Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Live Show de lançamento do disco “Preta Brasileira com Juliana Ribeiro
Sábado 10 Abril 2021, 20:00

Acessos : 616

A canção autoral Preta Brasileira, que dá nome ao segundo álbum da artista, compositora e historiadora Juliana Ribeiro, nasce de uma inspiração sua, após participar do filme “Go Brazil Go!”, do cineasta norte-americano Spike Lee. A composição irreverente aborda o universo da mulher negra contemporânea, suas questões cotidianas, o machismo, o racismo, entre outros assuntos. Contudo, o título do disco, “Preta Brasileira – Estúdio Vivo”, é fruto de uma experiência muito viva, imersiva, colaborativa e intensa de gravações ao vivo, numa atmosfera litorânea, mística e plena de baianidade da praia de Massarandupió.

O disco traz as sonoridades da Diáspora Africana, do Nordeste a Cuba, do samba ao jazz. E nada mais simbólico do que lançar esse novo trabalho na programação do SESC Sonoridades (SESC Bahia), em homenagem ao mês das mulheres. A única apresentação do show de lançamento será no dia 10/04, às 20h, no youtube oficial do SESC Bahia: www.youtube.com/c/SescBahiaoficial E terá a participação especial do cantor e compositor César Batista, músico, marido da artista e compositor da faixa bônus "Sonora", uma homenagem homônima à filha do casal. O álbum “Preta Brasileira – Estúdio Vivo” vai estar disponível nas principais plataformas de streaming.

O disco reúne composições autorais, como “Dragão de Gaudi”, na qual mostra o seu lado intimista, num arranjo para trompete e voz, pensado pela artista com influência da nigeriana Sade Adu. Nesta, a intérprete convidou a cantora Vânia Abreu para dividir os vocais. Já "Rainha Ginga”, composição sua, em parceria com Lia Chaves, homenageia a lendária diva negra Clementina de Jesus. E ainda nessa veia autoral entra “Ella”, um chula-jazz que fala sobre uma mulher que se liberta através da dança, tecendo homenagens a diversas matriarcas, sambadeiras e yalorixás.

Canções inéditas de grandes nomes nacionais, como Roque Ferreira, foram compostas especialmente para o álbum, é o caso de “Lindomar”, uma chula corrida, e “Mulher: Pessoa que Fala”, com arranjo de piano e acordeon e as participações luxuosas de Fernando Marinho e Cicinho de Assis. Do seu "padrinho musical" Riachão, vem “Panela no Fogo”, que ganha arranjo com tubas e claves de maracatú; e “Bela Oxum” (de Gerônimo Santana, Lapa e Vevé Calazans ), um presente para a cantora, no meio da sua gravidez. Destaque para o clássico da MPB, “Carcará” (João do Vale e José Cândido), que traz claves cubanas e uma releitura social do show Opinião (de 1964).

O disco “Preta Brasileira – Estúdio Vivo” foi se tecendo ao longo dos anos, nos principais palcos da Bahia – com pré-lançamento em janeiro do ano passado, no consagrado Teatro Castro Alves); e em shows pelo Brasil, no Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Pernambuco, São Paulo - e até mesmo nos Estados Unidos, no Cleff Club of Jazz,, na Filadélfia. Um repertório “pulsante e pensante”, como Juliana gosta de chamar, que transborda identidades, brasilidade, samba feminino, suingue, ancestralidade e contemporaneidade. E tudo isso deságua num processo de criação em que a artista carregava em seu ventre Sonora, sua primeira filha, atualmente com 9 meses. Uma maternidade que também dá a luz a esse novo disco. Uma curiosidade é que o marido da cantora, o músico e professor César Batista, compôs a canção "Sonora", que entrará como faixa bônus do álbum.

A programação de lançamento inclui a realização de lives com a cantora, que irão ocorrer no instagram @julianaribeiro_oficial , ao longo do mês de março, com a participação de especialistas locais e nacionais em Música. As datas e horários serão divulgadas nas redes sociais da artista.

Com produção fonográfica de Caji Andrade e direção musical e violões de Marcos Bezerra, os músicos entram como parceiros na obra. São eles: Lorena Martins (bateria/backing vocal), Fabrício Cyem (baixo/backing vocal), Rosimeire Ratinha (percussão), Rafael Bolota (percussão), Vinicius Freitas (flauta/arranjos), além das participações especiais de Fernando Marinho (piano), Cicinho de Assis (sanfona), Felipe Guedes (bateria, baixo, violão, teclado e clarineta), Jelber Oliveira (teclados), Jamberê (Tuba), Fernando Miranda (Trompete), Luan Almeida (trompa, violinos, violoncelo e viola) e Marcos Sampaio nas gravações em Estúdio.

A gravação do disco “Preta Brasileira – Estúdio Vivo” tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

O QUE: Live-Show de lançamento do disco “Preta Brasileira – Estúdio Vivo” | Juliana Ribeiro

QUANDO: 10/04/2021 HORÁRIO: 20h

ONDE: www.youtube.com/c/SescBahiaoficial / Youtube Oficial do SESC Bahia / SESC Sonoridades

QUANTO: GRATUITO

Contato  Exibição: www.youtube.com/c/SescBahiaoficial / Youtube Oficial do SESC Bahia / SESC Sonoridades

Valor Grátis

Aos 20 anos de carreira, a artista, compositora e historiadora homenageia a mulher contemporânea através de canções autorais, sambas e composições de Gerônimo, Riachão, Roque Ferreira, gravadas pela primeira vez

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-185Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-055Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-006Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-155Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-228Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-303Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0844Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1228Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1321Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1566Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: