Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Espetáculo "Tântrica Santina" ganha versões em audiovisual
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 10 de Fevereiro de 2021 20:33

Tantrica_Santina_-_Cena_da_peca_-_Foto_Joselia_Frasao_02Depois de temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, solo de Rita Rocha com texto e encenação de Thor Vaz é lançado no espaço virtual. Projeto inclui lives, bate-papos e lançamento de filme inédito.


Após transitar por diferentes palcos do país, a peça "Tântrica Santina forjada em sangue a sorte imaculada e um homem morto" chega ao espaço virtual em formatos diversos que exploram o diálogo entre o teatro e o audiovisual. Com texto e direção de Thor Vaz, o solo leva à cena a atriz Rita Rocha em uma realização da Cia Oceano de Artes Integradas. O projeto tem início nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, às 18h, quando serão lançados os três atos da peça, em uma versão intitulada "livre espetáculo live", seguida de bate-papo com os artistas envolvidos. Já em 27 de março, 18h, acontece o lançamento do filme inédito, versão da obra concebida e realizada especialmente para o formato audiovisual. Toda a programação é gratuita e transmitida pelo Youtube (bit.ly/ritarocha).


Em cena, a atriz Rita Rocha vive uma mulher em estado de delírio, atormentada por lembranças que por vezes parecem alucinações. A personagem compartilha as dores e decepções causadas por amantes cruéis e tenta se livrar da culpa pela morte do seu marido. Embora a obra não deixe clara uma definição de tempo e espaço, a personagem revela forte ligação com a igreja católica, uma relação de temor e adoração, mas não esconde sua postura insurgente contra costumes e tradições.


"A gente não sabe em que tempo ela está inserida, apesar de notar um linguajar e referências de séculos passados. Mas, como ela permanece num estado de latência, a gente não pode ter certeza. Ela não é uma testemunha confiável. Até os fatos que ela narra sobre ela própria a gente não tem como saber se são verdade, mentira, ou se são fantasias", comenta Thor Vaz. Ao longo do processo de criação, atriz e diretor levantaram como referências diversas personagens femininas consideradas loucas pela sociedade, recorrentes na literatura e no cinema. "Pra mim essa é a história de uma mulher que tem a alma tântrica e o corpo santino, e esses lados fazem as pazes. A alma e o corpo fazem as pazes e ela se reencontra consigo mesma", comenta Rita Rocha.


Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, 18h, além de assistir aos três atos da peça na versão "livre espetáculo live", o público poderá interagir com a equipe criativa do espetáculo em três bate-papos com a atriz Rita Rocha acompanhada de Alhandra dos Santos (26), Ilona Wirth (27) e Thor Vaz (28). Um mês depois, em 27 de março, também às 18h, acontece o lançamento do filme, uma versão inédita e especialmente adaptada para o formato audiovisual.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:


TÂNTRICA SANTINA FORJADA EM SANGUE A SORTE IMACULADA E UM HOMEM MORTO

Toda a programação é gratuita e transmitida pelo Youtube: bit.ly/ritarocha


26 de fevereiro, sexta, 18h

"Livre espetáculo live" Ato I
Bate-papo com Rita Rocha e Alhandra dos Santos


27 de fevereiro, sábado, 18h

"Livre espetáculo live" Ato 2
Bate-papo com Rita Rocha e Ilona Wirth


28 de fevereiro, domingo, 18h

"Livre espetáculo live" Ato 3
Bate-papo com Rita Rocha e Thor Vaz


27 de março, sábado, 18h

Lançamento do filme


Sobre Rita Rocha


Atriz, diretora teatral e ilustradora. Formou-se em Artes Cênicas pela UFBA, onde também integrou o grupo de pesquisa em Teatro de Formas Animadas, Os Imaginários. Dirigiu os espetáculos “O Pequeno Menino Ostra: uma ópera muda”, em 2008, e “As Quatro Meninas”, em 2010. Foi assistente de direção e produção de espetáculos teatrais, festivais e oficinas em variados teatros de Salvador como: Moliére, Módulo, Vila Velha, Gamboa, Martins Gonçalves, Centro de Convenções, Espaço Xisto, Acbeu, Teatro XVIII e Teatro Castro Alves. Em Barcelona, Espanha, em 2013, atuou no espetáculo Mi Traje-Día, produzido pelo Instituto Moveo, onde estudou Mímica Corporal Dramática, e no curta-metragem “Gesto, mirada, sonrisa y roce”. No Rio de Janeiro, atuou no espetáculo “Não Existe Houve” da Cia Oceano e codirigiu o espetáculo “A mulher que comia horizontes” em 2017. Em 2018 atuou no Auto de Natal do Grupo de Teatro Tá Na Rua. Em 2020, atuou na websérie "Radiografia da Pandemia". Em 2019, estreou o espetáculo solo “Tântrica Santina forjada em sangue a sorte imaculada e um homem morto”, no Rio de Janeiro, ficou em cartaz em maio e junho no Espaço Olho da Rua e em dezembro no Espaço Rogério Cardoso, também em novembro, apresentou no Festival Satyrianas, em São Paulo e em março de 2020 ficou em cartaz no Teatro Gamboa Nova, em Salvador, Bahia.


Sobre Thor Vaz


Literato autodidata, Thor iniciou sua carreira na escrita participando de c rsos de poesia e antologias poéticas aos 10 anos. Ainda criança iniciou seus estudos em teatro no Convento do Desterro sob a direção de Clécia Queiroz, doutora pelo programa de difusão do conhecimento da Ufba. Adolescente, estudou com o multi-artista Rino Carvalho, trabalhou com o grupo Vila Vox e ingressou posteriormente na Escola de Teatro da Ufba. Aos 20 anos começou a desenvolver o método Teatro Imediato, dando inicio à Cia de mesmo nome, hoje Cia Oceano Teatro Imediato. Desde então dirigiu e escreveu diversos espetáculos cumprindo temporadas em diferentes estados do Brasil. Escreveu em torno de 12 obras em dramaturgia e dirigiu 7 espetáculos.


Sobre a Cia Oceano


A Cia Oceano nasceu em 2010, durante os estudos de linguagem para o espetáculo O Nórdico. Na ocasião, a equipe era composta por Thor Vaz e Nando Zâmbia. No mesmo processo foram inseridos Leopoldo Vaz Eustáquio e Ludmila Brandão que viriam a integrar e dirigir a Cia em obras posteriores. No ano seguinte o espetáculo fez temporada em São Paulo, adicionando ao grupo a característica de estar sempre em movimento, se revezando entre Salvador, Rio e São Paulo. Após 9 espetáculos a Cia assumiu um caráter inter-artístico, produzindo obras musicais, audiovisuais e em literatura, além de prestar consultoria artística em obras parceiras. Em 2020 foi inaugurada a Sede Online Cia Oceano, uma plataforma de streaming para assinantes com um vasto conteúdo em diversas categorias artísticas, reunido durante os 10 anos de existência do grupo. Em abril do mesmo ano estrearam o filme para celular TE TRAZER ESSA CANÇÃO DE AMOR, com artistas de diferentes estados do Brasil, se configurando como uma das primeiras obras artísticas realizadas em condição de confinamento pela Covid 19. Atualmente conta também com a atriz cearense Lua Martins, além de manter parceria com diversos artistas como João Saraiva, Laura Fragoso, Edu Coutinho, Rita Rocha, A, Laura Sarpa, Moisés Salazar, Rhenato Flauer, Agnes Oliveira e outros.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-180Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-002Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-008Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-121Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-247Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-304Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0858Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1214Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1322Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1523Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?