Salvador, 28 de February de 2021
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Oficina de Direção de Arte abre inscrições gratuitas para todo país
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 20 de Janeiro de 2021 16:00

Oficina_de_Direo_de_Arte_abreA partir desta segunda-feira (18), a sétima edição do projeto Oficina Contínua de Direção de Arte (OCDA) abre inscrições para todo o Brasil. Oferecendo 26 vagas, incluindo 50% delas para pretos, pardos e indígenas, as aulas acontecem entre 22 de fevereiro e 18 de março, de maneira remota. A iniciativa é uma criação da diretora de arte e cenógrafa Carol Tanajura e tem o objetivo de capacitar novos profissionais para a área do audiovisual, ampliando os conhecimentos gerais e específicos dos discentes. Ao todo serão 14 ministrantes que também irão oferecer uma compreensão sobre Direção, Fotografia, Cenografia, Figurino, Maquiagem e Efeitos.

A artista Carol Tanajura explica que a OCDA traz para os alunos métodos e conceitos de trabalho, do roteiro ao produto final, assim como as matérias e ferramentas disponíveis para a construção do filme, bem como as relações que se estabelecem entre os departamentos. Com edições anteriores realizadas de maneira independente, Tanajura sente que este é um grande passo para o setor cultural. “Poder ofertar um curso tão necessário, agora com infraestrutura, é realmente um sonho para mim”.

Contabilizando quatro parcerias prévias de trabalho com Tanajura, em sets de filmagens, o diretor de fotografia Matheus Rocha assume uma das cadeiras da oficina, ensinando um pouco sobre seu ofício.  Rocha pretende lecionar sobre cada processo de produção cinematográfica (pré, durante e pós), analisando conceitos estéticos, os melhores caminhos para a execução prática da técnica e questões voltadas para o acabamento final. A sua maior expectativa é esclarecer pontos centrais da criação de uma obra e fomentar o interesse em cinema dos estudantes.

A meta central do OCDA é frequentemente alcançada. Este fato pode ser constatado ao observar os integrantes de edições anteriores do curso. A economista e cenógrafa Karine Luzolo conta que desejava começar a trabalhar e pesquisar sobre direção de arte. Conversando com diversos conhecidos a OCDA foi recomendada. Após o tempo de estudo, Luzolo afirma que conseguiu se inserir no mercado de trabalho e, através da Oficina, passou a participar de diversos projetos no cinema e no teatro. “A experiência foi fantástica, abriu um horizonte de possibilidades. Conheci pessoas fantásticas que levei pra vida.”

Além das aulas que acontecem durante a semana, em três dias, o também a OCDA também possui mesas de debate, nas quais são discutidos temas sobre o funcionamento e a dinâmica do trabalho no audiovisual, sempre nas quintas-feiras, no Youtube da facilitadora da Oficina. Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. Os interessados em ingressar na oficina podem encontrar o formulário de participação nos links: www.tanah.art.br e https://www.instagram.com/tanah.art/

SERVIÇO

O quê: 7ª Oficina Contínua de Direção de Arte

Inscrições: a partir de 18 de janeiro

Início das aulas: 22 de fevereiro

Final das aulas: 18 de março

Valor: gratuito

Local: Plataforma digital a ser informada futuramente para os alunos

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.460Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.338Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.178Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.041Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.187Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.104Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?