Salvador, 03 de August de 2020
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
XII Festival de Canto Popular. com direção de Ana Paula Albuquerque
Quarta-feira 20 Novembro 2019, 19:30

Acessos : 61

Com direção geral da premiada cantora e professora de Canto, Ana Paula Albuquerque, a programação inclui recital, shows e pocket-shows de diversos estilos, formatos e temáticas

A Amazônia e os povos indígenas serão inspirações para a realização do XII Festival de Canto Popular. Capitaneado pela cantora e professora Ana Paula Albuquerque, através da Escola Baiana de Canto Popular, o projeto engloba mostras e pocket-shows com repertório de clássicos da MPB e canções da Nova Música Brasileira. Entre eles, Joyce Moreno, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Rita Lee, Sueli Costa, Larissa Luz, Céu, Ava Rocha e uma série de outras composições, inclusive, autorais. O festival acontece em  diferentes espaços culturais de Salvador, com ingressos a preços populares. A programação é para que ele aconteça entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro.

SOBRE ANA PAULA ALBUQUERQUE

Ana Paula Albuquerque, cantora, compositora, arranjadora e professora de canto popular da Escola de Música da UFBA e da Escola Baiana de Canto Popular. Maranhense, criada no Pará, Ana Paula elegeu a Bahia como seu estado. Apaixonando-se pela musicalidade local quando ainda aos 16 anos, veio estudar música na UFBA. Intérprete reconhecida no cenário baiano, com grandes influências jazzísticas, dá espaço para a improvisação e para a inventividade, referência vocal em Salvador como intérprete e educadora. Em sua trajetória musical conquistou vários prêmios nos principais festivais de música da Bahia e dividiu palco com renomados da MPB como Vanessa da Mata, Zé Manoel, Filó Machado, Roberto Mendes, Riachão, Mateus Aleluia, Antônio Carlos e Jocafi dentre outros. Lançou seu primeiro álbum em 2013. Como educadora é mestra pela UNICAMP e desenvolve pesquisa sobre o ensino do Canto Popular nas universidades públicas brasileiras, atuando como docente na Universidade Federal da Bahia. Ana mantém há dez anos a Escola Baiana de Canto Popular, fundada por ela, onde desenvolve com seus alunos trabalho de pesquisa musical e desenvolvimento vocal, tem sido referência na formação de vários artistas baianos da nova geração como Luedji Luna, Illy, Filipe Lorenzo, Aiace e Gab Ferreira (citando apenas alguns).

SOBRE A ESCOLA BAIANA DE CANTO POPULAR

Nos últimos 11 anos, a Escola Baiana de Canto Popular, fundada pela  cantora e professora Ana Paula Albuquerque. vem se destacando como centro de formação para cantores.   Com metodologia própria, a artista tem seu trabalho reconhecido e elogiado por diversos alunos/cantores que se formaram e já passaram por ela. Cantores amadores e profissionais e mesmo os que ainda não se identificam como cantores e somente querem desenvolver a voz, são imersos em um trabalho de auto-conhecimento através da voz-corpo-música. Toda esse enriquecimento metodológico do trabalho feito por Ana Paula é fruto dos últimos anos de dedicação aos estudos de voz e corpo com a professora Linda Wise do Instituto Roy Hart – Pantheatre (Paris, França). No campo da estética musical a ênfase é no canto popular brasileiro com prática de performance no palco um dos grandes diferencias do trabalho desenvolvido na escola. Semestralmente os alunos se apresentam publicamente, em teatros da cidade sendo acompanhados por músicos profissionais. A Escola Baiana de Canto Popular é pioneira em diversos quesitos do ensino e prática do canto em Salvador.

Na escola já foram montados diversos shows temáticos através de pesquisas realizadas pela professora e por seus alunos. Desde a sua fundação, vem prestando homenagens a importantes nomes da música baiana, dentre eles, Roberto Mendes, grupo Os Tincoãs, ao trio Batatinha, Ederaldo Gentil e Riachão;  a dupla Antônio Carlos e Jocafi; a cantora, compositora e instrumentista Rosa Passos, além do show especial Yabás: louvação à Yemanjá, montado com alunas compositoras.

QUE

 

Valor R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Com direção geral da premiada cantora e professora de Canto, Ana Paula Albuquerque, a programação inclui recital, shows e pocket-shows de diversos estilos, formatos e temáticas

Localização  Teatro do SESI Rio Vermelho
Rua Borges Reis, 09. Rio Vermelho
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.423Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.294Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.191Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.027Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.238Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.092Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Lava Jato_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: