Salvador, 17 de agosto de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Prêmio Braskem de Teatro destaca os melhores das artes cênicas em 2018
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 16 de Maio de 2019 01:17

Premio_Braskem_de_Teatro_Por que Hécuba, O Mundo das Minhas Palavras e O Teatro é de Cordel foram os vencedores das categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil e Espetáculo do Interior da Bahia, respectivamente do 26º Prêmio Braskem de Teatro. A cerimônia de entrega da 26ª edição da mais tradicional premiação das artes cênica baianas foi realizada na noite dessa quarta-feira (dia 15), no palco principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

O Prêmio Braskem de Teatro é uma realização da Caderno 2 Produções e patrocinado pela Braskem e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Luis Alonso conquistou o troféu de Direção por Teatro de La Independencia, já Gil Vicente Tavares venceu na categoria Texto pela peça As Tentações de Padre Cícero. João Guisande levou a estatueta na categoria Ator, pelo desempenho nas peças Por esse amor e Retratos Imorais, e Evelin Buchegger foi escolhida melhor Atriz por Teatro de La Independencia. Luciano Bahia recebeu o troféu na categoria Especial pelo conjunto das direções musicais em 2018 e a atriz Bárbara Machado venceu na categoria Revelação pela atuação em Jackie – A do Mal! Ou não ... Nem tudo é o que parece. Os vencedores das categorias de melhores espetáculos Adulto, Infantojuvenil e Interior da Bahia receberam R$ 30 mil, enquanto os contemplados nas outras seis categorias receberam R$ 5 mil cada, além de troféus.

O Prêmio Braskem de Teatro avaliou 61 peças teatrais baianas profissionais e inéditas, que estiveram em cartaz em Salvador de 11 de abril a 23 de dezembro de 2018. A 26º Comissão Julgadora foi integrada por: Adelice Souza, diretora teatral, dramaturga e escritora; Fernanda Tourinho, produtora cultural; Fernando Marinho, músico, ator, diretor, artista visual e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (SATED Bahia); Paulo Henrique Alcântara, dramaturgo, diretor teatral e professor doutor da Escola de Teatro da UFBA; e Zuarte Júnior, artista plástico e cenógrafo. Nesta edição, em parceria com o Festival de Teatro do Interior da Bahia, cinco espetáculos concorreram na categoria Espetáculo do Interior.

Com o tema Jorge Amado na batida da cena, o evento dirigido por Luiz Marfuz propôs uma reflexão artística sobre algumas obras do escritor baiano que inspiraram adaptações para o teatro e o cinema. Coube aos atores Amaurih Oliveira, Frank Menezes e Zeca de Abreu, e a atriz e cantora Larissa Luz darem vida aos personagens de Jorge, numa releitura para os tempos atuais. A cerimônia que mesclou música, dança, teatro e audiovisual, teve ainda a participação do coro cênico-musical composto por: Anderson Dantas, Clara Paixão, Ela Nascimento, Danilo Cairo, Daniel Farias, Fernanda Silva, Fernando Santana, Josy Varjão, Mariana Borges, Ridson Reis.

A importância da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi ponto marcante nos discursos dos vencedores. A atriz Bárbara Machado, vencedora na categoria Revelação, reconheceu sua formação na Escola de Teatro da Ufba. "Nesse cenário de incertezas de direitos da pessoa humana, agradeço a Universidade Federal da Bahia, centro de excelência de ensino e pesquisa. Nossa querida universidade, minha eterna casa, que promove o despertar crítico e atuante", ressaltou.

Márcio Meireles, que dirigiu a peça vencedora na categoria melhor espetáculo adulto com Por que Hécuba, também ressaltou a importância dos investimentos em educação e cultura para promover mudanças na sociedade. Ele também reconheceu o papel do Teatro Vila Velha. "Esse teatro é um palco aberto de colaboração e liberdade. Só assim conseguimos fazer teatro. Esse palco vai continuar a existir, porque esse é um momento de esperança, onde o teatro vai continuar falando e a gente pergunta porquê?".

Durante seu discurso, o ator Hilton Cobra, um dos homenageados da cerimônia dirigida por Marfuz, também destacou o poder da arte e cultura na transformação da sociedade. "A arte é o extrato da cultura de um povo e pode fazer diferença para uma nação", disse em um discurso aplaudido.

Também homenageada, a atriz Zezé Motta recebeu a estatueta do amigo Hilton Cobra, a quem ela chamou de ídolo. A filha de Jorge Amado, Paloma, subiu ao palco ao lado de Cecília Amado, Maria João e Júlia Amado. Ela falou da emoção de assistir ao espetáculo e ver seu pai em um papel central. "Não podia imaginar nunca que teria a presença viva de meu pai e minha mãe. Eu assisti à cerimônia tremendo ao ver meu pai e minha mãe junto comigo e mais três gerações da nossa família (filha, netas e bisneta). Todas as pessoas que partiram e foram citadas estão conosco, querendo que a gente lute, porque esse é um momento de esperança", conclui.

CONFIRA OS VENCEDORES DO 26º PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO:

ESPETÁCULO ADULTO

§  Por que Hécuba?

 

ESPETÁCULO INFANTOJUVENIL

§ O Mundo Das Minhas Palavras

 

ESPETÁCULO DO INTERIOR DA BAHIA

§  O Teatro é de Cordel (Jequié)

TEXTO

§  Gil Vicente Tavares, por As Tentações de Padre Cícero

 

DIREÇÃO

 

§  Luis Alonso, por Teatro La Independência

 

ATOR

§  João Guisande, por Por Esse Amor e Retratos Imorais

ATRIZ

 

§  Evelin Buchegger, por Teatro La Independência

 

 

REVELAÇÃO

§  Bárbara Lais, pela Atuação em Jackie – A do Mal ou Nem Tudo é O Que Parece

 

 

CATEGORIA ESPECIAL

 

§  Luciano Bahia, pelo Conjunto das Direções Musicais do Ano de 2018

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.137Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.217Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.084Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.284-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.259Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.173Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?