Salvador, 25 de February de 2021
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
“Voltando aos Palcos” apresenta: Nara Couto em “Outras Áfricas”
Sexta-feira 23 Outubro 2020, 20:40

Acessos : 27

O terceiro show do projeto “Voltando aos Palcos” do Teatro Castro Alves (TCA) traz “Outras Áfricas” para a Sala do Coro do TCA. Nara Couto apresenta o espetáculo musical que marcou sua estreia em carreira solo, estabelecendo uma ponte entre o continente africano e a Bahia, através de seus compositores, em releituras contemporâneas de canções clássicas e novas propostas sonoras. O público poderá assistir ao vivo no dia 23 de outubro (sexta-feira), às 20h40, em transmissão no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), na TVE Bahia e na 107.5 Educadora FM Bahia, possibilitando acesso amplo e gratuito a pessoas em todo o estado e em qualquer lugar do planeta.

Em cena, a cantora será acompanhada pelos músicos Ldson Galter, Marcelo Galter e Reinaldo Boaventura. De um lado, o repertório busca as raízes da música africana que, nas últimas décadas, alcançou repercussão mundial através de vozes como as de Miriam Makeba, Sara Tavares e Lura, referências para Nara. Mas também privilegia a boa composição baiana, trazendo releituras da obra de Roberto Mendes, Capinam, Mateus Aleluia, Carlinhos Brown, Jarbas Bittencourt e até um clássico samba do imortal Batatinha.

Por se fundamentar na dinâmica percussiva e na voz, o espetáculo é intimista e referenciado na herança dos negros bantos. Responsáveis pela introdução, no continente americano, de múltiplos instrumentos musicais, como a cuíca ou puíta, o berimbau, o ganzá e o reco-reco, bem como pela criação da maior parte dos folguedos de rua até hoje brincados nas Américas e no Caribe, foram certamente africanos do grande grupo etnolinguístico banto que legaram à música brasileira as bases do samba, ou semba, como é conhecido pelas bandas de lá, assim como pela grande variedade de manifestações culturais que lhe são afins.

O show “Outras Áfricas” tem esse título inspirado em uma canção do compositor Jarbas Bittencourt, que expressa claramente o desejo da cantora de buscar uma africanidade própria, que seja o somatório das experiências dela no universo dessa herança africana tão cultuada e mítica, que é também matriz de tudo o que se cria musicalmente na Bahia e em boa parte do mundo na atualidade.

Sobre o “Voltando aos Palcos” – É na Sala do Coro que o Complexo do TCA dá seu primeiro passo na retomada do uso de seus palcos. No projeto “Voltando aos Palcos”, Lazzo Matumbi, Jarbas Bittencourt, Leo Cavalcanti, Majur, Marcia Castro e Nara Couto farão shows exclusivos e os dois corpos artísticos do TCA – o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – apresentarão performances inéditas especialmente criadas para esta série, que tem transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), na TVE Bahia e, no caso dos shows, também na 107.5 Educadora FM Bahia, de 25 de setembro a 11 de dezembro, sempre às sextas-feiras. O “Voltando aos Palcos” se configura, assim, como uma etapa de transição nas práticas de distanciamento, sem a participação presencial do público, mas já reaquecendo os palcos do TCA. Para sua execução, serão seguidos rígidos protocolos de segurança e saúde que evitam as transmissões da Covid-19, conforme estabelecidos pelos órgãos competentes. A curadoria dos shows, além de prezar pela qualidade artística e pelo fomento à cena musical baiana, observou formatos com número reduzido de participantes. Como resultado, o TCA oferece ao público acesso gratuito e virtual a uma programação qualificada, diversificada e com toda técnica de ponta típica das produções do Complexo.

“Voltando aos Palcos” apresenta:

Nara Couto

Quando: 23 de outubro de 2020 (sexta-feira), 20h40

Onde: Transmissão ao vivo a partir da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA)

Canal no YouTube do Teatro Castro Alves: www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

TVE Bahia

107.5 Educadora FM Bahia

Contato  Exibição: No canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), na TVE Bahia

Valor Grátis

A cantora será acompanhada pelos músicos Ldson Galter, Marcelo Galter e Reinaldo Boaventura. De um lado, o repertório busca as raízes da música africana que, nas últimas décadas, alcançou repercussão mundial através de vozes como as de Miri

 

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.447Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.347Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.152Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.117Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.212Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.128Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: