Salvador, 25 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Debates sobre a saúde no trânsito encerram Congresso Nacional da Abramet na Bahia
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 18 de Setembro de 2017 15:51

Trânsito saudável e menos vítimas fatais no Brasil. No que depender dos mais de dois mil profissionais que participaram dos XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego e I Congresso Brasileiro de Psicologia de Tráfego essas serão as diretrizes a serem trabalhadas nos próximos anos. Especialistas de tráfego de todo o Brasil estiveram reunidos, desde o dia 14 de setembro, em Costa do Sauípe (BA), debatendo índices atuais e propondo alternativas para garantia da diminuição das taxas de mortalidade decorrentes dos acidentes de trânsito no país.

O encontro realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) trouxe discussões fundamentais sobre a saúde no trânsito e mobilidade sustentável e reuniu as maiores autoridades de Trânsito e Saúde do país. “O congresso conseguiu atingir seu objetivo de fazer um intercâmbio científico, trazendo as maiores autoridades do país para discutir e propor ações concretas de redução da morbimortalidade no trânsito brasileiro. Por isso, é importante agradecer a todas as instituições e entidades qu e apostaram no evento e deram apoio e/ou patrocínio. Em especial, aos médicos e psicólogos que estiveram presentes”, resumiu Antônio Meira, presidente do Congresso e da ABRAMET Bahia.

O ministro da Saúde Ricardo Barros, que veio à Bahia especialmente para o evento, reafirmou o compromisso do Ministério da Saúde em unir esforços com a Abramet em campanhas e ações efetivas voltadas para a redução dos índices alarmantes relacionados a acidentes de trânsito. “O papel do médico de tráfego é, nesse atual e crítico cenário, fundamental para que avancemos com essas discussões em prol da vida, por isso venho reafirmar essa parceria e estou certo de que aqui abriremos nesse evento um diálogo importante”, r esumiu Barros no segundo dia de evento (15).

Além dele, também estiveram presentes entre as mesas-redondas e painéis autoridades locais como o secretário de Saúde do Governo do Estado da Bahia, Dr. Fábio Vilas Boas, que representou o governador Rui Costa, Dom Murilo Kruger, Arcebispo de Salvador, Primaz do Brasil, além representantes da Organização Mundial de Saúde e de Departamentos e Conselhos Nacionais de Trânsito.

Saude_no_TrasitoDurante os três dias de Congresso, mais de 40 palestras, mesas-redondas, cursos e painéis, além de apresentações de trabalhados acadêmicos, levantaram questões atuais como educação continuada, evoluções tecnológicas, mobilidade urbana, exames toxicológicos, novo Código de Trânsito Brasileiro, entre outras. Além dos debates, o encontro contou ainda com o lançamento do Atlas de Acidentes de Trânsito no Brasil, publicação que reúne os principais dados estatísticos e analíticos atualizados sobre tr&a circ;nsito, elaboração em colaboração pelos doutores Pedro Manoel dos Santos e Maria Helena de Mello Jorge.

Cidadania e Sustentabilidade - Entre as ações paralelas, o Congresso promoveu no início da tarde de sábado (16), o plantio de uma muda de pau-brasil no Complexo da Costa do Sauípe. A ação educativa e simbólica, parte da Iniciativa Carbono Zero, foi realizada em parceria com a Prefeitura de Mata de São João. As demais mudas de árvores, todas característic as da Mata Atlântica, serão plantadas pela região de Sauípe após o fim do evento, quando for possível calcular a real da emissão de carbono emitido durante a realização do evento. “Nosso objetivo é compensar da melhor forma os impactos ambientais gerados pelo congresso”, explicou Antônio Meira. Além dele, participaram da ação de plantio o diretor de comunicação da ABRAMET, Bernardo Viana, o diretor científico da ABRAMET, Ricardo Hegele, e o secretário de Cultura, Turismo e Comunicação de Mata de São João, Alexandre Rossi.

Na sexta-feira (15), outra ação chamou a atenção de turista e congressistas. Uma ação de salvamento do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Conduzida pelo Major César Ricardo a ação contou com seis policiais do grupamento, que simularam o resgate de uma vítima de acidente de trânsito com o Guardião 9, helicóptero EC145, atualmente o de maior capacidade da PM-BA.

ABRAMET - Fundada em 1980, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - ABRAMET é uma entidade médica, sem fins lucrativos, que congrega os especialistas em Medicina de Tráfego (Resolução CFM nº 1.634/2002), desenvolvendo ações, estudos e pesquisas visando à prevenção de acidentes decorrentes da mobilidade humana, procurando evitá- los ou mitigar a dor por eles provocada. O Congresso realizado na Bahia contou com patrocínio da Seguros Unimed e da Prosimulador, além de apoio institucional dos Conselhos Federal e Regional de Medicina, da Associação Médica Brasileira, da Associação Baiana de Medicina, Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego, Detran-BA, Governo do Estado da Bahia e Prefeitura de Mata de São João.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-135Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-029Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-008Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-106Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-272Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-316Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0832Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1071Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1360Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1570Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?