Salvador, 17 de October de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Ópera Lídia de Oxum divulga resultado das audições de coristas
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 12 de Setembro de 2019 00:47

Selecao_Lidia_de_OxumA soprano Irma Ferreira Santos Dantos foi escolhida para o papel principal da primeira ópera da Bahia. A cantora lírica que será Lídia de Oxum foi selecionada nas audições do projeto junto a outros quatro personagens da montagem de Ildásio Tavares e Lindembergue Cardoso, que retorna aos palcos baianos 25 anos depois da primeira vez que foi encenada.

 

Para o papel de Romão, o tenor Carlos Eduardo Santos dos Santos, o baixo Josehr Santos viverá Bomfim, o barítono Miguel Nador será Tomás de Ogum e a soprano Izadora França estará no papel de Gracinha, filha da baronesa e irmã de Lourenço. Entre os nomes confirmados que participam do projeto também estão o Maestro Angelo Rafael (preparador vocal e regente do coro) e Maestro Carlos Prazeres (Orquestra Sinfônica da Bahia).

 

A Ópera Lídia de Oxum estará em cartaz nos dias 21 a 23 de novembro, no Teatro Castro Alves em Salvador. A coordenação geral é de Ildázio Júnior e direção artística de Gil Vicente Tavares filhos de Ildásio Tavares. A primeira brasileira escrita em português, a montagem homenageia a cultura afro e será remontada 25 anos após sua estreia, com apresentações no teatro e em praça pública.

 

No palco, 164 artistas divididos em oito solistas, 75 músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), 60 coristas, 20 bailarinos, cinco percussionistas e um violeiro-repentista. O projeto BAHIA AFRO BAHIA tem patrocínio da Skol Puro Malte, por meio da Cervejaria Ambev, e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

 

A Lídia de Oxum, Irma Ferreira Santos Dantos iniciou seus estudos musicais em 2004. Técnica em música, graduada em canto pala Universidade Federal da Bahia e mestre em música pela  mesma instituição, vem atuando como cantora lírica desde 2009. Já participou de diversas montagens de ópera com a ALBA e de concertos com o Madrigal da UFBA, recentemente foi aprovada em primeiro lugar no Concurso Jovens Solistas realizado pela Orquestra Sinfônica de Sergipe.

 

O tenor Carlos Eduardo Santos, que fará Romão, começou a cantar em coros em 2000. É graduando em Canto pela UFBA e participou de master classes de aperfeiçoamento com nomes como Rio Novello (Itália), António Salgado (Portugal), Lawrence Zazzo (EUA), Matthew Fritz (EUA). Participou do Coro do Teatro Castro Alves, atuou em diversos musicais, produz recitais de formação de plateia, é membro do Coletivo 4, grupo de artistas cênicos que pesquisam teatro musical. Em 2017, atuou na montagem da ópera Treemonisha em Portugal, numa colaboração entre o Núcleo de Ópera da Bahia e a Nova Ópera de Lisboa.

 

O mais recente Bonfim já foi já fez parte do elenco da Ópera Lídia de Oxum. Ggraduado em canto pela UFBA, o baixo Josehr Santos participou de diversos recitais, concertos, óperas e festivais como corista e solista. Foi membro do Coro TCA e do Grupo Vocal de Câmara Cantus Primus. É membro do Núcleo de Ópera da Bahia estando na turnê internacional de “Prelúdio”, com Gilberto Gil, Orquestra da Nova Ópera de Lisboa e percussão do Cortejo Afro na Europa (Inglaterra, Finlândia, Itália e Suíça) e da montagem de Treemonisha em Lisboa (Portugal). Josehr também atua como professor de canto e técnica vocal em Salvador.

 

Tomás de Ogum será vivido pelo barítono Miguel Nador. Foi membro do Coral Jovem do Estado de São Paulo e aluno do Ópera Studio da EMESP. Se formou em 2017 na Academia de Ópera do Theatro São Pedro, sob coordenação artística e direção musical do maestro André dos Santos, onde atuou em óperas como “Albert Herring” (Benjamin Britten), “Monsieur Choufleuri (Jacques Offenbach), “L’Enfant et les Sortilèges” (Maurice Ravel), entre outras. Em experiência com a música popular, foi vocalista principal da banda “Dom Pescoço”.

 

Izadora França iniciou seus estudos de canto com sua mãe, a soprano e professora de canto Fátima França. A nova Gracinha ingressou as cinco anos no Departamento de Música da UFPB no Coral Infantil, onde atuou como solista pela primeira vez. Prosseguiu seus estudos na UFPB em teoria, violino e participando de diversas orquestras, formando-se em 2007 em violino. Integrou o Coro de Câmara Villa-Lobos de 2003 a 2007, sendo fundadora do Quarteto de Cordas e Voz Quarta Justa.

 

Coleção Ildásio Tavares – Além da Ópera Lídia de Oxum estão previstos no projeto também a realização de outras peças escritas por Ildásio e a reedição de quatro livros do autor, como Xangô e Candomblés da Bahia. Entre os títulos a Antologia Negra uma reedição de quatro livros (Xangô, Lídia de Oxum, Candomblés da Bahia e Nossos Colonizadores Africanos), com nova diagramação e box com capa pintada por Caribé.

 

Encenada pela primeira vez em 1978, em coprodução com o Teatro Castro Alves, a Ópera Caramuru será remontado pela Vira Mundo Produções e apresentada em praça pública, popularizando o gênero ÓPERA na Bahia. Já o LP Espetáculo Os Orixás, que foi lançado em 1978, pelo Som Livre, ganhará novos arranjos e uma versão inédita de show, com artistas baianos convidados, com reedição em LP deste disco clássico.

 

Ildásio Tavares – Poeta, romancista, dramaturgo, ensaísta e compositor, Ildásio Tavares, viveu 70 anos, entre 1940 e 2010. Em vida publicou centenas de artigos em colunas dos jornais. Na sua carreira, fez 17 poemas em livros de Antologias Poéticas; sete contos em livros de Antologias de Conto; 12 roteiros de espetáculos; 14 livros de poesia; dois libretos de Ópera; dois roteiros de filmes; três romances e 46 músicas gravadas.

Serviço

Ópera Lídia de Oxum
Quando a montagem: 21 á 23 de novembro

Onde:  Teatro Castro Alves
Endereço: Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande, Salvador - BA, 40080-121
Jornalista responsável – Fernanda Matos – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 28.09.19.058Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.122Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.169Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.120Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.203-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.286Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?