Salvador, 15 de dezembro de 2017
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Moro X Lula. Por Cláudio Guedes
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 13 de Julho de 2017 02:48

Claudio_GuedesAconteceu o esperado. Não é, nem nunca foi, uma questão apenas jurídica. Qualquer juiz minimamente sério e não comprometido politicamente teria mandado ao arquivo a denúncia do MPF no caso do triplex do Guarujá.

Por quê? Simplesmente porque a "prova" da propina não está nem em nome (escritura), nem em posse, do acusado. Propina paga quatro anos após o encerramento do mandato? Seria um caso único no mundo.

Acabei de ler as partes mais relevantes da sentença. Uma aula do não-direito, do poder de um magistrado que se comportou durante todo o processo como um acusador, a peça é um monstrengo disforme.

A questão Moro X Lula, da qual assistimos apenas o fechamento do primeiro capítulo, é uma questão política.

Moro não é um juiz de primeira instância, é um instrumento político de um conjunto de forças políticas e econômicas relevantes na sociedade brasileira. Entretanto parte dos seus aliados e correligionários está sendo desmascarada. Aos poucos, mas o processo de desnudamento dos políticos tucanos e aliados está em curso.

Lula é um político, um dos maiores lideres populares do mundo contemporâneo. Seu partido cometeu erros graves enquanto no poder. Mas os erros não apagam as grandes contribuições ao país nas políticas distributivistas e na garantia da democracia que floresceu nos seus mandatos na presidência da República, com políticas inclusivas e em defesa das minorias historicamente segregadas.

A luta entre os dois de certa forma definirá o futuro do país.

Há poucos espaços para recuos. O que poderá ser um problema, pois situações de divisão profunda têm levado vários países no mundo moderno à desagregação moral e social.

Não sei como a questão Moro X Lula será resolvida. Mas vai se resolver politicamente. Na opinião pública, nas esferas da alta justiça & da política, nas ruas e na rinha.

Cláudio Guedes é professor e empresário

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 08.12.17.028Cabuloso Trio. Lebowski Pub. )8 Dez 2017
  • 26.11.17.018Ocupação Coro de Rua. 26 Nov 2017
  • 24.11.17.043Bruna e Ricardo Correia. Lebwisky.24 Nov 2017
  • 17.11.17.084Festival Samba de Beco, 17 Nov 2017
  • 17.11.17.043II Noite Cultural. Casa Preta. 17 Nov 2017
  • 12.11.17.020Puxadinho MassaLarica. Ano 1. 12 Nov 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Lava Jato_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?