Salvador, 23 de agosto de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Espetáculo Arraial – adaptação de “Antônio Conselheiro”.
Quinta-feira 12 Julho 2018, 17:00

Acessos : 328

A peregrinação do líder religioso, Antônio Conselheiro, durante a Guerra de Canudos (1896) é o tema central do espetáculo “Arraial”, que estreia no próximo dia 12 de julho, no Teatro Martim Gonçalves (Canela), com entrada gratuita. A peça é uma adaptação da obra “Antônio Conselheiro”, de Joaquim Cardozo e tem direção de Saulus Castro, que lança em cena um paralelo dos problemas sociopolíticos, vivenciados na época pela população nordestina, com o momento atual do país.

A montagem é o quinto espetáculo do Coletivo Duo e no elenco estão os atores Antônio Fábio, Bira Freitas, Gabrielle Santana, Gésner Braga, Thiago Ribeiro e Hamilton Lima. Já a direção musical é assinada por Luciano Salvador Bahia.

A inspiração para "Arraial" veio da obra do pernambucano Joaquim Cardozo, escrita em 1975, na qual aborda o contexto histórico da Guerra de Canudos. A adaptação mergulha ainda mais nas entrelinhas econômicas e políticas que anteciparam o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular liderado por Antônio Conselheiro.  A abordagem trazida aos palcos por Saulus Castro traça um paralelo entre esse episódio com o momento sociopolítico que o Brasil vivencia na atualidade.

Arraial concilia a beleza, densidade e lirismo da dramaturgia cardoziana com aspectos da epicização, buscando cartografar anomalias no percurso histórico, ao mesmo instante em que o desloca de uma geografia específica, para ampliar a percepção de que ainda são muitos os arraiais de resistência e luta; luta sobre/pela terra, muitas vezes alheada de uma memória”, contextualiza o diretor, Saulus Castro. O espetáculo é resultado de uma atividade de pré-formatura da Escola de Teatro da UFBA.

Coletivo Duo - Nasce em 2010 como grupo de pesquisa voltado para o treinamento e desenvolvimento da arte do ator/atriz tendo como foco sua corporeidade. Em 2014, o Duo realiza sua primeira obra: “Deriva”, atrelado também à iniciação científica pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia - ETUFBA. De lá para cá o Coletivo expande sua produção para outras linguagens envolvendo trabalhos com performance, música, palhaçaria, poesia, literatura e cordel, o que possibilita também uma variedade de formatos de apresentações: intervenções urbanas, cortejos, saídas de rua, espetáculos.

FICHA TÉCNICA

Encenação/Adaptação/Composição musical: Saulus Castro

Intertextos: Joaquim Cardoso / Bertolt Brecht / Lirinha / Portinari / Pajé Cauã / Federico Bezerra Maciel / Alberto de Cunha Melo / Antônio Vicente Mendes Maciel / Saulus Castro

Atuantes: Antônio Fábio / Bira Freitas / Gabrielle Santana / Gésner Braga / Hamilton Lima / Thiago Ribeiro

Direção musical: Luciano Salvador Bahia

Figurino: Antônio Fábio

Iluminação / Adereços: Allison de Sá

Espacialidade: Saulus Castro

Assessoria de comunicação: Juliana Dias

Arte Gráfica: Giovanna Severo

Orientação acadêmica: Paulo Cunha

Produção: Coletivo Duo

Ass. Produção: Kadu Lima

Realização: Coletivo Duo

Apoio: UFBA / Teatro Castro Alves / Museu de Arte da Bahia

 

Valor Gratuito

A peça é uma adaptação da obra “Antônio Conselheiro”, de Joaquim Cardozo e tem direção de Saulus Castro, que lança em cena um paralelo dos problemas sociopolíticos, vivenciados na época pela população nordestina, com o momento atual do país

Localização  Teatro Martim Gonçalves - Canela
Rua Araújo Pinho 292. Canela
Brasil/Bahia/Salvador
40110-010

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.158Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.251Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.073Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.256-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.275Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.173Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: