Salvador, 18 de December de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Espetáculo Arraial – adaptação de “Antônio Conselheiro”.
Sexta-feira 13 Julho 2018, 17:00

Acessos : 165

A peregrinação do líder religioso, Antônio Conselheiro, durante a Guerra de Canudos (1896) é o tema central do espetáculo “Arraial”, que estreia no próximo dia 12 de julho, no Teatro Martim Gonçalves (Canela), com entrada gratuita. A peça é uma adaptação da obra “Antônio Conselheiro”, de Joaquim Cardozo e tem direção de Saulus Castro, que lança em cena um paralelo dos problemas sociopolíticos, vivenciados na época pela população nordestina, com o momento atual do país.

A montagem é o quinto espetáculo do Coletivo Duo e no elenco estão os atores Antônio Fábio, Bira Freitas, Gabrielle Santana, Gésner Braga, Thiago Ribeiro e Hamilton Lima. Já a direção musical é assinada por Luciano Salvador Bahia.

A inspiração para "Arraial" veio da obra do pernambucano Joaquim Cardozo, escrita em 1975, na qual aborda o contexto histórico da Guerra de Canudos. A adaptação mergulha ainda mais nas entrelinhas econômicas e políticas que anteciparam o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular liderado por Antônio Conselheiro.  A abordagem trazida aos palcos por Saulus Castro traça um paralelo entre esse episódio com o momento sociopolítico que o Brasil vivencia na atualidade.

Arraial concilia a beleza, densidade e lirismo da dramaturgia cardoziana com aspectos da epicização, buscando cartografar anomalias no percurso histórico, ao mesmo instante em que o desloca de uma geografia específica, para ampliar a percepção de que ainda são muitos os arraiais de resistência e luta; luta sobre/pela terra, muitas vezes alheada de uma memória”, contextualiza o diretor, Saulus Castro. O espetáculo é resultado de uma atividade de pré-formatura da Escola de Teatro da UFBA.

Coletivo Duo - Nasce em 2010 como grupo de pesquisa voltado para o treinamento e desenvolvimento da arte do ator/atriz tendo como foco sua corporeidade. Em 2014, o Duo realiza sua primeira obra: “Deriva”, atrelado também à iniciação científica pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia - ETUFBA. De lá para cá o Coletivo expande sua produção para outras linguagens envolvendo trabalhos com performance, música, palhaçaria, poesia, literatura e cordel, o que possibilita também uma variedade de formatos de apresentações: intervenções urbanas, cortejos, saídas de rua, espetáculos.

FICHA TÉCNICA

Encenação/Adaptação/Composição musical: Saulus Castro

Intertextos: Joaquim Cardoso / Bertolt Brecht / Lirinha / Portinari / Pajé Cauã / Federico Bezerra Maciel / Alberto de Cunha Melo / Antônio Vicente Mendes Maciel / Saulus Castro

Atuantes: Antônio Fábio / Bira Freitas / Gabrielle Santana / Gésner Braga / Hamilton Lima / Thiago Ribeiro

Direção musical: Luciano Salvador Bahia

Figurino: Antônio Fábio

Iluminação / Adereços: Allison de Sá

Espacialidade: Saulus Castro

Assessoria de comunicação: Juliana Dias

Arte Gráfica: Giovanna Severo

Orientação acadêmica: Paulo Cunha

Produção: Coletivo Duo

Ass. Produção: Kadu Lima

Realização: Coletivo Duo

Apoio: UFBA / Teatro Castro Alves / Museu de Arte da Bahia

 

Valor Gratuito

A peça é uma adaptação da obra “Antônio Conselheiro”, de Joaquim Cardozo e tem direção de Saulus Castro, que lança em cena um paralelo dos problemas sociopolíticos, vivenciados na época pela população nordestina, com o momento atual do país

Localização  Teatro Martim Gonçalves - Canela
Rua Araújo Pinho 292. Canela
Brasil/Bahia/Salvador
40110-010

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 10.12.18.10Ensaio Cortejo Afro p/Edgar Souza. 10 Dez 2018
  • 07.12.18.061Festa Angola 70. Casa de Angola. 07 Dez 2019
  • 03.12.18.007Ensaio Cortejo Afro p/Edgar Souza. 03 Dez 2018
  • 30.11.18.029Maracatu Ventos de Ouro e a Corda. 30 Nov 2018
  • 28.11.18.001Mostra Dança Formandos T30. Funceb. 28 Nov 2018
  • Edgar de Souza.001Ensaio Cortejo Afro p/Edgar Souza. 26 Nov 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: