Salvador, 21 de setembro de 2017
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Márcia Ganem cria e desfila coleção ‘Povos da Floresta’ em conjunto com artesãs de Serra Grande
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 06 de Setembro de 2017 02:06

Marcia_GanenA designer Márcia Ganem mostrará o resultado da coleção Povos da Floresta, desenvolvida em conjunto com artesãs de Serra Grande, em desfile na praça central de Serra Grande, Itacaré, no dia 9 de setembro, às 19h30. A coleção é um dos resultados dos quatro meses de trabalho do Programa Design Dialógico: uma Estratégia para a Gestão Criativa de Território, no Litoral Sul, que conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

 

O desfile será aberto com uma apresentação dos índios Tupinambás de Olivença, que farão um ritual Porãse, reverenciando a floresta. A coleção homenageia os povos originários e mestiços que convivem com a floresta nesta vila, encrustada numa das maiores reservas de mata Atlântica do País. Foram utilizadas técnicas artesanais inspiradas na arte plumária dos povos originários, nas folhas e flores. As peças foram feitas com retalhos de voil e plumas, com uma cartela de cores referenciada nas aves da Mata Atlântica.  

  

A coleção é o resultado da parceria de Márcia com o projeto de artesãs, Crochetando e Empoderando, formado por mulheres que se juntam para falar sobre suas dificuldades e enfrentamentos, desde a violência sofrida no dia-a-dia, ao posicionamento no mercado de trabalho, pensando juntas uma atividade produtiva, a partir do resgate da cultura artesanal, interpretando a floresta a partir da técnica do crochê.  

  

Foi também desenvolvida pelo joalheiro e artista plástico, Cristiano Salles Castro, uma série de peças de joalheria inspiradas nas folhas da floresta. Foi feito um trabalho de pesquisa sobre a variedade de formas das folhas da Mata Atlântica, como o imbé e as samambaias, traduzida em joias e inseridas no design das indumentárias.  

“Os artesãos de Serra Grande buscam em suas atividades um novo modelo de desenvolvimento humano local, que preserve a floresta e ao mesmo tempo, proporcione sustentabilidade”, conta Márcia. “Nesse sentido, a moda se constitui como um modelo que pode efetivamente contribuir para isto e, assim, as diversas artesãs da cidade se uniram para participar do programa Design Dialógico, fortalecendo a cultura artesanal local”, completa.

Colecao_Povos_da_Floresta

Foto: Ricardo Fernandes

Serviço

O que: Desfile da coleção Povos da Floresta, de Márcia Ganem e artesãs de Serra Grande

Data: 9 de setembro, às 19h30

Onde: Museu Aberto de Serra Grande – Praça Central da Vila

Compartilhe:

Última atualização em Qua, 06 de Setembro de 2017 02:20
 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 17.09.17.067Lançamento do I Festival de Itaparica. 19 Set 2017
  • 19.9.17.010Sarau da Casa da Mãe. 19 Set 2017
  • 16.9.17.054Lebowski Pub e Borracharia. 16 Set 2017
  • 16.09.17.122Aniversário Keko Pires. Qattro. 16 Set 2017
  • 13.09.17.032Coleção Kalunga de Monica Anjos. 13 Set 2017
  • 09.09.17.096Festa Africana. Casarão do Lord. 09 Set 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?