmara Passo Doble, da Escola de Choro Cacau do Pandeiro e atual Presidente do Clube do Choro da Bahia, ambos em Salvador, Bahia. Atuou como clarinetista e solista em diversas óperas, concertos, recitais e shows no Brasil e também no exterior, citando como destaque: a Orquestra da Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Stuttgart, Alemanha; a Ópera Jovem de Reutlingen na Alemanha, a StuttgarterSinfonieta, Alemanha (gravando CD), a Orquestra e Banda Sinfônica da UFBA, Orquestra de Câmara da Bahia, Clube do Choro de Brasília, Festival Clarinete In Orquestra Loures-Portugal com António Saiote. Tocou e participou de gravações com artistas como: Paulo Sérgio Santos, Mário Ulloa, Antônio Carrasqueira, Cacau do Pandeiro, Luiz Melodia, Luiz Caldas. Foi laureado com o Prêmio Braskem Arte e Cultura e Prêmio Rumos Música Itaú Cultural com gravação de CD e DVD. Lançou o CD “Cartas Musicaes” e recentemente o livro “A Clarineta Pelas Bandas da Bahia: O Legado de Manuel Tranquillino Bastos”-EDUFMA, 2012. Atualmente faz pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa-UNL/CESEM e Universidade de Aveiro-UA/INET-MD com projeto o “Clarineta Brasileira”.

Alexandre Vargas - (guitarrista, bandolinista, violonista, compositor, arranjador, diretor musical) A carreira do músico bandolinista, violonista, guitarrista, compositor, produtor, e educador musical Alexandre Vargas apresenta-se como uma espiral ascendente. Uma trajetória galgada na experimentação sonora e na versatilidade. O músico baiano nasceu em Ilhéus, no ano de 1970. Por influência de sua irmã (Annete Vargas), começou a tocar violão aos 15 anos, época em que adquiriu sua primeira guitarra. Desde então, já demonstrava seus dotes musicais em festivais escolares, motivado pela intensa movimentação de rock´n´roll nos anos 1980. A partir de 1990 já acompanhava grandes nomes da música baiana em festivais internacionais. Guitarrista respeitado em outras plagas desenvolveu uma técnica própria, demonstrando sua forte personalidade, penetrando espaços inusitados e sendo bastante reconhecido por sua pegada virtuosa e extremamente criativa. Participou da oficina de composição e regência na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia - UFBA (1988), ingressou na graduação da UFBA em 2004 e se formou em 2010, obtendo o diploma de Licenciatura em Música, e, em 2015 se tornou Mestre em Educação Musical como o tema “A Arte de Tocar Guitarra Baiana”; em 2016 iniciou o Doutorado em Educação Musical no Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, com pesquisa sobre A Estruturra Rítmica da Música Afro-Baiana. No entanto se considera um autodidata e incansável pesquisador, flertando com o hard rock, o rock´n´roll, o rhythm´n blues, o erudito, a MPB, o samba, o choro e a alma da tradição musical da Bahia, quando da época do lançamento do 1º disco de Dodô e Osmar - Jubileu de Prata (1974). Inúmeras foram as bases de estudo para sua singular formação musical. Suas intervenções têm influenciado a musicalidade baiana, através de sua pegada rock´n´roll, inserindo elementos novos e realizando significativas fusões com ritmos regionais. Em Olha o Gandhy Aí (Daniela Mercury - onde gravou guitarra baiana), como em Superstição (Cicoguita), desenvolveu uma técnica percussiva muito particular, executada com instrumentos de corda, usando, no caso, a guitarra. Chamou a atenção quando resolveu inserir o uso mais contínuo da guitarra baiana em shows e gravações. Artista bastante elogiado encantou a cantora Dulce Pontes com seus acordes de guitarra portuguesa. Principais influências: Armandinho Macêdo, Trio Elétrico Dodô e Osmar, Jimmy Page, Steve Vai, YngwieMalmsteen, Allan Holdsworth, Rush, Jimi Hendrix, João Gilberto, Hermeto Pascoal, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Hélio Delmiro, Beethoven, Vivaldi, Sebastian Bach, Paco de Lucia, entre outros.

Alex Mesquita - (violonista, guitarrista, compositor, arranjador, diretor musical) Considerado uma das maiores referências no contexto da música instrumental e popular na Bahia, o violonista e guitarrista Alex Mesquita se apresenta nos dias 08 e 09 de janeiro, sexta-feira e sábado, com o show “O Som das Coisas”, às 20h30. Seus convidados são os cantores Saulo e Xangai (08) e o ator Ricardo Castro (09) que, ao lado de Mesquita, fará uma homenagem a Vinícius de Moraes. Apresentando composições autorais e versões de sucessos da música popular brasileira, o show explora as habilidades de instrumentista do músico e mostra sua ampla influência musical, que conta com ritmos desde as chulas e os sambas de roda do recôncavo baiano, às músicas eruditas e contemporâneas, frutos de sua experiência nos Estados Unidos e na Europa. Mesquita é formado em Música pela UFBA e docente dessa mesma instituição, com cursos realizados nos Estados Unidos – GuitarInstituteofTecnology e RecordingInstituteofTecnology. Além das participações em discos de nomes como Tereza Salgueiro e Margareth Menezes, o guitarrista e violonista também acumula passagens em projetos de Carlinhos Brown, Virgínia Rodrigues, Caetano Veloso, Raimundo Sodré, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Flávio Venturini, Saulo, Daniela Mercury e Roberto Mendes.



 

Valor  R$ 10 / R$ 5

'ChOrOSCoMFuSãO * Concerto Comentado', formado por Juvino Filho (clarineta), Alexandre Vargas (guitarra baiana) e Alex Mesquita (violão), tendo como convidados especiais os instrumentistas Cesario Leony (contrabaixo) e o espanhol Carlos Bla

Localização  Teatro SESC-SENAC Pelourinho
R. Ruy Barbosa, 19 - Centro
Brasil/Bahia/Salvador
40020-070
(71) 3324-4502

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-110Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-011Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-058Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-176Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-288Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-319Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0983Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1219Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1295Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1619Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: