Salvador, 14 de August de 2020
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
À flor da pele: isolamento, sonhos e a pandemia em debate nas Polêmcias Contemporâneas
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 08 de Julho de 2020 22:06

Polemicas_Conteporaneas_aflordapeleO próximo debate de "Polêmicas Contemporâneas em casa" na segunda 13/07/2020 será com o tema À flor da pele: isolamento, sonhos e a pandemia e acontecerá pelo Canal Polêmicas (www.canalpolemicas.faced.ufba.br) das 19 às 21 horas, com participação livre.

O título do debate é inspirado na obra de Bel Borba para o livro-catálogo "Como andam os nossos espíritos" com curadoria de Zivé Giudice e acolhimento da Paulo Darzé Galeria de Arte. Nessa exposição na rede, o artista plástico Sérgio Rabinovitz apresenta sua obra "Olhando adiante", que pode ser vista como uma inspiração outra para o futuro que se avizinha, a partir do nosso isolamento no presente e de/com os nossos sonhos em tempos de pandemia. O que sonhamos? Como sonhamos? O que esperamos para o presente e para o futuro?

Esse tem sido sempre o espírito de nossas "Polêmicas Contemporâneas", que agora está "em casa".

Participam do debate "À flor da pele: isolamento, sonhos e a pandemia", a médica e neurocientista Natália Mota, o psicanalista Marcelo Veras, o artista plástico Sérgio Rabinovitz, a escritora Livia Natália e a professora da UFRB e ativista Coletivo de Trans Pra Frente, Fran Demétrio.

Quem são os convidados:

Natalia Mota, Médica psiquiatra com mestrado, doutorado e pós doutorado em Neurociências pelo ICe UFRN, e Depto de Física UFPE. Desenvolveu algoritmos computacionais que auxiliam na avaliação de estrutura e conteúdo dos discursos possibilitando avaliação psiquiátrica por relatos como memórias de sonhos. Pelo conjunto de artigos e trabalhos foi indicada pela revista Nature em 2019 como uma das 10 carreiras inspiradoras para mulheres no mundo, e esse ano pela revista Forbes entrou para lista das 20 mulheres mais poderosas do Brasil

Marcelo Veras, psicanalista da AMP/EPB. psiquiatra UFBA, integra o Psiu - Universidade, Saúde Mental e Bem-estar UFBA

Sérgio Rabinovitz, artística plástico

Livia Natália, poeta e professora do Instituto de Letras da UFBA. Formada em Letras pela Universidade Federal da Bahia em 2002. É mestre e o doutora pela mesma instituição. Estreou como autora em 2011, com Água Negra, livro premiado pelo Concurso Literário do Banco Capital.

Fran Demétrio, Professora do Centro de Ciências da Saúde da UFRB, doutora em Saúde Coletiva/UFBA, Pós-Doutorado em Filosofia/UnB. É membra da Associação Brasileira de Profissionais pela Saúde Trans, Travesti e Intersexo (ABRASITTI) e do Coletivo de Trans Pra Frente (Salvador -BA).

Polêmicas Contemporâneas

O componente curricular denominado "Polêmicas Contemporâneas" foi criado e oferecido pelo Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o objetivo duplo de, por um lado, articular de forma intensa os temas contemporâneos que deveriam estar presentes no currículo de todo e qualquer profissional em formação na UFBA; por outro, com o uso intensivo das tecnologias digitais de informação e comunicação, essa atividade seria uma possibilidade ímpar de experimentar essas tecnologias como uma forma de ampliação do acesso a esses debates por outros segmentos da sociedade que estivessem fora da universidade. O encontro presencial, que reunia em torno de 200 alunos, era aberto também à sociedade, transmitido pela internet com uso exclusivo de soluções livres, fruto de nossas pesquisas e com apoio crucial apoio do setor de TI da nossa Universidade e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Agora estamos, por conta da isolamento social estamos apenas via web através do nosso Canal Polêmicas, que usa exclusivamente soluções livres. Todo o material está licenciado em Creative Commons (CC by) de tal forma a poder ser copiado, divulgado e remixado à vontade.

Os debates anteriores já estão disponíveis em www.polemicas.faced.ufba.br

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.432Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.306Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.167Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.093Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.201Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.123Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?