Salvador, 21 de setembro de 2017
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Projeto de Lei municipal ameaça bairro 2 de Julho, em Salvador
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 12 de Setembro de 2017 06:37

Dois_de_Julho__BairroA partir do dia 20 de setembro (quarta-feira), o 2 de Julho poderá deixar de ser um bairro, caso o Projeto de Lei 363/17 seja aprovado na Câmara Municipal de Salvador. O PL que será votado trata da identificação e delimitação de todos os bairros da capital baiana. Se aprovado como está, o 2 de Julho ficará sem reconhecimento legal e fará parte de uma grande área chamada “Bairro Centro”. O Projeto de Lei também pretende dividir a Ladeira da Preguiça em duas partes, deixando uma parte da comunidade no que seria o bairro Centro e outra parte no Comércio.

Isto pode afetar diretamente as políticas públicas destinadas para o bairro, localizado no Centro Antigo de Salvador. A falta de reconhecimento legal pode dificultar, por exemplo, que novos equipamentos públicos sejam instalados no local ou que escolas e postos de saúde que já existem sejam desativados. Vale destacar que outros locais, como São Paulo, também têm uma lei que delimita bairros, onde foi identificada uma Zona Central, mas os bairros mantiveram a sua identidade.


Diversidade - O 2 de julho é um dos bairros mais ativos de Salvador. É lá que se mantém uma das poucas, senão a única, feira ao ar livre do Centro Antigo de Salvador, com seus ambulantes e comércio popular variadíssimo, com manifestações culturais e políticas e bares frequentados por distintas gerações. Vivem e convivem neste local trabalhadores/as de diferentes ocupações, artistas, estudantes, intelectuais, boêmios/as, pobres. É um bairro rico de potencialidades e possibilidades, caracterizado por sua organicidade, centralidade e mobilidade, com moradia, comércios, serviços, equipamentos diversos, com atributos históricos e patrimoniais imateriais e materiais fundamentais para a população da cidade.

Mobilização Moradores/as, entidades e movimentos sociais estão mobilizados para não permitir que o PL seja aprovado da forma que está. Para isso, é preciso uma emenda parlamentar que pode ser apresentada pelos Vereadores e as Comissões da Câmara. Foi iniciado um diálogo aberto com diversos Vereadores da Câmara Municipal para solicitar a inclusão do 2 de Julho como bairro no texto do Projeto de Lei. Foi entregue também o Relatório do Plano de Bairro que desde 2014 está sendo desenvolvido junto aos moradores, com a mediação do Grupo de Pesquisa Lugar Comum, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para elaborar propostas de melhorias para o bairro, atividades que reafirmam a identificação da população com o bairro e a sua delimitação.

Ato Público – Entidades, movimentos, espaços culturais e moradores/as do bairro estão convocando um ato público em frente à Câmara Municipal de Salvador, na Praça da Sé, no dia 13/09 (quarta-feira), às 13h, para pedir o reconhecimento legal do 2 de Julho e reafirmar a história e identidade do bairro.

MAIS INFORMAÇÕES


Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

https://www.facebook.com/

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Marcelo Teles (Centro Cultural que Ladeira é Essa?) - 9 82293424

Pedro de Rosa Morais (Vila Coração de Maria) - 9 93968084

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Entidades, movimentos e coletivos que estão à frente das mobilizações:

Movimento Nosso Bairro é 2 de Julho - MNB2J | Associação Comunitária do Largo 2 de Julho e Adjacências – ACLAJ | Centro Cultural que Ladeira é Essa? e Comunidade da Preguiça | Coletivo Vila Coração de Maria | Colégio Estadual Ypiranga | Associação Bahia Street | Casa de Artes Sustentável – CAS | Espaço Cultural Casa Preta | Grupo Vilavox | Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro-Acanne | Unegro | MDMT e Moradores/as do bairro 2 de Julho

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 17.09.17.075Lançamento do I Festival de Itaparica. 19 Set 2017
  • 19.9.17.041Sarau da Casa da Mãe. 19 Set 2017
  • 16.9.17.021Lebowski Pub e Borracharia. 16 Set 2017
  • 16.09.17.107Aniversário Keko Pires. Qattro. 16 Set 2017
  • 13.09.17.099Coleção Kalunga de Monica Anjos. 13 Set 2017
  • 09.09.17.021Festa Africana. Casarão do Lord. 09 Set 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?