Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
“TCA em Casa”: confira programação da terceira semana de julho
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 11 de Julho de 2020 02:56

Bale_Folclorico_da_Bahia_Espetaculo_Heranca_Sagrada__Foto_Vinicius_LimaNa semana de 13 a 19 de julho do “TCA em Casa”, programação em ambiente digital do Teatro Castro Alves (TCA), o destaque é para a estreia da janela “TCA de Braços Abertos”, com exibição do projeto “Loucura Pouca É Bobagem”. Na escala diária, são ofertadas opções culturais para o público, mantendo as atividades de difusão da arte e dando acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgatando memórias e compartilhando informações.

A Concha Acústica e a Sala do Coro do TCA se encontram na 4ª edição do “Ficha Técnica”, em live na página de Instagram do TCA (www.instagram.com/teatrocastroalvesoficial), na segunda-feira, dia 13, às 18h. Maurício Serra, coordenador da Concha, e Francis Rocha, subcoordenadora da Sala do Coro, conversam sobre a gestão destes palcos tão significativos para a cultura da Bahia. Neste projeto, o objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural do estado, através da fala de seus servidores.

As cantoras Marcia Castro e Talita Avelino apresentam videoclipes no “Terça da Música”, no dia 14 de julho, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). As duas artistas, que passaram pelo palco da Sala do Coro do TCA em 2018 e 2019, respectivamente, exibem produções de seus mais recentes discos, ambos lançados em 2017. Marcia vem com “Noites Anormais”, música do álbum “Treta”, em clipe com participação da atriz Cleo Pires. Talita oferta duas canções de “Azul Bahia”: “Rio Vermelho” e “Deixe Só”. Esta série rememora espetáculos musicais realizados na Sala do Coro desde sua reabertura, em julho de 2018, em que as terças-feiras ficaram tradicionalmente reservadas a shows de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”.

Na sexta-feira, dia 17, às 16h, estreia a janela “TCA de Braços Abertos”, que oferece o ambiente digital do TCA para iniciativas culturais, assim como ocorria na ocupação dos palcos do Complexo em seu cotidiano.  Quem inicia esta programação é o projeto “Loucura Pouca É Bobagem”, que vinha promovendo, desde junho de 2017, encontros presenciais para conversas despretensiosas sobre as muitas faces da loucura em suas diversas representações: na arte, na política, no amor, na vida. Adaptando-se à virtualidade, serão lançadas três edições semanais, a primeira delas com o tema “A Cultura Pós-Pandemia”, com os cantores e compositores Dão e Josyara, a atriz e gestora cultural Maria Marighella e a diretora artística do TCA, Rose Lima, mediados pela apresentadora Vânia Dias. Com roteiro de Luciana Queiroz, Priscilla Andreata e Thaís Alves, que é também idealizadora do “Loucura Pouca É Bobagem”, a edição ainda contará com esquetes teatrais dos atores Diogo Lopes Filho e Márcia Andrade. O vídeo ficará disponível no YouTube do TCA.

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança da Bahia, desde início de maio, tomaram a virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, além de grandes aulões públicos em lives às sextas-feiras, 15h, no Instagram (www.instagram.com/btca.oficial) – nesta semana, de Balé Clássico. Para completar, o “BTCA Movimenta Home Office” oferece prática de alongamento semanal, nas segundas, às 18h30.

E na terça-feira, dia 14, às 15h, tem a 3ª edição da série “BTCA Encontros”, que promove trocas com outros grupos de dança, seguindo uma tendência do setor que mantém a importância de intercâmbios, mesmo que a distância. Companhia de dança internacional sediada na Bahia, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) é o convidado desta vez. O dançarino José Ricardo Sousa ministra uma aula de dança afro-religiosa, com percussão ao vivo de Caio Fonseca e participação de integrantes do elenco dos dois grupos.

– O projeto “Cameratas da OSBA”, formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar, faz mais uma semana com seus dois projetos especiais na web, de 13 a 18 de julho, nas páginas de Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia) e do TCA (@teatrocastroalvesoficial), além de em canais de instituições parceiras – desta vez, o Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil – NACCI (@naccioficial), Museu Carlos Costa Pinto (@museucostapinto) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia). No “Cartografia Afetiva”, a Bahia Cordas, juntamente com funcionários do NACCI, relembra apresentação realizada na instituição que há 25 anos apoia e protege adolescentes com câncer. No “Café com as Cameratas #Drops”, o vídeo traz a Quarteto Novo interpretando a música “Odeon”, de Ernesto Nazareth.

Ainda dos projetos de extensão da Orquestra, o Cineclube OSBA chega também à internet. Projeto que objetiva explorar as conexões entre música e sétima arte, em uma parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da UFBA, estreia sua versão virtual indicando o filme “Sonata de Outono” (1978), do sueco Ingmar Bergman, que trata do relacionamento de uma mãe, pianista bem sucedida, e sua filha emocionalmente fragilizada, e cuja trilha sonora é composta por músicas do pianista e compositor  F. Chopin (1810-1949). A live para comentar o filme acontece no dia 15, às 19h, no Instagram da OSBA, comandada por Lucas Ravazzano, pesquisador do LAF, e Thomaz Rodrigues, chefe de naipe dos violoncelos da OSBA.

Centro Técnico do TCA – Setor dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do TCA continua dedicando sua força produtiva para a confecção de máscaras de tecido de proteção individual, que vêm sendo distribuídas para instituições sociais, bem como atendendo funcionários da casa e de outros órgãos do Governo. Mais de 3.500 unidades já foram doadas com objetivo de contribuir para que os cidadãos cumpram o uso deste artefato fundamental para evitar a propagação do novo coronavírus. Toda sexta-feira, uma entrega é realizada. No dia 17 de julho, será oferecida uma cota de 150 máscaras à Associação de Moradores da Ilha Amarela.

Cursos de Música do TCA na Quarentena – De segunda a sexta, o TCA está promovendo na internet, desde início de maio, três cursos gratuitos que adentram o universo da música sinfônica e que eram antes realizados presencialmente. Ao lado do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), estão sendo oferecidas as turmas “A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak. Tratam-se de músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) que ministram as aulas ao vivo em salas virtuais, num encontro semanal por turma, durante três meses. Mais de 1.100 pessoas de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal se inscreveram no projeto; da Bahia, houve inscrições de 64 cidades. De início, eram 80 vagas oferecidas e, por conta de tamanha adesão, foram criadas turmas extras e mais vagas, alcançando 180 contemplados.

Cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde pública, todos os projetos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem demandar encontros presenciais e deslocamentos.

TCA em Casa

3ª semana de julho de 2020

13 DE JULHO DE 2020 (SEGUNDA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 10h

= Aulas abertas BTCA 

Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30

= Ficha Técnica

Com Maurício Serra e Francis Rocha, 18h

= BTCA Movimenta Home Office

Alongamento com Dina Tourinho, 18h30

= Cameratas da OSBA

“Cartografia Afetiva”

14 DE JULHO DE 2020 (TERÇA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Martins Seixas, 10h

= Terça da Música

Marcia Castro e Talita Avelino, 12h

= BTCA Encontros

Aula de dança afro-religiosa com o Balé Folclórico da Bahia, 15h

= Cameratas da OSBA

“Cartografia Afetiva”

15 DE JULHO DE 2020 (QUARTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 10h

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30

= OSBA Extensão

Cineclube OSBA, 19h

= Cameratas da OSBA

“Cartografia Afetiva” e “Café com as Cameratas #Drops”

16 DE JULHO DE 2020 (QUINTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Martins Seixas, 10h

= Aulas abertas BTCA

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30

= Cameratas da OSBA

“Cartografia Afetiva” e “Café com as Cameratas #Drops”

 

17 DE JULHO DE 2020 (SEXTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= Aulões do BTCA

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer e Adriana Bamberg, 15h

= TCA de Braços Abertos

“Loucura Pouca É Bobagem”, 16h

= Centro Técnico do TCA

Entrega de máscaras à Associação de Moradores da Ilha Amarela

= Cameratas da OSBA

“Café com as Cameratas #Drops”

18 DE JULHO DE 2020 (SÁBADO)

= Cameratas da OSBA

“Café com as Cameratas #Drops”

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-096Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-030Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-072Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-140Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-200Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-343Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0926Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1200Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1434Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1645Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?