Salvador, 25 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Carnaval de Salvador: Jamaica é o tema do camarote Expresso 2222
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 28 de Fevereiro de 2019 09:49

Expresso_2222_no_Carnaval_2017É na esquina mais musical da folia baiana e homenageando a Jamaica que o Expresso 2222 celebra a sua maioridade: são 21 carnavais recebendo artistas, empresários, políticos, jornalistas e personalidades do Brasil e do exterior. Ocupando um andar inteiro do Edifício Oceania, um dos prédios mais icônicos de Salvador e portal de entrada dos trios elétricos no Circuito Dodô (Barra-Ondina), o Camarote funcionará de sexta-feira [01.03] até terça-feira [05.03], das 15h30 às 4h, mantendo-se como o único espaço exclusivamente para convidados do Carnaval.

A escolha da Jamaica como tema do Camarote tem relação direta com a influência que esse país caribenho exerceu sobre Gilberto Gil, sobre a música baiana, em sentido estrito, e sobre a cultura baiana, em sentido lato. A potente verve cultural jamaicana alcança também cores, atitudes, estilos e sentimentos que se refletem no cotidiano do estado mais negro do Brasil. Para Gilberto Gil, “a mensagem da cultura jamaicana é de autonomia e autodeterminação. E sua música é uma declaração não oficial de uma nova geração de direitos humanos, culturais e ambientais”

De fato, há um conjunto de questões e temas da humanidade que caracteriza a cultura da Jamaica e que muito se assemelha com a contribuição que a Bahia dá ao Brasil e ao mundo. É com essa inspiração que estará ambientado o Camarote Expresso 2222, em frente ao Farol da Barra, desde a decoração e elementos cênicos até o line-up das atrações musicais dentro do espaço.

A cenografia, assinada por Sonja Lopes e Nubia Caloula, usará as cores da bandeira da Jamaica, sendo que o verde representa a esperança para o futuro e a riqueza agrícola, o ouro representa a luz solar e a riqueza natural, e o preto simboliza os habitantes e a criatividade da Jamaica. O mobiliário e os objetos decorativos remeterão a uma atmosfera caribenha com o apoio das marcas Baú +, Todeschini, Venturoli e Luminata. Além disso, haverá um palco interno, espaços gourmet, bares, áreas de customização, salão de beleza, espaço bem-estar, SPA e boate.

O line up da boate teve o dub jamaicano como ponto de partida para a sua composição, já que esse é o ritmo caribenho que mais tem influenciado os artistas baianos, depois do reggae e seguido pelo afrobeat e pelo ragga. A banda Afrocidade, por exemplo, terá duas apresentações, uma na sexta-feira [01/03], no primeiro dia de funcionamento do camarote, com abertura do Bloco Muzenza, e outra na terça-feira [05/03], último dia. O Baile O Pente, conhecido como o mais negro do Brasil, também ganhou dose dupla: uma no sábado [02/03], com a DJ Nai Sena e participações de Aurea Semiseria e Clariana, e outra na segunda [04/03], com DJ Pivoman e participações de Hiran feat Majur. Já a atração principal de domingo [03/03] será a dupla Tropkillaz, que mistura funk, samba, latinidades, com house music e ritmos jamaicanos.

E todos os dias, o DJ Raiz, residente do Camarote Expresso 2222, apresenta-se com dois sets, antes da atração principal, das 20h à meia noite, e depois da atração principal, das 2h às 4h. DJ Raiz é um dos precursores da cultura sound system na Bahia e integrante da equipe de som Ministereo Público, primeiro sistema de som da Bahia inspirado nos sound systems jamaicanos. Além do dub, os ritmos que ele mais toca são: reggae roots, dancehall (ragga), hip hop, afrobeats, kizomba, afrohouse, kuduru e samba. Raiz já mixou músicas ao lado de vários outros artistas e bandas, como Russo Passapusso, Kondzilla, Atooxá e Psirico.

A maioridade do Camarote Expresso 2222 remete ao verão de 1999, quando, a partir de um pedido de Bela Gil, a empresária Flora Gil alugou um andar no Oceania, buscou apoio de empresas, investiu dinheiro próprio e inaugurou, então para 100 pessoas, o Expresso 2222, um dos primeiros camarotes não comercializados da festa. Vinte e um anos depois, o clima familiar e a tradição em oferecer excelente localização, muita alegria e conforto fazem do camarote um dos espaços mais desejados da folia.

Com patrocínio máster do BRADESCO, que participa do camarote há quase 20 anos, o Expresso vai receber cerca de cinco mil convidados. Tudo com a direção de Flora Gil, em parceria com Fafá Giordano, Marília Gil, Maria Gil, Marina Morena e Pedro Tourinho. Importantes apoiadores também ajudam a incrementar ainda mais o espaço: Sephora, Ipanema, Avatim, Cielo, Skyy Vodka, Coca-Cola, Ellus, Ferreira Costa, Suvinil, Shopping da Bahia, DeMillus, Rádio Globo e Grupo A Tarde.

GASTRONOMIA

Esse ano, quem assina o buffet do camarote é o Restaurante Amado, sob comando de Mônica Badaró, que terá uma cozinha show na estação gourmet, onde serão preparados risotos, arrozes e massas diversas com produtos da Camil, Coqueiro e União, além da tradicional mesa com queijos, embutidos, saladas, quiches e frutas da Federicci. Entre as novidades estão a Tapiocaria, que preparará, também na frente dos convidados, deliciosas receitas com a tapioca Mãe Terra que serão servidas com o azeite Andorinha Orgânico, ambos assinados por Bela Gil.

Já a Estação Prensada terá hot dogs e mini hambúrgueres prensados, lanches pequenos para quem não quer perder a passagem de nenhum trio elétrico. Outras opções para essas pessoas, aliás, serão os snacks, como chips e tacos, que circularão pelo espaço com os promotores. A Chimmey Cake, enquanto isso, irá preparar na hora, o famoso petisco alemão recém-chegado a Salvador, em sabores como parma, cinco queijos e pepperoni. E a Perini montará uma estação de petiscos, doces, salgadinhos feitos na hora, inclusive a famosa coxinha de catupiry.

Para as sobremesas não faltarão opções: sorvetes e picolés de frutas tropicais da La Fruta e chocolates trufados da Sorveteria da Barra, doces diversos e a novidade do mini bolo de rolo da Confeitaria Confeito, chocolate cremoso e barras de chocolate orgânico na Chocolataria Mendoá, e chás, café expresso e capuccino na Cafeteria que tem a marca da Três Corações.


SUSTENTABILIDADE

Desde o primeiro ano do Camarote Expresso 2222, há uma preocupação muito grande com o desenvolvimento sustentável, não só no sentido de conscientizar os convidados, mas também no de efetivamente reciclar o lixo produzido durante toda a festa. Esse ano, com a consultoria da empresa Toca Ambiental, a meta é alcançar 100% de reciclagem de resíduos sólidos e também de resíduos orgânicos, que passarão pelo processo de compostagem, sendo transformados em adubo.

BAHIA E A MÚSICA VINDA DA JAMAICA

A relação da Bahia com a música vinda da Jamaica começou nos anos 1950, com a chegada dos primeiros discos de vinil a Salvador, e tornou-se mais fecunda a partir dos anos 1970, através da obra de Gilberto Gil e do inusitado surgimento do reggae baiano, principalmente com os cantores Edson Gomes e Sine Calmon.

Nos anos 1980, o maestro Neguinho do Samba, do Olodum, criou o samba-reggae. Sua invenção revolucionou o carnaval baiano naquela década e fez com que o ritmo passasse a ser conhecido no mundo todo, sendo gravado por Michael Jackson, Paul Simon e Wayne Shorter.

O bloco afro Muzenza, que exalta Bob Marley, assim como outros blocos afros, é a prova da força da influência da Jamaica na capital baiana. Atualmente, bandas como Dubstereo, OQuadro, Bemba, SKAnibais e Afrocidade, e sound systems como Ministereo Público, Ambulante Original e BaianaSystem fazem festas tocando dancehall e ragga na Bahia.

São muitas interferências jamaicanas assimiladas pela Bahia: ska, reggaeton, dub, dub step, bass culture, reggae, filosofia rastafari, afrobeat. Tudo isso mesclado com efeitos sonoros, delas, reverbs, técnicas de mixagem, linhas de baixo muito fortes, padrões de bateria reverberantes, samples cortadas e uma poderosa crença no poder da palavra.

CAMAROTE EXPRESSO 2222

Funcionamento: Sexta-feira e terça-feira, de 15h30 às 4h

Endereço: Rua Almirante Marques de Leão, nº 46 – Barra

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-183Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-039Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-091Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-101Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-273Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-385Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0848Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1166Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1405Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1462Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?