Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Sob gestão feminina, empresa baiana expande a marca e gera novos negócios na capital
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 12 de Outubro de 2021 04:14

Bolos_das_Meninas_Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mostra que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil, somando, em 2018, 34% dos postos ocupados.

O GEM (Global Entrepreneurship Monitor), principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, com dados de 49 países, revelou na sua última edição que o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking de mulheres à frente de empreendimentos iniciais, ou seja, com menos de 42 meses de existência.

Ainda segundo o Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, publicado pelo Sebrae, em 2020 48% dos MEIs (Microempreendedores Individuais) no país eram mulheres.

Na Bahia a porcentagem de mulheres donas de negócios é de 31%, segundo dados do Sebrae-BA. Entre esses números, está a empresa baiana Bolos das Meninas, gerida por três sócias, Daniela VelosoDanielli GuimarãesGeórgia Cirilo que, a partir da necessidade em ter uma ocupação e complemento na renda, começaram o negócio.

A sócia Danielli Guimarães conta que o start para o início do empreendimento aconteceu em um café da tarde na casa da tia de Daniela Veloso. A partir desse encontro nasceu a ideia de vender o bolo caseiro, carro-chefe da marca até hoje.

O aspecto importante abordado pelas sócias e que contribuiu para o início, foi o livro de receitas da bisavó de Daniela, uma mulher importante nesse processo. “O livro de receitas é do ano de 1916 e, por não utilizar o fermento, algumas receitas foram adaptadas. Com isso, começamos a trazer misturas simples e fomos inovando com receitas exclusivas, a exemplo do bolo feito na massa de pão de queijo, com carne do sol, banana da terra e provolone”, revela.

Com as adaptações do livro centenário, as sócias resolveram realizar uma degustação, no prédio onde dividiam morada e que tinha 44 apartamentos. Para isso, foi investido embalagens elaboradas, produzido os bolos, enviados aos apartamentos vizinhos, mas sem nenhum retorno de encomendas. “Foi a partir deste ponto a descoberta de que uma das características do empreendedor é a perseverança e resiliência”, fala.

Daniela Veloso destaca que por causa do resultado inicial, as três resolveram criar uma página no Facebook e encaminhar o conteúdo para os amigos. “Foi assim que começamos a ter encomendas e nunca mais paramos! Um ano depois, em julho de 2014 abrimos a primeira loja, na Pituba”, celebra.

As sócias que passaram por dificuldades e desafios, contam que apesar dos obstáculos para consolidar a marca, hoje possuem três unidades na capital baiana, localizadas nos bairros da Pituba, Graça e Pituaçu.

Com o crescimento da empresa, as funções precisaram ser definidas, sendo Daniela Veloso responsável pela estratégia, comercial e marketing da empresa; Danielli Guimarães a parte financeira e administrativa da empresa; e Georgia Cirilo - produção da empresa.

Geórgia revela que com a consolidação da marca e os produtos oferecidos, hoje os itens mais solicitados do cardápio são os bolos caseiros, pão delícia, pudim, brownie, brigadeiros e fatias deliciosamente recheadas.

Danielli Guimarães afirma que como parte do crescimento do empreendimento, a Bolos das Meninas ampliou o cardápio e expandiu a marca durante a pandemia. “Nós desenvolvemos uma linha de salgados, como quiches, pão de queijo, abará, almoços, entre outros produtos. Com essa expansão, sentimos a necessidade de criar uma marca que não remetesse ao bolo, sendo assim, criamos a Déli Delas”, frisa.

Geórgia Cirilo, responsável pela produção dos produtos, explica que o carro-chefe da Déli Delas são os salgadinhos. “Entre as delícias estão coxinhas, quibe, bolinho de feijoada, bacalhau, queijo, empanadas, quiches, tortas salgadas, pão de queijo e almocinhos”, finaliza.

Para Danielli Guimarães, apesar de ser uma mudança necessária, realizar as alterações por causa do crescimento foi uma decisão difícil, pois já contavam com marca e logotipo consolidados. No entanto, precisavam trazer representatividade no empreendimento desde a marca até a comunicação individual com os clientes.

“A mudança da nossa logomarca, por exemplo, apesar de termos um carinho grande pela bonequinha da logo antiga, representava apenas uma das “meninas”. Com a nova logo temos as três bem representadas e por isso decidimos mudar”, destaca

Para mais informações sobre o Empreendedorismo Feminino na Bahia, entrevistas e pautas com a Bolos das Meninas, ligue para 71 99327-1408 (Aline Lima).

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-177Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-033Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-048Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-103Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-233Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-374Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0868Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1209Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1352Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1656Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?