Salvador, 24 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Solo de Nando Zâmbia
Quinta-feira 24 Agosto 2017, 19:00

Acessos : 432

Já ouviu falar da Baobá? No “Ritual da Árvore do Esquecimento”? Esse ritual foi feito por séculos pelos colonizadores para que homens e mulheres que seriam escravizados, antes de serem retirados de África. Os homens eram forçados a dar nove voltas e as mulheres sete para deixarem suas origens, culturas e religiosidade.

Esse é o ponto de partida para GBAGBE, título do trabalho cênico desenvolvido por Nando Zâmbia, com direção de Fábio Vidal e texto de Daniel árcades, que estará em cartaz no dia 24 de agosto, no Centro de Cultura de Alagoinhas, pelo projeto OROAFROBUMERANGUE, do Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA.

GBAGBE é uma palavra em yorubá e quer dizer esquecimento. O solo é uma provocação ao sujeito negro, fazendo-o pensar no que é ser negro na contemporaneidade e o “que quiseram que esquecêssemos”, elaborando um pensamento sobre os rituais contemporâneos impetrados em nosso cotidiano que continuam a nos propor o abandono das nossas raízes. O espetáculo estabelece ligações com o ritual da "Árvore do Esquecimento" e traz à cena reflexões sobre o tempo, memória, ancestralidade e contemporaneidade, afirmação e afro-brasilidade.

Concepção

Gbagbe nasce após o ator Nando Zâmbia ter contato com uma exposição da artista plástica Tina Mello, que tinha como tema "Árvore do Esquecimento". “O contato com esse ritual levou-me ao seguinte questionamento: de onde vim?. Somado a isso, morei por dois anos em Portugal e lá tive contato com famílias que refaziam suas árvores genealógicas sem muita dificuldade. Fiquei a me perguntar se conseguiria fazer a minha. A resposta foi: Nâo!”, recorda Zâmbia.

A "Árvore do Esquecimento" é localizada como um ritual, um dos primeiros, que tendem o esquecimento do povo africano, para posteriormente se ter a sobreposição de uma cultura pela outra, africana pela europeia. Zâmbia conta que, no Brasil, os sobrenomes dos afro-brasileiros não são de descendência, mas sim de posse.

Sendo assim em uma regressão na sua árvore genealógica “o máximo que consegui chegar foi até meus bisavôs. Com essas duas inquietações, comecei a pesquisar a relação de pertencimento e raízes. Cheguei até ao candomblé e ao ritual do Orukó, onde encontramos uma forma de repatriamento e conexão com tempos remotos”, desta o ator.

Tendo em vista que era muito amplo o caminho até o "repatriamento", Nando Zâmbia, Fábio Vidal, Daniel Arcades e a equipe de Gbage buscam colocar em cena o esquecimento como metáfora para localizar o nosso atual momento, friccionando os atuais rituais de esquecimentos que são impostos. A peça fala principalmente de ancestralidade e de como ela salta de “você rumo a você mesmo”.

O espetáculo se constrói na relação entre "cotidiano" e "ritual/encontro", entre o personagem e a "árvore das memórias". Esses dois planos seguem em paralelo até que se torna inevitável o afunilamento e eles se cruzam provocando uma revolução no personagem que começa a ter contato com sua história, a partir de uma nova relação consigo mesmo.

“A nossa história continua viva, mesmo que não percebamos. Gbagbe pretende ser uma alerta para que tenhamos cuidado também com a vida contemporânea. Nossos inimigos hoje estão para além do racismo, a globalização europeizada e americanizada também nos leva a não querer mais entender o tempo, a filosofia, os preceitos e valores através de um mergulho na ancestralidade africana”, descreve Daniel Arcades.

Baobá

O único que observa a árvore “Baobá” como sendo a do "esquecimento" é o europeu, para o povo africano o Baobá, árvore que chega a durar 1500 anos, é na verdade uma grande "Árvore das memórias". Pensando dessa forma é que o espetáculo pretende escavar essas memorias e tocar mais fundo nas raízes dos nossos antepassados.

OROAFROBUMERANGUE

GBAGBE faz parte do projeto Natas em Solos – Seis Olhares Sobre o Mundo, que consiste na investigação, montagem e apresentação de seis solos concebidos e realizados pelos intérpretes/criadores do NATA a partir das pesquisas cênicas individuais destes artistas. As temáticas abordadas por estas investigações surgiram através de experimentos cênicos e inquietações artísticas realizadas em paralelo as construções dos espetáculos do grupo.

As montagens ficam em cartaz de 18 a 27 de agosto, às 20h, com ingressos a R$ 10 e R$ 5,00. O público poderá conferir no Centro de Cultura de Alagoinhas os solos Iyá Ilu de Sanara Rocha (18 - sexta-feira), Mundaréu de Thiago Romero (19 – sábado), Impopstor de Daniel Arcades (20 - domingo), Gbagbe de Nando Zâmbia (24 - quinta), As Balas Que Não Dei Ao Meu Filho de Antônio Marcelo (26 - sexta-feira), e Rosas Negras de Fabíola Julia (27 – domingo).

As apresentações fazem parte do projeto OROAFROBUMERANGUE, que tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, aprovado no Edital Setorial de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), com produção da Modupé Produtora.


FICHA TÉCNICA

ator:

NANDO ZÂMBIA

direção:

FABIO VIDAL

texto:

DANIEL ARCADES

figurino/maquiagem/cenário:

TINA MELO

direção musical:

JARBAS BITTENCOURT

preparação vocal:

JOANA BOCCANERA

técnico de luz e som:

DOMINIQUE FAISLON

foto de divulgação:

ANDRÉA MAGNONI

EQUIPE NATAS EM SOLOS

coordenação artística:

FERNANDA JÚLIA

cobertura fotográfica:

ANDRÉA MAGNONI

cobertura audiovisual e vídeos promocionais:

THIAGO GOMES

programação visual e ascom:

MODUPÉ PRODUTORA

direção de produção:

SUSAN KALIK

produção executiva:

FRANCISCO XAVIER

realização:

NATA E MODUPÉ PRODUTORA

 

Valor Não Informado

A montagem faz parte do Natas em Solos – Seis Olhares Sobre o Mundo.

Localização  Centro Cultural de Alagoinhas
Rua Coronel Filadelfo Neves, 0 Jd Petrolar
Brasil/Bahia/Alagoinhas
48040-170
(75) 3421-5608

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-156Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-026Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-024Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-194Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-220Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-318Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0907Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1071Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1235Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1596Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: