Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Lançamento do Primeiro CD - Vida de Puppa Santana
Quarta-feira 10 Outubro 2018, 21:30

Acessos : 344

Puppa Santana, natural de Salvador (BA), nasceu em 1975. Na infância, descobriu sua grande paixão, a música. O sentimento aflorou após começar a tocar atabaques africanos na casa da avó, prática que era constante. Aos oito anos iniciou os estudos de violão e, aos dez, já participava de apresentações em colégios de sua cidade. Nesse mesmo período, por influência de Vandinho de Carvalho e Marcelo Brasil, passou a estudar bateria e percussão na oficina da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia, acompanhado por Jorge Onça e Jorge Sacramento. Estudou também com Guimo Mingóia e Lula Nascimento, grande nome do Jazz mundial.

O primeiro desafio ocorreu aos 18 anos de idade quando foi convidado a tocar no cenário mineiro, mudando-se de Salvador para BH. Dedicado e em processo constante de aperfeiçoamento técnico, passou a se destacar na área musical. Ao longo da trajetória profissional, acompanhou bandas e artistas de vários estilos musicais como Vitor e Léo, César Menotti e Fabiano, Marku Ribas, Júlia Ribas, Banda Vil Metal, além dos ex-integrantes do Skank, Banda Orkídea, Swing de Palha, Juliano Mourão do Omeriah,Tarsila Costa, Leandro Lima, Kenia Aguiar, Banda Vira e Mexe, Pagolando e Grupo Carisma.

Experiente, foi diretor musical e arranjador no Programa Caravana Band, na Emissora Bandeirantes, onde acompanhou Nonato e Noel, Bob Charles, Reginaldo Rossi Cover, entre outros. Tocou também no espetáculo Los del Roccio da coreógrafa e bailarina Fátima Carreteiro no Palácio das Artes, em dezembro de 2001. No mesmo ano, passou a acompanhar o grande cantor mineiro Play, ex-Nepal (backing vocal das bandas J.Quest, O Rappa e da cantora Vanessa da Matta), Kid Monteiro (Timbalada) e a cantora cubana Tereza Morales.

Em Minas, Puppa Santana atuou como professor de bateria e percussão na Casa Azul Escola de Música, no Centro de Cultura Nansén Araújo (SESI MG), no Unicentro Newton Paiva e na sua própria escola. Estudou com Santiago Reither, originário de Havana-Cuba, mestre em percussão, o qual foi parceiro no grupo Sonora Havanera. Estudou também com Esdras Ferreira, conhecido como Neném Batera. Participou de vários workshops e Master Class com Naná Vasconcelos, Dave Weckl, Carlos Bala, Albino Ifantozzi, Claudinho Infante, Giovanni Hidalgo, Dennis Chambers, Téo Lima e Paulinho Braga, entre outros.

A grande conquista se deu em 11 de Janeiro de 2002, na Utópica Marcenaria, quando gravou ao vivo seu primeiro CD demonstrativo, com a participação de Fábio Gonçalves (guitarra) e Aloísio Horta (contra-baixo). Desenvolveu esse projeto fazendo shows com músicos de alto nível como Beto Lopes, o saudoso Andre Cafe, Chico Amaral, Zé Namem, Caio Graco, Chico Amaral, Beto Lopes, Enéas Xavier, Ricardo Fiúza, Cleber Alves, Toninho Horta.

De volta à terra natal, em 2005, Puppa tocou com os amigos Cesário Leony, Leitieres Leite, André Becker, Ivan Huol, Ivan Bastos, Joathan Nascimento, Mou Brasil, Zito Moura, Luisinho Assis, Paulo Andrade, João Teoria, Ito Bispo, Luciano Calazans, Andre Magalhãs, Gabi Guedes, Orlando Costa, entre outros.

Em abril do mesmo ano, iniciou um trabalho de pesquisa musical afro-brasileira, explorando especialmente as rítmicas nordestinas e fazendo uma criação com os elementos da música pop, erudita e de culturas diversas.

No final de 2006, o músico volta à capital mineira e recomeça uma nova jornada, trabalhando em estúdio, dirigindo, arranjando e gravando o CD da Banda Deriva e de outros artistas com sonoridades diferentes. No período, tocou também com o cantor sertanejo Renato Mattos e com o cantor e compositor pop Daniel Bravo.

De janeiro a fevereiro de 2007, retornou a temporada de trabalho instrumental. Puppa Santana Trio fez shows no Café Status e Villa Rizza. Em seguida, até maio, o grupo fez apresentações semanais nos charmosos e elegantes restaurantes como o Botica, Graciliano e T.G.I Friday´s. Nesse último, houve a participação da cantora de jazz americana Katrina Mena.

Em comemoração aos 32 anos de idade, em junho de 2007, Puppa produziu show do espetacular cantor e compositor carioca Cláudio Zoli, com quem tocou em Betim (MG), nos dias 7 e 8 de junho. Já no segundo semestre, o músico fez diversas apresentações independentes e também com artistas e grupos. Tocou também com o cantor Netinho Deoly, com o virtuoso guitarrista paulista Edu Negrão, a quem acompanha desde 1999.

Em 2008, Puppa participou do quarteto de Paulinho Andrade no elegante e requintado Tom do Sabor, em Salvador, e gravou com Cesário Leony e Bira Marques seus novos temas. A partir daí, o projeto “Puppa Santana Trio” alavancou por meio do novo trabalho Afro Groove, apresentado em vários lugares como no Tom Do Sabor, em (SSA) Café Status, no Café da Travessa, Café Com Letras e Graciliano, TGI Friday, Capim Limão e tantos outros.

Outra fase da carreira teve início em outubro de 2008, quando foi para Porto Alegre e começou a tocar com a Banda Zig Now, com Adelamir Neto, Antonio Flores, Zeco Darde e Aline Mux. O trabalho instrumental também ganhou novos rumos, junto com o guitarrista Antonio Flores, o baixista Adelamir Neto, com várias apresentações na capital gaúcha. Fizeram parte também o pianista gaucho Tonda Pecoits e o baixista Matheus Nicolaiewsky.

Com o formato de trio e quarteto, Puppa levou sua música para diversas cenas portoalegrenses como a 72 NY, Theatro São Pedro, além de apresentações na TVE e TVcom, com o mago das comunicações gaucha Roger Lerina, cujas críticas colaboraram na ascensão do trabalho de Puppa.

De Porto Alegre Puppa fez uma breve passagem por Brasília, em 2010. Em seguida, mudou-se para São Paulo, onde houve reconhecimento de seu talento e grande repercussão do trabalho. Fez shows em locais conceituados como o Terraço Itália, The Orleans, Ao Vivo Music e DiQuinta. As apresentações nesses locais foram constantes.

O músico também acompanhou humoristas como Nany People, Marcelo Madureira, Guilherme Santana, Fernando Caruso, Marcos Veras e outras feras do Stand-up Comedy brasileiro no palco do Teatro Procópio Ferreira. Fez parceria com Carla Maués, cantora e compositora vencedora do Mulheres Que Brilham do Raul Gil, de Belém do Pará que atualmente integrante da banda X- Calypso. De 2013 a 2016, a rotina de Puppa foi movimentada, com grandes temporadas no Full Jazz Bar (Curitiba), no Chalezinho (Porto Alegre) e no The Orleans (São Paulo). Nesse período, o músico iniciou, paralelamente, a produção de seu novo CD, “Vida”, cujo lançamento ocorrerá em 2018 e 2019 nas capitais onde foi acolhido com carinho e respeito ao seu trabalho.

No dia 10 de Outubro, Quarta-Feira, Puppa faz o lançamento na Varanda do SESI, e não para por aí, o público curitibano terá o prazer de prestigiar o novo show em uma curta temporada nos dias 18, 19 e 20 de outubro no Full Jazz Bar e nos dias 09 e 10 em Porto Alegre no Studio Clio.

 

Valor R$ 20

Puppa Santana, natural de Salvador (BA), nasceu em 1975. Na infância, descobriu sua grande paixão, a música. O sentimento aflorou após começar a tocar atabaques africanos na casa da avó, prática que era constante.

Localização  Varanda do Teatro SESI - Rio Vermelho
Rua Borges Reis, 09. Rio Vermelho.
Brasil/Bahia/Salvador
41950-600
(71) 3616-7064

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-103Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-044Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-091Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-115Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-250Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-314Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0900Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1216Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1355Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1553Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: