Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
CINÉTICA - Circuito de aulas de dança oferece 25 workshops online e gratuitos
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 18 de Fevereiro de 2021 15:10

CINETICA_Circuito_de_aulas_Ana_Brandao_Foto_por_Isabel_AbreuDurante o mês de março, o projeto “CINÉTICA – Circuito Contemps”, em sua 3ª edição, vai promover 25 turmas de workshops online e gratuitos de variadas técnicas e práticas contemporâneas de dança. O circuito de aulas e práticas corporais reúne 15 professores/as de dança da Bahia – Alana Falcão, Alice Rodrigues, Ana Brandão, Eron Pimenta, Felipe Silva, Flávia Rodrigues, Guego Anunciação, Guilherme Fraga, Igor Couto, João Rafael Neto, Luiza Agra, Lukas DiJesus, Marcos Ferreira, Melissa Figueiredo e Neemias Santana –, com experiências variadas e abordagens distintas, para atender a um total de 750 alunos/as/es, contemplando variadas faixas etárias e níveis de familiaridade técnica. Cada turma tem 30 vagas, que serão ocupadas a partir de inscrições realizadas em www.cinetica-nii.com, enquanto houver disponibilidade.

“CINÉTICA” é realizado desde 2019 pelo Nii Colaboratório, plataforma de artistas e produtores da dança, articulada com os diversos campos da arte, que desenvolve, a partir de Salvador (BA), ações criativas, formativas, de pesquisa e de difusão. Em 2021, a versão digital do projeto oferece atividades conduzidas ao vivo, pensadas de modo a alcançar uma ampla variedade de públicos. O programa é dividido em três eixos: alongamento/condicionamento; improvisação/criação; e treinamento técnico.

Do dia 1º ao dia 27, os workshops têm duração de uma hora e meia e acontecem em datas variadas e horários regulares nos dois turnos, sempre com duas turmas para cada, com exceção da aula final de encerramento (ver programação completa abaixo). Os encontros serão na plataforma Zoom Meeting, com link de acesso informado diretamente para os/as/es participantes inscritos/as/es.

O “CINÉTICA” sempre objetivou visibilizar artistas da dança interessados/as em desenvolver aulas técnicas contemporâneas em dança, tendo em vista, sobretudo, aqueles/as que o fazem fora dos grandes festivais, academias e plataformas da cidade. No contexto pandêmico, esta cena ficou mais fragilizada e tais profissionais, sem condições de exercer seu trabalho. Também sobre a especificidade do presente, marcado pelo confinamento de corpos, é importante democratizar o acesso a aulas de dança, que fortalecem seu papel diante da sociedade. É ainda um caminho de contribuir para a manutenção técnica de estudantes ou profissionais da dança que estão sem condições de dar prosseguimento a estes processos no momento atual.

O projeto “CINÉTICA – Circuito Contemps” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

CINÉTICA – Circuito Contemps

Circuito de aulas de dança

Participação pública e gratuita

Março de 2021

Inscrições em: www.cinetica-nii.com até ocupação das vagas

www.instagram.com/niicolaboratorio | www.facebook.com/projetonii 

Dança contemporânea

Com: Lukas DiJesus

Quando: 1º e 3 de março (segunda e quarta), 10h às 11h30

Público-alvo: Todas as pessoas amantes do mover

Ementa: O workshop aborda movimentação de chão, trabalhando a horizontalidade junto com diferentes espaços e direções, sem perder a fluidez ou continuidade do movimento. Atenta também às sensações que o corpo irá desenvolver automaticamente no seu processo de aprendizagem e entendimento no decorrer da aula. Traz vivências e experiências com base em capoeira, jiu-jitsu, dança moderna, dança urbana, floor work e piso móvel.

Corpo transitório 

Com: Marcos Ferreira 

Quando: 1º e 3 de março (segunda e quarta), 13h às 14h30

Público-alvo: Iniciantes

Ementa: O workshop propõe um estudo transitório a partir de recursos da Capoeira Angola como preparação do corpo e seu desenvolvimento no espaço. A prática propõe ganho de força e resistência, transitando por planos e dinâmicas construídos ao longo da aula.

Estica e puxa

Com: Ana Brandão

Quando: 2 e 4 de março (terça e quinta), 14h às 15h30

Público-alvo: Pessoas que gostam e querem se mover e não são profissionais do movimento, com foco em adultos/as/es com mais de 40 anos

Ementa: O workshop tem como base a casa como espaço que dá bordas ao mover e a empatia na percepção de corpos e subjetividades. Mover sem machucar em busca da autonomia do movimento. Por meio de jogos, exercícios e dinâmicas corporais, a aula desenvolve experiências positivas das pessoas em relação a si em conexão ao movimento, à arte e à saúde, em uma perspectiva integral do corpo – física, emocional e subjetiva. O objetivo geral é propiciar prazer em se mover, com o corpo que possui, seja ele como for. Para quem deseja maior mobilidade corporal, mudanças fisiológicas positivas e ampliação das possibilidades de movimentação, bem como da percepção musical, espacial e corporal.

Dança contemporânea – conscientização/potencialização deste corpo político

Com: Igor Couto

Quando: 8 e 10 de março (segunda e quarta), 10h às 11h30

Público-alvo: Jovens e adultos/as/es com nível intermediário

Ementa: Workshop com abordagem da técnica de dança contemporânea, com ênfase na cinesiologia (estudo do movimento humano, integrando os princípios da mecânica e da anatomia), para preparação e percepção do corpo. Serão analisados as forças e os componentes do movimento para a cena e o retorno às suas atividades cotidianas. O objetivo geral é desenvolver suporte técnico e estético para aquisição de habilidades e competências, utilizando princípios também das técnicas de chão e de dança moderna. Nesse contexto, são trabalhadas sequências gestuais elaboradas, dando ênfase ao fator fluência, espaço e tempo no movimento, considerando também as experiências corporais dos/as/es participantes.

Parkour de cozinha

Com: João Rafael Neto

Quando: 8 e 10 de março (segunda e quarta), 14h às 15h30

Público-alvo: Profissionais, professores e estudantes de dança, teatro e afins

Ementa: Workshop prático de dança contemporânea desenvolvido a partir da pesquisa de hibridação da dança com esportes urbanos de ação, como BMX Street e Le Parkour, trabalhando estados físicos de prontidão e tensão corporal. O objetivo é aguçar a percepção para novas possibilidades de movimentação e criação em dança contemporânea e desenvolver técnicas de percepção de corpo, sua relação com o risco e os estados físicos gerados com isso.

Possibilidades de criação em dança (vamos flutuar?)

Com: Alice Rodrigues

Quando: 9 e 11 de março (terça e quinta), 10h às 11h30

Público-alvo: Iniciantes

Ementa: Neste workshop com abordagem da técnica de dança contemporânea para preparação do corpo e criação cênica, a proposição principal é desenvolver o processo criativo de cada aluno/a/e, buscando apresentar as possibilidades de criação a partir do repertório de movimentos pré-existentes de cada um/a/e. De suas experiências e vivências em dança e movimento, um exercício é identificar que uma ação rotineira, como, por exemplo, fazer poses para fotos, pode se transformar em dança. Uma abordagem de movimentações com referências em Rudolf Laban e suas ações juntamente com isolamentos virá agregar e potencializar ainda mais estes repertórios.

Gestos em fluidos

Com: Felipe Silva

Quando: 9 e 11 de março (terça e quinta), 14h às 15h30

Público-alvo: Artista do corpo ou sujeito interessado em estudo do corpo

Ementa: Em busca dos gestos em fluidez, este workshop utiliza o yoga como fonte de consciência corporal. A proposta é identificar pontos essenciais como contração e relaxamento, inseguranças e confiança, para uma melhor compreensão e aprimoramento do estado físico e mental do ser humano que dança. Será feita uma abordagem de pesquisa que contará com sugestões de espirais, vetores, dinâmica, torções, peso, memórias e observações pessoais sobre o próprio desenvolvimento técnico e sensorial.

Dança contemporânea: respiração, alongamento e movimento

Com: Eron Pimenta

Quando: 15 a 17 de março (segunda e quarta), 10h às 11h30

Público-alvo: Iniciantes

Ementa: Como precisamos nos mover nesse isolamento? Como a respiração e o alongamento se encontram em um fluxo de movimento? Através dessas questões, este workshop é um momento de reflexão em forma de movimento, para amenizar rotinas, ansiedades e incertezas. A proposta é estender o encontro a um cuidado com esse novo tempo, nos adaptando aos espaços pequenos de nossas casas, respirando, alongando, explorando o espaço e nossos corpos.

Do encoberto ao desejado

Com: Guego Anunciação

Quando: 15 e 17 de março (segunda e quarta), 14h às 15h30

Público-alvo: Artistas interessados/as/es no movimento, independentemente da área, e/ou pessoas interessadas em estudos do corpo a partir de uma prática em dança

Ementa: Prática contemporânea de dança que estabelece conexões entre exercícios sistemáticos da dança moderna, técnicas de chão e improvisação. Investiga potência, dinâmica, fluxo, peso e variação do movimento em cada sujeito praticante, possibilitando novas percepções e criações a partir da subjetividade de cada indivíduo.

Corpo selvagem: fortalecendo o abrigo

Com: Flávia Rodrigues

Quando: 16 e 18 de março (terça e quinta), 10h às 11h30

Público-alvo: Jovens e adultos/as/es com experiência intermediária/avançada em dança contemporânea

Ementa: O workshop busca investigar as possibilidades cinéticas de um corpo-bicho, respeitando e potencializando o instinto selvagem de cada intérprete. Propõe-se aguçar uma conexão mais íntima com a terra, a partir das técnicas de floor work e da dança moderna, fortalecendo as bases e estimulando uma maior resistência muscular. Junto a isso, explora-se um percurso de experimentação e escuta corpórea a partir de elementos do Hatha Yoga e da improvisação.

Estruturas em fluidez

Com: Guilherme Fraga

Quando: 16 e 18 de março (terça e quinta), 14h às 15h30

Público-alvo: Qualquer pessoa com mais de 14 anos

Ementa: Improvisação e experimentação de estruturas coreográficas que visam desenvolver a fluidez como princípio para o mover. Um estudo sobre a circularidade, sobre a não paragem das coisas, sobre estruturas em prosseguimento constante.

Corpo exploratório – dança contemporânea para qualquer pessoa

Com: Luiza Agra

Quando: 23 e 25 de março (terça e quinta), 10h às 11h30

Público-alvo: Qualquer pessoa com mais de 14 anos

Ementa: O workshop propõe práticas em dança para iniciantes ou não, a fim de possibilitar a diversão do mover. A ideia é explorar, investigar, experimentar maneiras extracotidianas de mover o corpo e encontrar assim a sua dança (ou seriam as suas danças?). No caminho dessa exploração, desenvolvem-se habilidades corporais, criatividade e propriocepção.

Workshop de Encerramento – Lab Nii

Com: Alana Falcão, Melissa Figueiredo e Neemias Santana

Quando: 27 de março (sábado), 10h às 11h30

Público-alvo: Jovens e adultos que gostam de se mover, com ou sem experiência em dança

Ementa: Workshop reúne um conjunto de práticas corporais, técnicas e criativas de improvisação em dança desenvolvidas no ambiente Nii Colaboratório desde 2015. Ao longo da aula, os/as/es participantes serão estimulados/as/es a se conectarem com seus corpos através de uma combinação de práticas com influências de Yoga, Pilates, exercícios de respiração e variações de tônus muscular – tudo para explorar as possibilidades do dançar junto, mesmo que à distância.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-161Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-013Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-004Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-156Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-259Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-386Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0973Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1197Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1278Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1481Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?