Salvador, 18 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Orquestra popular de Samba fecha lançamento do documentário "Do Corpo à Caxirola"
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 30 de Julho de 2016 19:20

Sambagola2Música, cultura e tradição integram o documentário “Do Corpo à Caxirola - uma viagem pelos instrumentos tradicionais brasileiros”, que será lançado no dia 2 de agosto (terça), às 19h, na sala de arte do cinema do Museu Geológico da Bahia. Inspirado na coleção de instrumentos tradicionais reunidos pela etnomusicóloga e pesquisadora de Música Folclórica Brasileira, Emília Biancardi, o filme tem roteiro e direção assinados pela cineasta Sophia Mídian e foi aprovado no edital setorial de museus do Fundo de Cultura, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). O evento, que é aberto ao público, contará ainda com uma apresentação da Orquestra Popular Sambagolá, que mescla elementos da música erudita, jazz, ritmos do candomblé e do samba-rural.  

O documentário dá continuidade à pesquisa iniciada pela diretora em parceria com a pesquisadora colombiana Maria Gabriela Gomez e a produtora executiva do projeto, Gina Reis, durante o Mestrado no Programa Multidiscilplinar de Pós - Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, onde foram colegas de turma. A pesquisa investiga as atualizações da música tradicional na contemporaneidade e tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a importância da manutenção das tradições e de sua valorização. O filme será utilizado como material didático em escolas e acervo de pesquisa em universidades e demais instituições, além de ser remetido a festivais de cinema nacionais e internacionais e prever a exibição em tv’s públicas.

O filme também propõe discutir processos criativos, resgatar expressividades musicais na cultura popular e refletir a indústria cultural no campo da música. Entre os convidados que participam do filme estão a etnomusicóloga Emília Biancardi e o músico Carlinhos Brown, homenageado por Emília na criação do Caxixi Brown. Também fizeram parte do documentário  lideranças e integrantes da banda Olodum; os professores Dr. Milton Moura (UFBA) e Juan Carlos Peña (Universidade Estadual do Amazonas); o povoado de Mundo

Novo, representando o samba chula;  e comunidades indígenas da região Amazônica, na fronteira entre Brasil e Colômbia.

A riqueza da coleção de instrumentos musicais de Emília Biancardi serve de mote para o propósito do filme em investigar a relação de artistas com a criação e de um povo com a expressividade musical, onde o instrumento é o meio pelo qual a comunicação ocorre.  Compõem o acervo do Solar Ferrão mais de 1.000 peças coletadas ao redor do mundo, provenientes das mais diversas culturas materiais. O acervo abriga ainda instrumentos elaborados e recriados pela pesquisadora para seus próprios projetos e espetáculos, com os quais ela rege, por exemplo, a Orquestra Museofônica da Bahia, composta por funcionários do Solar Ferrão. “Seja conservando resquícios de sua originalidade ou sofrendo sofisticações e apropriações, o instrumento musical atravessa o tempo”, destaca a diretora Sophia Mídian.

 

SERVIÇO:

O QUE: Lançamento do Documentário " Do Corpo à Caxirola"
QUANDO: 2 de agosto (terça-feira), às 19h
ONDE: Sala de Arte do Cinema do Museu Geológico da Bahia ( Av. Sete de Setembro, 2195 - Vitória)

VALOR: Gratuito

Sobre Emília Biancardi

Compositora, Etnomusicóloga, professora e pesquisadora da música folclórica brasileira, Emília Biancardi é especialista nas manifestações tradicionais da Bahia. Responsável pela Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais, acervo que compreende mais de 1000 instrumentos oriundos dos cinco continentes.

Nascida em Salvador, viveu sua infância e parte da adolescência em Vitória da Conquista, interior do Estado, o que lhe proporcionou os primeiros contatos com as manifestações populares que, desde então, a fascinavam. Em 1962 criou o grupo "VIVA BAHIA", o primeiro e mais importante grupo parafolclórico do Brasil, na época. Levando para os palcos do mundo inteiro a materialização de incansável pesquisa do repertório musical afro-baiano.

Perfeccionista ao extremo, a professora Emília Biancardi sempre procurou expressar nos seus espetáculos o que de mais genuíno existia na cultura baiana. Para a formação dos seus alunos, reuniu os melhores representantes das manifestações culturais de Salvador e do Recôncavo Baiano. Como professora do Colégio Estadual Severino Vieira, Biancardi idealizou, em 1968, a Orquestra Afro-Brasileira, usando instrumentos tradicionais, e outros criados e confeccionados por ela e pelos alunos. Criou e dirigiu por 10 anos a Fundação Yabás Arte Brasil em Woodstock-Nova Iorque, EUA. Compõe músicas para balés e peças de teatro, aplicando os conhecimentos adquiridos através de pesquisas da música folclórica rural e urbana. Tem seis livros publicados ("Lindro Amo", 1968; "Cantorias da Bahia", 1969; "Viva Bahia Canta", 1970; "Dança da Peiga", 1983; "Olelê Maculelê", 1990 e "Raízes Musicais da Bahia", 2001), além de textos sobre a música tradicional publicados em livros e revistas no Brasil e exterior. Lançou três LPs pela Philips do Brasil ("Viva Bahia nº. 1", "Viva Bahia nº. 2" e "Folclore Rural") e um Cd pelo Club House Studio Germantown, Nova Iorque, EUA.

Sobre Sophia Mídian

Engajada em projetos sociais relativos ao cinema, Sophia Mídian dirigiu o filme “A visão de dentro”, sobre trabalhadores rurais sem-terra, exibido em rede nacional através do DOCTV; realizou o projeto ABC do Cinema, financiado pelo Banco do Nordeste e pela Funarte, no qual produziu uma oficina audiovisual voltada para estudantes do sertão da Bahia; e atualmente coordena a segunda edição do Curta Colaborativo, projeto financiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, que oferece oficinas técnicas de cinema gratuitas e participação colaborativa na produção de um curta-metragem.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-147Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-080Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-053Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-168Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-212Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-320Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0874Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1209Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1236Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1527Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?