Salvador, 18 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Projeto de financiamento coletivo marca ações da nova gestão do Teatro Vila Velha
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 04 de Dezembro de 2019 17:54

Cristina_Castro_e_Rafael_Matos_-_ananda_brasileiro-3O projeto de financiamento coletivo Amigos do Vila, hospedado na plataforma Padrim, para financiamento de produções contínuas e de longo prazo, é uma das iniciativas da nova área administrativo-financeira do Teatro Vila Velha.

O financiamento prevê diferentes valores e recompensas. Os valores vão de R$ 1,00 até R$ 250,00 e as recompensas são: desde o acesso gratuito aos espetáculos do Teatro, a camisetas ou outros presentes exclusivos.

Para ser um apoiador do Teatro Vila Velha, Amigos do Vila,  basta entrar no endereço www.padrim.com.br/teatrovilavelha, e escolher uma das modalidades de apoio disponibilizadas. O valor será debitado mensalmente no cartão de crédito do apoiador, após sua autorização, e pode ser cancelado a qualquer momento.

O Teatro recebe apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Programa de Ações Continuadas do Fundo de Cultura, usado para custos fixos do Teatro. Com o financiamento coletivo continuado cria-se uma nova base de sustentabilidade, pautada na contribuição direta da sociedade. Com ela será possível estruturar melhor a produção de espetáculos teatrais, residências artísticas e programas de formação, como a universidade LIVRE; investir em manutenção e compra de equipamentos;  melhorar a infraestrutura do espaço e dinamizar sua comunicação.

A plataforma Amigos do Vila já está em funcionamento e será oficialmente lançada em um encontro para convidados, no próximo dia 12 de dezembro, às 20h, no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha. Durante o encontro, serão apresentados também os planos para a programação de Verão no Teatro.

O programa de financiamento é uma das estratégias de ação do Teatro, que reestruturou sua gestão dividindo-a em duas áreas: Coordenação Gerencial e Coordenação de Projetos. “Estamos construindo uma nova forma de gerir o espaço e estruturar sua base de sustentabilidade. Temos o planejamento financeiro e de manutenção de um lado, e a busca sustentabilidade e expansão dos projetos do outro. O presente e o futuro em constante diálogo na gestão do Vila” explica Cristina Castro à frente dessa nova área. Já o administrador Rafael Matos, com currículo que inclui a gerência de eventos culturais nacionais e internacional, fica responsável pela Coordenação Gerencial.

NOVAS ESTRATÉGIAS

A separação de atribuições colabora na dinâmica das duas novas áreas porque possibilita uma menor demanda de funções e maior tempo para planejamento. “Até então o teatro trabalhou com um único coordenador, sempre sobrecarregado e, portanto, sem tempo ou estrutura, inclusive de pessoal, para lidar tanto com os desafios do presente, quanto com o planejamento do futuro” pontua Rafael.

No novo modelo, Enquanto Rafael e sua equipe gerem o dia-a-dia do teatro, a equipe de Cristina se ocupa tanto em elaborar projetos para o Vila, quanto em obter recursos para estes projetos, ampliando a rede de contatos (financiadores e apoiadores), além de otimizar as fontes de recurso já existentes, como os cursos e oficinas, os palcos (o Principal e o Cabaré dos Novos) e a relação com o público do Teatro.  “Já criamos nossa Padaria de Projetos, setor que pensa, cria e executa projetos nas diversas áreas das artes do palco, mas também em artes visuais, por exemplo, porque queremos ativar esse tipo de expressão artística a partir das estruturas do Vila. Ampliar também o pensamento para o entorno, identificando o público que está próximo e ativando áreas essências como o Passeio Público”, planeja Cristina.

Curadora e diretora há 14 anos do VIVADANÇA Festival Internacional, um dos maiores e mais importantes encontros internacionais de dança do país, Cristina também é coreógrafa premiada pela Unesco com o Prize for the Promotion of the Arts, e desenvolve projetos de residências e intercâmbios em parceria com instituições culturais internacionais. A parceria com Rafael também é antiga, é ele quem há anos administra o Festival.

“Claro que produzir um teatro é mais complexo que produzir um festival. Sei disso porque inclusive participo a mais de 20 anos do Conselho de gestão do Vila, então esta complexidade não é algo novo para mim. Nova é a maneira como vamos articular as relações para geri-la. Pensar em base e pontos de apoio é uma tarefa que a dança me fez aprender desde cedo, incluir e organizar diferentes movimentos, oxigenar as relações com o público criando redes de sinergias também. Minha forma de gestão esta pautada na pratica desses ensinamentos”, esclarece  Cristina. Para Rafael, o principal desafio é “saber os limites entre o que o teatro quer, o que ele gostaria de ser e aquilo que ele pode alcançar. Além de usar a nosso favor o potencial criativo daqueles que estão conosco” acredita o coordenador.

Posto em prática há dois anos, o programa O Vila se Reinventa consiste de uma série de iniciativas, administrativas e artísticas, para potencializar a ocupação do Teatro e a entrada de recursos para sua manutenção. Ainda em 2017, o Vila estruturou sua grade de espetáculos (próprios e convidados) visando a venda antecipada de ingressos, estratégia mantida em 2018 e em 2019. A ação beneficia tanto o espectador de Salvador quanto o de outras cidades, que queira planejar sua ida ao teatro, quanto o próprio teatro, que consegue antecipar recursos importantes para sua manutenção.

Além disso, potencializou-se a ocupação do Cabaré dos Novos, segundo palco do Teatro, com apresentações de companhias e artistas convidados e a reedição do Projeto 3&Pronto, com textos portugueses contemporâneos dirigidos por diretores baianos e apresentações de segunda a quarta-feira, durante três semanas. Estamos na quinta e última montagem do ano e haverá mais uma edição em 2020.

O Núcleo de formação do Teatro, coordenado pela atriz e diretora Chica Carelli, intensificou a oferta de oficinas e workshops de formação ao longo do ano, além de manter e administrar a universidade LIVRE, programa de formação profissionalizante que semestralmente abre vagas para aqueles interessados em fazer a formação de três anos na arte do palco.  A direção artística de Marcio Meirelles já está em processo de seleção das atrações para a programação 2020, que deve ser anunciada em meados de dezembro.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO PROJETO AMIGOS DO VILA (financiamento de produções contínuas)

12 de dezembro

20h

Cabaré dos Novos

Imprensa e convidados

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-095Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-070Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-008Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-196Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-263Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-374Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0984Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1176Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1352Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1469Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?