Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Drive Thru promete coletar 2 toneladas de resíduos pós-consumo, no Jardim dos Namorados
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 21 de Setembro de 2021 15:51

Braskem_Recicla_Foto_Tayse_Argolo_2A SOLOS - startup baiana focada em desenvolver soluções para reduzir o lixo das cidades, realiza entre os dias 18 24 de setembro, das 8h às 20h, o Braskem Recicla - projeto focado em estimular o descarte consciente na capital baiana.

Neste ano, a segunda edição tem o objetivo de coletar duas toneladas de resíduos, gerando R$10 mil em renda para a cooperativa parceira Cooperaguary, mais a venda do material arrecadado. Durante o funcionamento no primeiro final de semana do projeto, já foram arrecadados cerca de 825 kg de recicláveis.

Com a temática “tudo se transforma, nada se desperdiça”, a ação ocorre em três frentes: com o drive-thru localizado na Av. Otávio Mangabeira, em frente ao Jardim dos Namorados, para coleta de plásticos, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro; um sistema de coleta porta a porta, nos estabelecimentos comerciais e residenciais que estão em raio de 1km do drive-thru; e programetes especiais.

Com recorte informativo sobre economia circular, veiculados diretamente do Instagram da SOLOS (@alimentesolos) e apresentação de Rita Batista, os programetes trazem dicas práticas para que o público se sinta mais próximo desse mundo em que tudo se transforma e nada se desperdiça.

Saville AlvesGabriela Tiemy, sócias fundadoras da Startup baiana, falam que esta é uma iniciativa para todos que desejam reciclar seus resíduos, mas ainda não sabem como proceder.

“Por este motivo, proporcionamos o acesso à coleta ‘porta a porta’ em estabelecimentos comerciais e residenciais do entorno, mostrando como pode ser fácil e simples destinar corretamente os resíduos. Além disso, com essa ação, entendemos que pode ser um primeiro passo para que o cidadão ou empresário adote a reciclagem de maneira contínua junto à Cooperaguary, cooperativa parceira que participa com a gente”, frisa.

Gabriela Tiemy explica que no drive-thru, qualquer pessoa pode levar seus resíduos recicláveis, se atentando para alguns cuidados. “Tudo deve estar higienizado, sem sobras de comida ou líquidos”, orienta.

A sócia complementa que o pós-consumo é uma das vertentes significativas para aumentar o volume do que é reciclado no Brasil, que infelizmente conta com taxas de reciclagem extremamente baixas (5%). “Por isso é fundamental que iniciativas como esta contem com a participação do cidadão, do setor privado e da gestão pública”, salienta.

Outro ponto destacado pelas sócias, é que nesta edição o projeto conta com um time 100% feminino, onde as mulheres lideram a linha de frente. Além disso, trazem a importância de valorizar a profissão, melhorar a qualidade do trabalho e a remuneração.

“Na ação, as cooperadas contratadas dispõem de infraestrutura para o trabalho e recebem os resíduos coletados já higienizados. Esse é um cenário completamente diferente do que a maior parte dos catadores vivem, em que muitas precisam rasgar sacos na busca do material para sustento”, frisa.

Gabriela conta que na primeira edição, realizada em setembro do ano passado, dentro de um drive-in, no Centro de Convenções, foram coletadas seis toneladas de resíduos, durante um mês de funcionamento, além dos resíduos gerados ao longo das atrações do espaço, como show de Nando Reis e o stand up de Leandro Hassun, gerando R$20 mil reais em renda.

Realizado pela SOLOS em parceria com a Braskem, a iniciativa conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Saville Alves ressalta que a parceria com a Braskem e com os órgãos públicos é um reforço aos compromissos da SOLOS, trazendo relevância e força para a cidade de Salvador. “Muitas vezes as ações com a participação de grandes marcas ficam concentradas no sudeste, especialmente São Paulo”, aponta.

As sócias revelam que ao pensar numa segunda edição, queriam que esta possibilitasse o acesso de um público maior e que fosse uma ação para toda a cidade. “Por isso foi criado conteúdo digital para disseminar informação de fácil compreensão para a população e em parceria com a prefeitura, que viabilizou o nosso drive-thru em um espaço que todos pudessem ter fácil acesso”, finaliza.

Sobre a SOLOS

O foco da SOLOS é mobilizar pessoas para transformar a cadeia dos resíduos em todo Brasil. A empresa faz isso através de operações que facilitem o descarte sustentável das embalagens pós-consumo e contam essas histórias com afeto para influenciar a mudança de comportamento e gerar impacto na vida das pessoas até das tartarugas marinhas.

A SOLOS foi fundada oficialmente no início de 2018, mas o trabalho da startup começou desde 2016, quando Saville AlvesGabriela Tiemy desenvolveram um projeto e o submeteram para um edital de pré-aceleração de negócios de impacto (Triggers).

Das 500 iniciativas inscritas, a SOLOS foi a única do Norte/Nordeste selecionada e as duas tiveram que tomar a primeira grande decisão como sócias, mudaram para São Paulo onde, após 7 meses, foram finalistas do programa.  "Essa experiência foi fundamental para modelarmos o nosso negócio e ampliarmos a nossa visão de mercado, através do apoio de nossos mentores, grandes empresários e executivos do país", conta Saville.

As duas jovens empreendedoras reconhecem que o universo das startups ainda é majoritariamente masculino, mas reforçam a expectativa para a transformação do mercado "Embora o mundo dos negócios ainda seja intimidador para nós mulheres, vemos a crescente presença das mulheres, especialmente como pequenas empreendedoras, pois o empreendedorismo nos permite ter flexibilidade e ocupar espaços de tomada de decisão", comenta Gabriela.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-114Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-002Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-070Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-108Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-288Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-303Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0952Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1124Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1398Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1529Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?