Salvador, 18 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
16ª Edição do Festival de Rua Online!
Sábado 12 Junho 2021, 17:00 - 21:00

Acessos : 264

Chegou a hora! O Festival de Rua Online acontecerá de 11 a 13 de junho de 2021, das 17h às 21h, totalmente ao vivo e gratuito, sem a participação de público, pelo canal do Festival de Rua, no Youtube. Este ano as apresentações acontecerão no ambiente mágico do Mercado Iaô, a antiga fábrica que virou 'fábrica cultural' na beira do mar, na Ribeira. Neste local, onde é possível executar o evento ao vivo com segurança, serão montados nove pontos de apresentação. A direção artística do festival pretende aproveitar ao máximo das possibilidades que a área do Mercado Iaô contém, criando situações de interação dos artistas com este ambiente inspirador. As câmeras serão os olhos do público.

Assim não haverá aglomeração e todos os protocolos exigidos para a realização do festival serão cumpridos. Nesta edição, serão 22 atrações, com 10 grupos se apresentando por dia, com duas a três intervenções cada um.

Em substituição às oficinas, o Festival será aberto com a live “O Movimento e a Palavra” no dia 11/06 às 16h, com a dançarina, atriz, coreógrafa e diretora teatral Clarisse Abujamra e a bailarina com formação em flamenco no Brasil e na Espanha, Ale Kalaf. Essa live tem como objetivo contribuir para a formação de novos bailarinos e para despertar o interesse do público “leigo”, mas que aprecia a dança. Essa live será mediada pela jornalista e apresentadora Doris Pinheiro.



O Festival Internacional de Artistas de Rua – Online é uma realização da Selma Santos Produções e tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.



Conheça os artistas que fazem o Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia – Online

Ale Kalaf - Dança Flamenco - Brasil/SP

O flamenco reverbera e dá corpo às emoções. O corpo flamenco é barroco, sombrio, mutável, paradoxal, sensível ao jogo entre contenção e excesso, assertividade e mistério, luz e sombra. Ale Kalaf é flamenco.

Amaurí Alves - Caricaturas - Brasil/BA

Caricaturista há mais de 10 anos, Amauri consegue revelar as personalidades das pessoas nos seus retratos, sempre de maneira cômica e simpática.

Circo Pirata - Acrobacia - Brasil/SC

A companhia Circo Pirata Show é a realização de um sonho comum: unir o Teatro de Rua, a estética da Pirataria e o Circo em uma só pesquisa, possuindo a comicidade como costura destes três eixos principais.

Clarisse Abujamra - Poemas - Brasil/SP

Clarisse Abujamra não precisa de introdução. "Nosso encontro será para lembrar que o Brasil é poesia do oiapoque ao chuí. Poetas reconhecidos, outros tão escondidos, outros ainda tão jovens ... Poesia na veia!"

Duo Armorial - Música - Brasil/BA

Julio Caldas e Daniel Neto revisitam temas do Quinteto Armorial e fazem adaptações de músicas de pífanos, apresentando obras de compositores que refletem sobre o Nordeste, como o maestro pernambucano Duda, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de executar composições de Vinícius de Moraes e músicas autorais. Tudo isso usando a sanfona e a viola.

DuOrigem - Música - Brasil, BA

Essa performance que une instrumentos acústicos como o contrabaixo, vibrafone e escaleta, ao pedal de looping, baixo elétrico e violão elétrico, transita entre as experiências instrumentais diversas dos irmãos Ângelo e Gilberto Santiago, associando suas características instrumentais, ao canto e a composição autoral. Em alguns momentos, Ângelo e Gilberto contarão com a participação especial da sua irmã Mariella Santiago.

Emerson Noise - Malabares - Brasil/SP

Emerson é artista profissional, ingressou no mundo do circo em 2004. Sua formação é influenciada por projetos de arte de rua que marcam sua trajetória e estética, como a confecção e oficina de construção de equipamentos de malabares com materiais recicláveis.

Faustina Pineyrua e Ailson Gonsalves - Dança - Uruguay e Brasil

A apresentação traz dois ritmos de salão dançados no mundo todo: o tango e a salsa. O primeiro proveniente do Rio de la Plata, o segundo, do Caribe, porém ambos os ritmos surgidos da mistura cultural destas regiões: do espanhol, do indígeno nativo e do africano.

Felipe Guedes e Mário Soares - Música, violão e violino – Brasil

Mário Soares e Felipe Guedes realizam um trabalho de interpretação de clássicos do choro, forró, mpb e jazz, entre outros gêneros. Com a música instrumental eles conduzem o público para uma viagem no mundo dos ritmos, timbres e sonoridades convidando-o para viver as mais variadas ambientações que o violino e o violão/guitarra podem proporcionar.

Gilberto Santiago - Música - Brasil/BA

Além de tocar no DuOrigem, junto com o irmão Ângelo, Gilberto Santiago vai apresentar seu show de solista, tocando vibrafone e vários instrumentos, com a ajuda de uma loop station.

Grupo Barlavento - Música - Brasil/BA

O único grupo a ter participado de todas as edições do Festival desde 2002, a banda liderada por Davizinho de Mutá e Hamilton Reis traz o Samba de Roda, sempre com alegria e simpatia, e consegue envolver o público de todas as idades. Onde o Grupo Barlavento vai, a festa é garantida!

Horácio Storani, O Incrível Homem Bola - Espetáculo Cômico - Brasil/RJ
Cativando o público nas ruas do mundo há cerca de sete anos, em um varietê de um só artista, o Homem Bola se desdobra na excentricidade de um jogo entre um balão de proporções fora do comum e a comédia entranhada em seu corpo. Em um lugar de entrega sincera, juntos, artista e público são transportados para um surreal universo de riso e poesia.

Jana Serrat - Acrobacia - Brasil/BA

Jana Serrat, com suas intervenções aéreas, participará com número de 'Lira', numa mescla entre o tradicional e o contemporâneo, e trará também o número de 'Dança Vertical', com a participação de Luana Serrat, em uma homenagem nas alturas ao saudoso artista e diretor circense Anselmo Serrat.

Marcelo Praddo - Ator e Apresentador - Brasil/BA

Um dos mais atuantes das artes cênicas baianas, Praddo é Bacharel em Interpretação Teatral, pela UFBA, com mais de 30 anos de carreira. Atua também como diretor e produtor cultural, além de escrever roteiros para vídeo e publicidade e atuar como apresentador.

Mariella Santiago - Música - Brasil/BA

Uma das cantoras de jazz e música progressiva mais conhecidas na Bahia, Mariella Santiago participou da primeira edição do Festival, em 2002, impressionando o público com a sua técnica e musicalidade. Este ano, ela se apresenta, em formação de duo com seu irmão Gilberto na percussão, e fazendo participações especiais em algumas apresentações do DuOrigem.

Maurício Oliveira - Ator e Apresentador - Brasil/BA

Maurício Oliveira, O Grande Mago Mustafá, volta ao Festival casa onde cresceu. Cheio de si, cativante e sensual, apesar da sua roupa apertada... Com música, dança e bom humor vamos embarcar no mundo mágico da magia. Com vocês o único, internacional e inigualável Mustafá!

Ninha Almeida - Acrobacia - Brasil/BA

Ninha Almeida, performer circense, é formada pela Escola de Circo do Capão, especializada em equilíbrio em arame. Atualmente ela apresenta o seu solo de circo/teatro 'O Salto', além de trabalhar com jovens e adultos em oficinas e espetáculos na Chapada Diamantina.

Nova10ordem - Grafiti - Brasil/BA

Os membros do grupo de grafiteiros nova10ordem são veteranos do Festival de Rua. Com raízes na Ribeira onde o Festival acontece há anos, as obras do grupo refletem a estética orgânica inspirada por frutas, legumes e vegetais, o empoderamento das mulheres, e a luta para um mundo mais equilibrado e cheio de amor.

Odilon Camargo - Teatro de Poesia - Brasil/SP

O ator Odilon Camargo assume o papel do grande poeta português. Fernando Pessoa distribui cartas de baralho para as pessoas. Nelas estão colocados textos que vão propiciar a interatividade ator/público. Uma conga (atabaque) é utilizada pelo ator, dando ritmo e identidade cultural à performance. É um Fernando Pessoa que canta, brinca, improvisa ritmos com a gaita de boca e estimula a participação da plateia, através das cartas de baralho.

Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequeré OBADX - Música, Berimbau - Brasil/BA

Dainho Xequeré estudou a técnica do berimbau afinado com Ramiro Musotto, o grande inovador musical e um dos iniciadores da Axé Music, quem também participou do Festival de Rua. Variando da mpb á músicas autorais e tradicionais, os shows da OBADX são experiências profundamente baianas.

Pauline Zoe e Mário Soares - Acrobacia, Roda Cyr e Violino - Bélgica e Brasil

Na performance de Pauline o controle perfeito do movimento da dançarina desafia a lei da física e dissolve todo senso de gravidade. A rotação hipnotizante da roda transporta os espectadores para um universo poético onde a elegância e a força fazem parte da mesma dança, que vem acompanhada pelo violonista baiano Mário Soares, membro da OSBA e OSUFBA.

Teatro de Animação Lambe Lambe - Teatro Lambe Lambe - Brasil/BA

A mostra de Teatro Lambe Lambe é uma intervenção artística com apresentação de caixas teatrais, pequenos espaços onde acontecem cenas curtas de dois a três minutos com teatro de animação. Com a participação na 16ª edição do Festival de Rua a Liga de Teatro de Animação pretende difundir ainda mais essa forma de arte, nascida na cidade de Salvador há 30 anos atrás.

Festival de Rua Online

Das 11, 12 e 13 de junho, das 17h às 21h

Totalmente ao vivo e gratuito, sem a participação de público, pelo canal do Festival de Rua, no Youtube.

Apresentações ao vivo direto do Mercado Iaô



Direção Artística e Curadoria do Festival de Rua
Bernard M. Snyder

Co-Direção Artística e Co-Curadoria da Edição Online 2021:
Pauline Zoe

Direção Geral: Selma Santos - 55 (71) 99112.8205

www.festivalderua.com

www.instagram.com/festivalderua

www.facebook.com/festivalderuaba

Contato  Exibição: Pelo canal do Festival de Rua, no Youtube

Valor Acesso Gratuito

Nesta edição, serão 22 atrações, com 10 grupos se apresentando por dia, com duas a três intervenções cada um. Em substituição às oficinas, o Festival será aberto com a live “O Movimento e a Palavra” no dia 11/06 às 16h,

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-152Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-080Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-019Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-130Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-267Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-329Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0913Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1234Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1256Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1522Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: