Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Dia da Árvore: Exposição gratuita inspirada em objetivos da ONU para um mundo melhor é opção para a data
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 20 de Setembro de 2021 18:04

Exposicao_Para_Um_Mundo_MelhorTendo como cenário dois grandes cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, segue aberta gratuitamente na Praça Cairu (Comércio) até o dia 12 de outubro. Inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a mostra conta com 18 esculturas de globos terrestres ilustrados por artistas convidados e é uma opção de programação para celebrar o Dia da Árvore, nesta terça-feira (21).

O número total das obras expostas representa os 17 objetivos, e uma escultura de globo extra foi ilustrada pelo artista plástico baiano Menelaw Sete, convidado para pintar a peça que representa o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

17 ODS para um Mundo Melhor conta com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, e apoio local da Saltur, Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O patrocínio é do grupo Colgate-Palmolive e iniciativa da Toptrends, empresa especializada em unir marcas e causas através do marketing cultural, entre seus cases, a exposição CowParade Salvador.

A mostra propõe que as pessoas conheçam e reflitam sobre as ações elencadas pela ONU para melhorias no planeta. Em 2015, líderes mundiais dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global. Percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos eram pessimistas, a ONU propôs que seus 193 países-membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para que esses países alcancem a sustentabilidade necessária, em todos os âmbitos, até 2030.

A exposição apresenta 18 globos terrestres, com 1,8m de altura cada, utilizados como suporte tridimensional para a criação artística. Tendo como disparador o plano global da ONU, um seleto grupo de artistas se apropriou da superfície dos globos para suscitar questões sociais, ambientais e econômicas, pautadas pelos 17 ODS. Entre as temáticas abordadas, estão Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Igualdade de Gênero, Fome Zero, Agricultura Sustentável, Água Potável e Saneamento.

Artistas renomados, das mais variadas vertentes, foram convidados a utilizar os globos como suporte. Além de Menelaw SeteAlexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN assinam as criações.

De acordo com Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, o propósito da exposição é conscientizar e incentivar as pessoas a se engajarem na implementação dos 17 ODS. “Através da arte, vamos convidar a todos a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo”, conclui.

A Agenda 2030 compreende que a cultura possui um papel fundamental para promover as mudanças sociais necessárias para a construção de um futuro melhor para o planeta. A Colgate-Palmolive, patrocinadora do evento, tem o compromisso global de até 2025 ter 100% de todo o portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. “A nossa estratégia de sustentabilidade e impacto social engloba obter a Certificação Lixo Zero (atesta a correta gestão de resíduos sólidos) para operações globais e a construção de 100% das novas fábricas com certificado LEED (para construções sustentáveis). Entre outras iniciativas, o nosso maior interesse é incentivar a indústria e nossos concorrentes a nos acompanharem nessa empreitada, para que estejamos alinhados a esses padrões na busca por um futuro mais sustentável”, destaca Nelson Malta, diretor de Marketing na Colgate-Palmolive do Brasil.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-131Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-023Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-078Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-114Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-241Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-369Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0922Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1172Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1334Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1469Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?