Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Oxum
Domingo 21 Outubro 2018, 19:00

Acessos : 97

Onde está o seu poder? Onde você seca? Conta um itan africano que através de um levante organizado e liderado por Oxum, às mulheres foram convocadas a secar o mundo, deixando-o infértil e desequilibrado. Para que todos compreendessem a importância das mulheres na concepção e organização do mundo.

“A revolução social é feminina e chegou a hora da Mulher Negra falar de si, por si e sobre si. Oxum é um espetáculo de poderamento feminino negro, onde a mulher Negra contemporânea é convocada a buscar o seu poder”, declara Onisajé (Fernanda Júlia), diretora artística do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA). O espetáculo também tem direção do coreógrafo Zebrinha e dramaturgia de Daniel Arcades.

Na dramaturgia aparecem quatro qualidades de OXUM: Opará – Justiceira e guerreira; Okê ou Loke – caçadora; Abotô ou Yaboto, relacionada ao parto e ao nascimento e ao encantamento; e Ijimu, a feiticeira e senhora da fecundidade.

Faz-se ainda referência a Yami, mãe ancestral, síntese e geratriz do poder feminino. Na poética do Nata, cada Oxum é interpretada pela atriz que tem o arquétipo correspondente a qualidade. Para escolher essas qualidades, a voz – o lugar de fala – das atrizes se tornou algo importante. Oxum é um mergulho no autocuidado entre mulheres negras.

Para Oxum, o NATA convidou mais três atrizes – Fernanda Silva, Ive Carvalho e Tatiana Dias -, que foram selecionadas através de audição. Fazem parte do elenco os integrantes do grupo: Fabíola Nansurê, Antônio Marcelo, Daniel Arcades, Thiago Romero - que assina a direção de arte - e Nando Zâmbia, que assina a iluminação e a coordenação técnica da peç­­­­a. Para completar o quadro de interpretes, o grupo traz a cantora Joana Boccanera, que também assina a preparação vocal.

Zebrinha comenta que o espetáculo faz uma leitura moderna ao mostrar o entrelaçamento do mítico com o contemporâneo. “Ao ser iniciado passei por um upgrade. Hoje, como filho de Ogun, consigo enfrentar a batalha que é calçar um salto alto. É desta forma que encenamos essa yabá. Mostramos que essas mulheres, acima de tudo, carregam o poder e o comportamento da Oxum. Ou seja, do arquétipo que carregam. Elas levam a orixá em sua personalidade”.

De acordo com Daniel Arcades, a dramaturgia em Oxum aprofunda o processo de pesquisa feito nos trabalhos anteriores do Nata. “Mantêm o lírico-narrativo aliado a presença das vozes políticas femininas. A grande novidade é esse lugar de fala. Durante muito tempo, o NATA foi majoritariamente masculino. Em Oxum, ao trazermos quatro atrizes, o grupo passa a ser mais feminino, interferindo na dramaturgia”.

Daniel explica que a dramaturgia aprofunda o intercâmbio entre tradição e contemporaneidade, trazendo um discurso que pensa no protagonismo feminino. “Pensamos em dois lugares: no lugar de fala e escuta. O discurso feminino precisa estar ao alcance de todos, mas em lugares diferentes. Esse assunto não é só de mulher e sim de todos, mas a fala precisa ser delas”.

Com isso, o espetáculo Oxum vem para fazer as seguintes perguntas: Onde está o poder da mulher negra? Ela tem consciência desse poder? Onde ela seca o mundo? A montagem é um levante contra o feminicídio negro e a invisibilização da mulher negra na contemporaneidade.

“Lugar de fala não é só o lugar que se está falando, mas a visibilização e legitimação desta fala, citando aqui a filósofa Djamila Ribeiro. É o que estamos propondo em Oxum. É a mulher falar de si, por si e sobre si. O homem é criado para valorizar-se desde sempre. E a mulher negra é o outro do outro. Vem depois da mulher branca”, descreve Onisajé, ao reforçar que a sociedade precisa visibilizar essas vozes femininas negras.

Mas, é impossível falar de feminino sem trazer uma proposição de uma nova masculinidade. “O espetáculo traz dois princípios fortes do texto: o lugar de fala e de escuta. O homem precisa escutar e estudar nossas questões. A dramaturgia é de Daniel, mas foi construída a partir das vozes das mulheres que fazem parte desse projeto – atrizes, produtoras e conselheiras”, explica.

Além de Daniel Arcades na dramaturgia, Onisajé divide a encenação com o coreógrafo Zebrinha. “O homem tem que afirmar o feminismo e enxergar o papel dele nessa luta. O problema não é o homem e sim o machismo. Não queremos uma inversão de supremacia e sim a complementariedade, pois no matriarcado sabemos a importância da mulher e do homem juntos”, destaca.

O espetáculo OXUM faz parte do projeto OROAFROBUMERANGUE, aprovado no Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). A realização é do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA) e uma produção da Modupé Produções.

 

Valor R$30 (inteira)/ R$15 (meia-entrada)

Onde está o seu poder? Onde você seca? Conta um itan africano que através de um levante organizado e liderado por Oxum, às mulheres foram convocadas a secar o mundo, deixando-o infértil e desequilibrado.

Localização  Teatro Vila Velha - Campo Grande
Av. Sete de Setembro, s/n Passeio Público - Campo Grande
Brasil/Bahia/Salvador
40080-005
(71) 99208-2655
http://https://www.teatrovilavelha.com.br/

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-098Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-034Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-055Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-114Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-203Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-295Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0884Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1088Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1360Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1632Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: