Salvador, 19 de April de 2021
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
FLIPF fará mesa sobre a literatura oral
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 24 de Fevereiro de 2021 13:17

Luiz_Antnio_Simas_fotoPara discutir a oralidade nomes como Marco Haurélio (BA) e Luiz Antônio Simas (RJ) se unem ao mediador Zulu Araújo (BA) na mesa Literatura oral que acontece dia 26, a partir das 16 horas na segunda edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte 2021 que acontece de 24 a 28 de fevereiro. No evento 100% online também vão acontecer apresentações artísticas, lançamentos de livros, saraus, contações de histórias, atividades infantis, oficinas diversas e feira virtual de livros.

Na mesa do dia 26, a oralidade e sua influência na arte da Narrativa e na arte da Poesia será debatido. Vão falar como é importante reconstituir o modo como a arte de contar histórias passa por novas metamorfoses, ainda mais quando os meios eletrônicos e a Web nos oferecem um novo patamar de oralidade.

Luiz Antônio Simas é um escritor, professor e historiador, compositor brasileiro e babalaô no culto de Ifá. Professor de História no ensino médio, é mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marco Haurélio é escritor, pesquisador da literatura de cordel e das tradições populares, formado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É autor de mais de 50 livros, a maior parte voltada ao público infantojuvenil. Seus livros receberam importantes distinções, como os selos Cátedra-Unesco, da PUC-Rio, e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Natural de Salvador, Zulu Araújo é formado em Arquitetura, mestre em Cultura e Sociedade e doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência como produtor e gestor cultural e desde 2015 é Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon – vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Zulu atuou durante dez anos como diretor e conselheiro do Grupo Cultural Olodum. Em 2003 foi diretor de Promoção, Intercambio e Divulgação de Cultura Afro-brasileira da Fundação Palmares e, em 2007, o então ministro Gilberto Gil, o indicou para presidir a instituição, onde permaneceu até 2011.

O gestor cultural também ocupou a direção da Casa da Cultura da América Latina e a Coordenação Geral do Festival Latino-americano e Africano de Arte e Cultura (FLAAC), em 2012. Assessor especial da Fundação Cultural do Estado da Bahia, além de atuar como coordenador-geral na celebração dos 300 anos de Zumbi dos Palmares, Zulu foi diretor do Departamento de Intercambio e Ações Regionalizadas (DIAR) da Secretaria de Cultura da Bahia, e chefe do Comissariado da Delegação Brasileira do Terceiro Festival Mundial de Artes Negras (FESMAN) Dakar Senegal.

A Festa Literária Internacional da Praia do Forte 2021 acontece durante cinco dias. O evento é 100% online e contará com mesas temáticas, apresentações artísticas, lançamentos de livros, saraus, contações de histórias, atividades infantis, oficinas diversas e feira virtual de livros, de 24 a 28 de fevereiro.

Esta é a segunda edição do evento e a curadoria é do escritor e pesquisador Bráulio Tavares. Nesta edição especial, os espaços virtuais que serão exibidos através do canal da FLIPF no Youtube, além das mesas literárias, as programações paralelas, alcançarão o público onde eles estiverem ampliando ainda mais o acesso aos conteúdos e apresentações. As atividades serão intercaladas com conteúdos sobre a Praia do Forte, para que o público possa se sentir mais próximo deste local que é o grande charme do evento.

Ao todo serão 50 horas de programação e mais de 100 atividades com 10 mesas literárias, 40 lançamentos de livros e conversas com autores, 05 saraus literários e batalha de Slam. Apresentações artísticas de música, artes cênicas e manifestações culturais. Para as crianças, contações de histórias, apresentações artísticas, bate-papos com autores. Também foram programadas oficinas de escrita criativa, produção gráfica e de poesia.

A 2ª FLIPF é uma realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural, e tem a LDM como a livraria oficial do evento. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Agenda:

2ª Edição FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte -(Mata de São João - BA)

Curadoria do escritor e Pesquisador:Braulio Tavares

Quando: 24 a 28 de fevereiro

Transmissão no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4WfirWKkGuitqc1dK_PKJA

Redes Sociais:

https://forms.gle/N2yPBBV8WQKNJ9SYA

https://www.instagram.com/flipfoficial/

http://www.flipf.com.br/

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.401Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.260Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.187Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.017Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.231Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.140Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Cocaina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?