Salvador, 25 de October de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Profissionais se mobilizam para retomar o turismo em Cachoeira
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 22 de Setembro de 2021 02:11

Cachoeira_2A Associação de Guias, Condutores e Monitores de Turismo do Estado da Bahia- AGCOMTUR-BA, com sede em Cachoeira, Recôncavo baiano, Ponto de cultura do Estado da Bahia, realiza ações de divulgação para promover a região através de suas redes sociais. A entidade convida a todos para visitarem Cachoeira e o Recôncavo, adotando todos os protocolos de segurança em saúde estabelecidos pelas autoridades sanitárias para orientar os turistas e visitantes que procuram a cidade.

A intenção é valorizar o potencial que historicamente a cidade sustenta e oferecer suporte institucional ao turismo histórico, cultural, náutico, étnico e afro religioso. Os passeios ao ar livre como a visita à cachoeira da Murutuba, city tour pelos principais pontos turísticos, passeios náuticos, turismo de aventura, visitas a terreiros de candomblés e às comunidades quilombolas em parceria com a Associação de Mulheres Quilombolas do Tabuleiro da Vitória e Adjacências são algumas opções oferecidas. Na região existem 24 quilombos que mantém atividades culturais de matriz africana, favorecendo o turismo étnico. O mirante com vista paisagística da Bacia do Iguape, São Francisco do Paraguaçu, Maragogipe e São Roque do Paraguaçu também pode ser uma alternativa nesse período de retomada das atividades turísticas na região, impactada com o contexto pandêmico.

Para Alexssandro Simão (Sandroguia), presidente da AGCOMTUR-BA a expectativa dos profissionais do setor é que a Secretaria de Cultura e Turismo, o Comitê Gestor da Vigilância Sanitária, a Câmara de Vereadores e os demais parceiros da entidade possam apoiar esse processo “Seguindo os protocolos e cuidados, as atividades podem ser retomadas aos poucos para gerar emprego e renda, precisamos intensificar essa divulgação e suporte de todos os envolvidos para que o turismo volte a acontecer de forma intensa e segura em Cachoeira”, afirmou.

A entidade defende ainda os interesses dos que dependem do movimento turístico, inclusive para o reaquecimento da economia local, com possibilidades de geração de renda, sobretudo para quem foi mais prejudicado com esse momento pandêmico.

Ação governamental

A Secretaria Estadual de Turismo-SETUR-BA tem investido em obras de infraestrutura e na qualificação do trade turístico, nos segmentos do turismo étnico, religioso, rural e náutico e apoia eventos expressivos da cultura do Recôncavo, como a Feira dos Caxixis, Festa de Iemanjá, Festa da Irmandade da Boa Morte, São João Feira do Porto, Feira Literária Internacional de Cachoeira e a Festa de nossa Senhora da Ajuda.

Projetos da AGCOMTUR-BA

Paralelo ao calendário festivo de Cachoeira e Região a AGCOMTUR-BA presta diversos serviços na área turística e cultural como instalação de stands para oferta de city tours, informações e conduções, além do Projeto Guias e Monitores, em parceria com a Bahiatursa, no período junino. Na festa da Boa Morte a entidade atua como captadora de recursos e realizadora da festa em parceria com a prefeitura municipal e a empresa Maria Joana. Na Festa Literária Internacional de Cachoeira, Flica, a associação monta stands para o receptivo turístico e em parceria com a SETUR-BA realizou as ações do Núcleo do conhecimento, e a amostra gastronômica do Recôncavo. Outras iniciativas também dinamizam a entidade, como o Projeto Terreiros Criativos, em 2018, e o Projeto Quilombos Criativos, em 2020, uma realização da AGCOMTUR-BA com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. O objetivo dessa parceria é desenvolver um projeto de qualificação, sensibilização e valorização cultural dos quilombos de Cachoeira e São Félix, por meio da formação, informação e mapeamento turístico de cada comunidade quilombola participante e gerar trabalho e renda.   
O curso foi voltado à educação patrimonial e a preservação cultural, com conteúdos teóricos incluindo eixos de turismo e roteirização com aulas práticas. Também foi criada uma rede através de um grupo no whatssap para interlocução e diálogos entre os cursistas e os lideres quilombolas.

Os contatos com a entidade são: Instagram : @turismocachoeira,  tel: 71-99154-5965 e e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Claudia Correia

 

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.390Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.268Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.160Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.071Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.150Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.128Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?